Ensino das Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/2597 |
Resumo: | Este relatório procura metodologias para a sensibilização e implementação das Técnicas de Gravura e Impressão. Pretende-se alcançar uma solução, que passa pela criação de um ateliê. Para recolha dos dados foi elaborado e aplicado um questionário, que contou com a participação de 69 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. Os resultados alcançados permitiram caracterizar a amostra sendo que a maioria dos alunos se encontra na faixa etária dos 13 aos 14 anos; a maioria encontra-se no 7º ano de escolaridade, e 54% dos alunos pertencem ao sexo feminino. Da mesma forma, concluímos que apenas as hipóteses que relacionam as variáveis sócio-demográficas idade, ano de escolaridade e sexo com a necessidade dos alunos da abordagem às áreas de exploração de gravura e impressão são validadas, através do teste do Qui-quadrado de Pearson. Relativamente aos objectivos que inicialmente nos propusemos alcançar consideramos que, na aplicação do questionário se verifica que os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico possuem apenas alguns conhecimentos acerca das técnicas de gravação e impressão, muito provavelmente porque alguns dos itens referidos no questionário não foram ainda abordados em contexto de sala de aula. No entanto, a maioria dos alunos consideram importante a sua participação num ateliê de expressão plástica e reconhecem as suas necessidades ao nível da abordagem das áreas de exploração. This report seeks to raise awareness methodologies and implementation techniques of Engraving and Printing. It is intended to reach a solution, which involves creating a studio. For data collection was elaborated and applied a questionnaire that included the participation of 69 students from the 3rd cycle of Escola EB 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. The results obtained allow us to characterize the sample and the majority of students is aged 13 to 14 years, the majority is in 7th grade, and 54% of students were female. Likewise, we conclude that only the hypotheses that relate the socio-demographic variables age, years of schooling and sex with the need for students to approach the exploration areas and gravure printing are validated by the chi-square test. In regard to the objectives initially set to achieve we believe that, in applying the questionnaire, it appears that the students of the 3rd cycle of basic education have only some knowledge of techniques of recording and printing, most likely because some of the items listed in the questionnaire have not yet been addressed in the context of the classroom. However, most students value their participation in a workshop of artistic expression and recognize their needs in terms of addressing the areas of exploration. |
id |
RCAP_83308de1b549e9428878ee08dc466712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino das Artes VisuaisEste relatório procura metodologias para a sensibilização e implementação das Técnicas de Gravura e Impressão. Pretende-se alcançar uma solução, que passa pela criação de um ateliê. Para recolha dos dados foi elaborado e aplicado um questionário, que contou com a participação de 69 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. Os resultados alcançados permitiram caracterizar a amostra sendo que a maioria dos alunos se encontra na faixa etária dos 13 aos 14 anos; a maioria encontra-se no 7º ano de escolaridade, e 54% dos alunos pertencem ao sexo feminino. Da mesma forma, concluímos que apenas as hipóteses que relacionam as variáveis sócio-demográficas idade, ano de escolaridade e sexo com a necessidade dos alunos da abordagem às áreas de exploração de gravura e impressão são validadas, através do teste do Qui-quadrado de Pearson. Relativamente aos objectivos que inicialmente nos propusemos alcançar consideramos que, na aplicação do questionário se verifica que os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico possuem apenas alguns conhecimentos acerca das técnicas de gravação e impressão, muito provavelmente porque alguns dos itens referidos no questionário não foram ainda abordados em contexto de sala de aula. No entanto, a maioria dos alunos consideram importante a sua participação num ateliê de expressão plástica e reconhecem as suas necessidades ao nível da abordagem das áreas de exploração. This report seeks to raise awareness methodologies and implementation techniques of Engraving and Printing. It is intended to reach a solution, which involves creating a studio. For data collection was elaborated and applied a questionnaire that included the participation of 69 students from the 3rd cycle of Escola EB 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. The results obtained allow us to characterize the sample and the majority of students is aged 13 to 14 years, the majority is in 7th grade, and 54% of students were female. Likewise, we conclude that only the hypotheses that relate the socio-demographic variables age, years of schooling and sex with the need for students to approach the exploration areas and gravure printing are validated by the chi-square test. In regard to the objectives initially set to achieve we believe that, in applying the questionnaire, it appears that the students of the 3rd cycle of basic education have only some knowledge of techniques of recording and printing, most likely because some of the items listed in the questionnaire have not yet been addressed in the context of the classroom. However, most students value their participation in a workshop of artistic expression and recognize their needs in terms of addressing the areas of exploration.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Maria Helena Pires CésarBiblioteca Digital do IPBSilva, Maria João Soares da2010-09-14T14:37:39Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/2597porSilva, Maria João Soares da - Ensino das Artes Visuais. Bragança: IPB. ESE, 2010. Dissertação de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:07:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:55:43.311014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino das Artes Visuais |
title |
Ensino das Artes Visuais |
spellingShingle |
Ensino das Artes Visuais Silva, Maria João Soares da |
title_short |
Ensino das Artes Visuais |
title_full |
Ensino das Artes Visuais |
title_fullStr |
Ensino das Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Ensino das Artes Visuais |
title_sort |
Ensino das Artes Visuais |
author |
Silva, Maria João Soares da |
author_facet |
Silva, Maria João Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canotilho, Maria Helena Pires César Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria João Soares da |
description |
Este relatório procura metodologias para a sensibilização e implementação das Técnicas de Gravura e Impressão. Pretende-se alcançar uma solução, que passa pela criação de um ateliê. Para recolha dos dados foi elaborado e aplicado um questionário, que contou com a participação de 69 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. Os resultados alcançados permitiram caracterizar a amostra sendo que a maioria dos alunos se encontra na faixa etária dos 13 aos 14 anos; a maioria encontra-se no 7º ano de escolaridade, e 54% dos alunos pertencem ao sexo feminino. Da mesma forma, concluímos que apenas as hipóteses que relacionam as variáveis sócio-demográficas idade, ano de escolaridade e sexo com a necessidade dos alunos da abordagem às áreas de exploração de gravura e impressão são validadas, através do teste do Qui-quadrado de Pearson. Relativamente aos objectivos que inicialmente nos propusemos alcançar consideramos que, na aplicação do questionário se verifica que os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico possuem apenas alguns conhecimentos acerca das técnicas de gravação e impressão, muito provavelmente porque alguns dos itens referidos no questionário não foram ainda abordados em contexto de sala de aula. No entanto, a maioria dos alunos consideram importante a sua participação num ateliê de expressão plástica e reconhecem as suas necessidades ao nível da abordagem das áreas de exploração. This report seeks to raise awareness methodologies and implementation techniques of Engraving and Printing. It is intended to reach a solution, which involves creating a studio. For data collection was elaborated and applied a questionnaire that included the participation of 69 students from the 3rd cycle of Escola EB 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. The results obtained allow us to characterize the sample and the majority of students is aged 13 to 14 years, the majority is in 7th grade, and 54% of students were female. Likewise, we conclude that only the hypotheses that relate the socio-demographic variables age, years of schooling and sex with the need for students to approach the exploration areas and gravure printing are validated by the chi-square test. In regard to the objectives initially set to achieve we believe that, in applying the questionnaire, it appears that the students of the 3rd cycle of basic education have only some knowledge of techniques of recording and printing, most likely because some of the items listed in the questionnaire have not yet been addressed in the context of the classroom. However, most students value their participation in a workshop of artistic expression and recognize their needs in terms of addressing the areas of exploration. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-14T14:37:39Z 2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/2597 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/2597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Maria João Soares da - Ensino das Artes Visuais. Bragança: IPB. ESE, 2010. Dissertação de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135162355679232 |