Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ricardo Manuel Borralho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30061
Resumo: A Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, decorreu entre outubro de 2021 e junho de 2022 na Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal. A associação rege-se pelo lema “se queremos integrar não podemos excluir’’ e desta forma foi possível desenvolver trabalho nos mais variados contextos com a finalidade do trabalho da autonomia como meio para a integração social de jovens e adultos com várias perturbações. O trabalho desenvolvido ao longo do ano, com um grupo e um estudo de caso, encontra-se descrito no presente relatório e baseou-se essencialmente na avaliação com recurso a escalas e baterias de avaliação motora e psicomotora, bem como o planeamento de sessões com base nos objetivos definidos a partir da avaliação inicial. As sessões implementadas ao longo do ano tiveram como principal objetivo aprimorar capacidades que promovessem uma vida mais ativa, autónoma e independente, havendo sempre uma preocupação pelos interesses e motivações da pessoa. Após a descrição do trabalho realizado ao longo do período de estágio é possível encontrar ainda uma reflexão pessoal que retrata a visão do estagiário acerca das situações vivenciadas.
id RCAP_8316c07bb4f1a5b55e469bf4e1d182f6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada SeixalPsicomotricidadeIntervenção PsicomotoraParalisia CerebralDificuldade Intelectual e DesenvolvimentalInclusãoAutonomiaBateria PsicomotoraAtividade Motora AdaptadaPsychomotricityPsychomotor TherapyCerebral PalsyIntellectual and Developmental DifficultiesInclusionAutonomyPsychomotor batteryAdapted Motor ActivityDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasA Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, decorreu entre outubro de 2021 e junho de 2022 na Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal. A associação rege-se pelo lema “se queremos integrar não podemos excluir’’ e desta forma foi possível desenvolver trabalho nos mais variados contextos com a finalidade do trabalho da autonomia como meio para a integração social de jovens e adultos com várias perturbações. O trabalho desenvolvido ao longo do ano, com um grupo e um estudo de caso, encontra-se descrito no presente relatório e baseou-se essencialmente na avaliação com recurso a escalas e baterias de avaliação motora e psicomotora, bem como o planeamento de sessões com base nos objetivos definidos a partir da avaliação inicial. As sessões implementadas ao longo do ano tiveram como principal objetivo aprimorar capacidades que promovessem uma vida mais ativa, autónoma e independente, havendo sempre uma preocupação pelos interesses e motivações da pessoa. Após a descrição do trabalho realizado ao longo do período de estágio é possível encontrar ainda uma reflexão pessoal que retrata a visão do estagiário acerca das situações vivenciadas.The Curricular Unit of Deepening of Professional Skills took place between October 2021 and June 2022 at the Cerebral Palsy Association of Almada Seixal. The association is governed by the motto "if we want to integrate, we cannot exclude'' and in this way it was possible to develop work in the most varied contexts with the purpose of the work of autonomy as a means for the social integration of young people and adults with various disorders. The work developed throughout the year, with a group and a case study, is described in this report and was essentially based on the evaluation using scales and batteries of motor and psychomotor evaluation, as well as the planning of sessions based on the objectives defined from the initial evaluation. The sessions implemented throughout the year had as main objective to improve capacities that would promote a more active, autonomous, and independent life, always having a concern for the interests and motivations of the person. After the description of the work performed throughout the internship period, a personal reflection that portrays the trainee's view of the situations experienced is presented.Melo, Ana Paula Lebre dos Santos BrancoRepositório da Universidade de LisboaRamos, Ricardo Manuel Borralho2024-02-07T10:15:46Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30061TID:203445317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:31:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:37.685160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
title Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
spellingShingle Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
Ramos, Ricardo Manuel Borralho
Psicomotricidade
Intervenção Psicomotora
Paralisia Cerebral
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Inclusão
Autonomia
Bateria Psicomotora
Atividade Motora Adaptada
Psychomotricity
Psychomotor Therapy
Cerebral Palsy
Intellectual and Developmental Difficulties
Inclusion
Autonomy
Psychomotor battery
Adapted Motor Activity
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
title_full Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
title_fullStr Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
title_full_unstemmed Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
title_sort Intervenção psicomotora na Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
author Ramos, Ricardo Manuel Borralho
author_facet Ramos, Ricardo Manuel Borralho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ricardo Manuel Borralho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Intervenção Psicomotora
Paralisia Cerebral
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Inclusão
Autonomia
Bateria Psicomotora
Atividade Motora Adaptada
Psychomotricity
Psychomotor Therapy
Cerebral Palsy
Intellectual and Developmental Difficulties
Inclusion
Autonomy
Psychomotor battery
Adapted Motor Activity
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Psicomotricidade
Intervenção Psicomotora
Paralisia Cerebral
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Inclusão
Autonomia
Bateria Psicomotora
Atividade Motora Adaptada
Psychomotricity
Psychomotor Therapy
Cerebral Palsy
Intellectual and Developmental Difficulties
Inclusion
Autonomy
Psychomotor battery
Adapted Motor Activity
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description A Unidade Curricular de Aprofundamento de Competências Profissionais, decorreu entre outubro de 2021 e junho de 2022 na Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal. A associação rege-se pelo lema “se queremos integrar não podemos excluir’’ e desta forma foi possível desenvolver trabalho nos mais variados contextos com a finalidade do trabalho da autonomia como meio para a integração social de jovens e adultos com várias perturbações. O trabalho desenvolvido ao longo do ano, com um grupo e um estudo de caso, encontra-se descrito no presente relatório e baseou-se essencialmente na avaliação com recurso a escalas e baterias de avaliação motora e psicomotora, bem como o planeamento de sessões com base nos objetivos definidos a partir da avaliação inicial. As sessões implementadas ao longo do ano tiveram como principal objetivo aprimorar capacidades que promovessem uma vida mais ativa, autónoma e independente, havendo sempre uma preocupação pelos interesses e motivações da pessoa. Após a descrição do trabalho realizado ao longo do período de estágio é possível encontrar ainda uma reflexão pessoal que retrata a visão do estagiário acerca das situações vivenciadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-07T10:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30061
TID:203445317
url http://hdl.handle.net/10400.5/30061
identifier_str_mv TID:203445317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137426862505984