Patrimônio histórico em Macapá: análise da compreensão de professores, equipe pedagógica e alunos da 5ª série do ensino fundamental de escolas públicas e particulares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12101 |
Resumo: | Esta Dissertação de Mestrado tem como objeto de estudo a compreensão do Patrimônio Histórico e Cultural em Macapá (Brasil) no contexto educativo promovida, em escolas da rede pública e privada. Três escolas, todas localizadas na cidade de Macapá no Estado do Amapá, participaram no estudo, a saber: a Escola Estadual Antônio João, a Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes o Colégio Santa Bartolomea Capitanio. A prática da Educação Patrimonial, como parte do processo educativo, pode ser concretizada em várias propostas, mas neste trabalho o destaque dar-se-á ao que acontece nas nas escolas, já que esta temática tem como característica o enfoque interdisciplinar, além de destacar a importância da inclusão deste nos currículos escolares como tema transversal. O estudo busca compreender a coerência didático-pedagógica entre os elementos da prática educativa (planejamento, ensino-aprendizagem e avaliação) e sua interdependência com a especificidade sócio-educacional do contexto escolar. Esta coerência poderá possibilitar ao professor refletir sobre a sua ação para reelaborar sua postura pedagógica como um todo e, em especial, a avaliativa, ciente dos limites e possibilidades dessa reflexão. Os resultados do estudo evidenciam dificuldades existentes nas três escolas participantes no que concerne as suas praticas de Educação Patrimonial, principalmente por falta de recursos, financeiros das Instituições e de sala de aula, para a realização de incursões pelo Patrimônio Histórico e Cultural. O estudo termina, assim, com recomendações para a promoção de práticas de Educação Patrimonial; ### ABSTRACT: This Master Dissertation has as object of study the understanding of the Historic and Cultural Heritage of Macapá (Brazil) in the educational context promoted, in public and private schools. Three schools, all located in the city of Macapá in Amapá State, participated in the study, namely: The State School Antônio João, the State Antonio Cordeiro Pontes and the Private School of Santa Bartolomea Capitanio. The practice of Heritage Education, as part of the educational process, can be implemented in several proposals, but the emphasis in this work is given to what happens in schools, since this topic is characterized by an interdisciplinary approach, and highlight the importance of its inclusion in the school curricula as a transversal topic. The study seeks to understand the didactic and pedagogical coherence between the components of the educational practice (planning, teaching, learning and assessment) and its interdependence with the specific socio-educational school context. This may enable teachers to reflect on their action in order to redesign their pedagogical attitude as a whole and, in particular, the assessment one, despite the limits and possibilities of this reflection. The results of this study show difficulties in the three participating schools regarding their practices of Heritage Education, mainly due to the lack of resources, financial of the Institutions and of the classrooms, to make incursions in the Historical and Cultural Heritage. The study concludes, therefore, with recommendations for promoting Heritage Education practices. |
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Patrimônio histórico em Macapá: análise da compreensão de professores, equipe pedagógica e alunos da 5ª série do ensino fundamental de escolas públicas e particularesPatrimônioEscolasConcepçãoMacapáHeritageSchoolsConceptionsMacapáEsta Dissertação de Mestrado tem como objeto de estudo a compreensão do Patrimônio Histórico e Cultural em Macapá (Brasil) no contexto educativo promovida, em escolas da rede pública e privada. Três escolas, todas localizadas na cidade de Macapá no Estado do Amapá, participaram no estudo, a saber: a Escola Estadual Antônio João, a Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes o Colégio Santa Bartolomea Capitanio. A prática da Educação Patrimonial, como parte do processo educativo, pode ser concretizada em várias propostas, mas neste trabalho o destaque dar-se-á ao que acontece nas nas escolas, já que esta temática tem como característica o enfoque interdisciplinar, além de destacar a importância da inclusão deste nos currículos escolares como tema transversal. O estudo busca compreender a coerência didático-pedagógica entre os elementos da prática educativa (planejamento, ensino-aprendizagem e avaliação) e sua interdependência com a especificidade sócio-educacional do contexto escolar. Esta coerência poderá possibilitar ao professor refletir sobre a sua ação para reelaborar sua postura pedagógica como um todo e, em especial, a avaliativa, ciente dos limites e possibilidades dessa reflexão. Os resultados do estudo evidenciam dificuldades existentes nas três escolas participantes no que concerne as suas praticas de Educação Patrimonial, principalmente por falta de recursos, financeiros das Instituições e de sala de aula, para a realização de incursões pelo Patrimônio Histórico e Cultural. O estudo termina, assim, com recomendações para a promoção de práticas de Educação Patrimonial; ### ABSTRACT: This Master Dissertation has as object of study the understanding of the Historic and Cultural Heritage of Macapá (Brazil) in the educational context promoted, in public and private schools. Three schools, all located in the city of Macapá in Amapá State, participated in the study, namely: The State School Antônio João, the State Antonio Cordeiro Pontes and the Private School of Santa Bartolomea Capitanio. The practice of Heritage Education, as part of the educational process, can be implemented in several proposals, but the emphasis in this work is given to what happens in schools, since this topic is characterized by an interdisciplinary approach, and highlight the importance of its inclusion in the school curricula as a transversal topic. The study seeks to understand the didactic and pedagogical coherence between the components of the educational practice (planning, teaching, learning and assessment) and its interdependence with the specific socio-educational school context. This may enable teachers to reflect on their action in order to redesign their pedagogical attitude as a whole and, in particular, the assessment one, despite the limits and possibilities of this reflection. The results of this study show difficulties in the three participating schools regarding their practices of Heritage Education, mainly due to the lack of resources, financial of the Institutions and of the classrooms, to make incursions in the Historical and Cultural Heritage. The study concludes, therefore, with recommendations for promoting Heritage Education practices.Universidade de Évora2014-12-29T17:37:49Z2014-12-292011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12101http://hdl.handle.net/10174/12101porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Reis, Claudio Roberto Lopes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:35.851910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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