O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7921 |
Resumo: | A apresentação do presente relatório visa a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de acordo com o estabelecido no regulamento para Licenciados “Pré-Bolonha”, que abrange as licenciaturas de cinco anos com, pelo menos, cinco anos de experiência profissional. No primeiro capítulo é feita uma descrição detalhada do meu Curriculum Vitae. O meu percurso académico e a minha atividade profissional enquanto docente são apresentados cronologicamente e de forma detalhada. Enquanto docente do grupo 510 Físico-Química, a lecionar desde o ano letivo 99/00, tenho passado por inúmeras escolas encontrando, em cada uma delas, realidades completamente diferentes, quer ao nível de metodologias de ensino quer ao nível das caraterísticas dos alunos. Apesar dos inconvenientes desta constante mudança de escolas devo realçar a importância desta diversidade de experiências diferentes na minha formação como docente. Sou hoje, sem dúvida, uma professora mais capaz perante um grupo de alunos do que o era no início da minha atividade profissional. No segundo capítulo pretende-se perceber as potencialidades da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino da temática fórmulas químicas das moléculas do 8º ano de escolaridade. São várias as potencialidades no uso de simulações no ensino da Física e da Química, tais como, envolver os estudantes em tarefas com alto nível de interatividade, tornar os conceitos abstratos mais concretos e auxiliar os alunos a aprenderem sobre o mundo natural interagindo com os modelos científicos subjacentes que não poderiam ser inferidos através da observação direta, mas não se pode esquecer que simulação não substitui o professor. Cabe ao professor integrar as TIC no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_82f3a7bdceb22523c0eb335b1f5769fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7921 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º anoDesenvolvimento profissionalProfessoresFísicaEnsino/aprendizagemQuímicaSimulações computacionaisFórmulas químicas de moléculasA apresentação do presente relatório visa a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de acordo com o estabelecido no regulamento para Licenciados “Pré-Bolonha”, que abrange as licenciaturas de cinco anos com, pelo menos, cinco anos de experiência profissional. No primeiro capítulo é feita uma descrição detalhada do meu Curriculum Vitae. O meu percurso académico e a minha atividade profissional enquanto docente são apresentados cronologicamente e de forma detalhada. Enquanto docente do grupo 510 Físico-Química, a lecionar desde o ano letivo 99/00, tenho passado por inúmeras escolas encontrando, em cada uma delas, realidades completamente diferentes, quer ao nível de metodologias de ensino quer ao nível das caraterísticas dos alunos. Apesar dos inconvenientes desta constante mudança de escolas devo realçar a importância desta diversidade de experiências diferentes na minha formação como docente. Sou hoje, sem dúvida, uma professora mais capaz perante um grupo de alunos do que o era no início da minha atividade profissional. No segundo capítulo pretende-se perceber as potencialidades da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino da temática fórmulas químicas das moléculas do 8º ano de escolaridade. São várias as potencialidades no uso de simulações no ensino da Física e da Química, tais como, envolver os estudantes em tarefas com alto nível de interatividade, tornar os conceitos abstratos mais concretos e auxiliar os alunos a aprenderem sobre o mundo natural interagindo com os modelos científicos subjacentes que não poderiam ser inferidos através da observação direta, mas não se pode esquecer que simulação não substitui o professor. Cabe ao professor integrar as TIC no processo de ensino e aprendizagem.The presentation of this report has as main goal obtaining the Master Degree in Teaching Physics and Chemistry in basic and secondary education, according to the established in CRUP protocol for pre- Bologna graduates. This protocol is aimed at graduates with five years degrees and at least 5 years of professional experience. In the first chapter I make a detailed description of my Curriculum Vitae. My academic path and my professional activity as a teacher are presented chronologically and in detail. As a Physics and Chemistry teacher of the group "510 Físico-Química", teaching since 1999/2000, I’ve been in many schools, finding completely different realities in each one, from the methodologies of teaching to the different personalities of my students. In spite of the inconvenient of this constant changing of schools, I must emphasize the importance of this diversity of experiences in my development as a teacher. Today, I am a more capable teacher than I was at the beginning of my professional career. The second chapter is about the potentialities of the "Build molecule - Phet simulations" on teaching the 8th grade molecules and their formulas. There are several possibilities on teaching simulations of physics and chemistry, such as: engage students in tasks with high level of interactivity, make the abstract concepts more concrete and help students to learn about the natural world, interacting with scientific models that could not be inferred through direct observation. However, we cannot forget that a simulation does not replace the teacher. It is up to the teacher to integrate ICT in the teaching and learning process.2017-08-17T09:20:43Z2017-08-17T00:00:00Z2017-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7921TID:201979721porTavares, Maria Manuel de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:42.671671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano |
title |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano |
spellingShingle |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano Tavares, Maria Manuel de Almeida Desenvolvimento profissional Professores Física Ensino/aprendizagem Química Simulações computacionais Fórmulas químicas de moléculas |
title_short |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano |
title_full |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano |
title_fullStr |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano |
title_full_unstemmed |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano |
title_sort |
O uso da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano |
author |
Tavares, Maria Manuel de Almeida |
author_facet |
Tavares, Maria Manuel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Maria Manuel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Professores Física Ensino/aprendizagem Química Simulações computacionais Fórmulas químicas de moléculas |
topic |
Desenvolvimento profissional Professores Física Ensino/aprendizagem Química Simulações computacionais Fórmulas químicas de moléculas |
description |
A apresentação do presente relatório visa a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de acordo com o estabelecido no regulamento para Licenciados “Pré-Bolonha”, que abrange as licenciaturas de cinco anos com, pelo menos, cinco anos de experiência profissional. No primeiro capítulo é feita uma descrição detalhada do meu Curriculum Vitae. O meu percurso académico e a minha atividade profissional enquanto docente são apresentados cronologicamente e de forma detalhada. Enquanto docente do grupo 510 Físico-Química, a lecionar desde o ano letivo 99/00, tenho passado por inúmeras escolas encontrando, em cada uma delas, realidades completamente diferentes, quer ao nível de metodologias de ensino quer ao nível das caraterísticas dos alunos. Apesar dos inconvenientes desta constante mudança de escolas devo realçar a importância desta diversidade de experiências diferentes na minha formação como docente. Sou hoje, sem dúvida, uma professora mais capaz perante um grupo de alunos do que o era no início da minha atividade profissional. No segundo capítulo pretende-se perceber as potencialidades da simulação “Build molecule” - Phet simulations no ensino da temática fórmulas químicas das moléculas do 8º ano de escolaridade. São várias as potencialidades no uso de simulações no ensino da Física e da Química, tais como, envolver os estudantes em tarefas com alto nível de interatividade, tornar os conceitos abstratos mais concretos e auxiliar os alunos a aprenderem sobre o mundo natural interagindo com os modelos científicos subjacentes que não poderiam ser inferidos através da observação direta, mas não se pode esquecer que simulação não substitui o professor. Cabe ao professor integrar as TIC no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-17T09:20:43Z 2017-08-17T00:00:00Z 2017-08-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7921 TID:201979721 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7921 |
identifier_str_mv |
TID:201979721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137090916581376 |