Ensino das Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Soares da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/2597
Resumo: Este relatório procura metodologias para a sensibilização e implementação das Técnicas de Gravura e Impressão. Pretende-se alcançar uma solução, que passa pela criação de um ateliê. Para recolha dos dados foi elaborado e aplicado um questionário, que contou com a participação de 69 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. Os resultados alcançados permitiram caracterizar a amostra sendo que a maioria dos alunos se encontra na faixa etária dos 13 aos 14 anos; a maioria encontra-se no 7º ano de escolaridade, e 54% dos alunos pertencem ao sexo feminino. Da mesma forma, concluímos que apenas as hipóteses que relacionam as variáveis sócio-demográficas idade, ano de escolaridade e sexo com a necessidade dos alunos da abordagem às áreas de exploração de gravura e impressão são validadas, através do teste do Qui-quadrado de Pearson. Relativamente aos objectivos que inicialmente nos propusemos alcançar consideramos que, na aplicação do questionário se verifica que os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico possuem apenas alguns conhecimentos acerca das técnicas de gravação e impressão, muito provavelmente porque alguns dos itens referidos no questionário não foram ainda abordados em contexto de sala de aula. No entanto, a maioria dos alunos consideram importante a sua participação num ateliê de expressão plástica e reconhecem as suas necessidades ao nível da abordagem das áreas de exploração. This report seeks to raise awareness methodologies and implementation techniques of Engraving and Printing. It is intended to reach a solution, which involves creating a studio. For data collection was elaborated and applied a questionnaire that included the participation of 69 students from the 3rd cycle of Escola EB 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. The results obtained allow us to characterize the sample and the majority of students is aged 13 to 14 years, the majority is in 7th grade, and 54% of students were female. Likewise, we conclude that only the hypotheses that relate the socio-demographic variables age, years of schooling and sex with the need for students to approach the exploration areas and gravure printing are validated by the chi-square test. In regard to the objectives initially set to achieve we believe that, in applying the questionnaire, it appears that the students of the 3rd cycle of basic education have only some knowledge of techniques of recording and printing, most likely because some of the items listed in the questionnaire have not yet been addressed in the context of the classroom. However, most students value their participation in a workshop of artistic expression and recognize their needs in terms of addressing the areas of exploration.
id RCAP_83308de1b549e9428878ee08dc466712
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino das Artes VisuaisEste relatório procura metodologias para a sensibilização e implementação das Técnicas de Gravura e Impressão. Pretende-se alcançar uma solução, que passa pela criação de um ateliê. Para recolha dos dados foi elaborado e aplicado um questionário, que contou com a participação de 69 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. Os resultados alcançados permitiram caracterizar a amostra sendo que a maioria dos alunos se encontra na faixa etária dos 13 aos 14 anos; a maioria encontra-se no 7º ano de escolaridade, e 54% dos alunos pertencem ao sexo feminino. Da mesma forma, concluímos que apenas as hipóteses que relacionam as variáveis sócio-demográficas idade, ano de escolaridade e sexo com a necessidade dos alunos da abordagem às áreas de exploração de gravura e impressão são validadas, através do teste do Qui-quadrado de Pearson. Relativamente aos objectivos que inicialmente nos propusemos alcançar consideramos que, na aplicação do questionário se verifica que os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico possuem apenas alguns conhecimentos acerca das técnicas de gravação e impressão, muito provavelmente porque alguns dos itens referidos no questionário não foram ainda abordados em contexto de sala de aula. No entanto, a maioria dos alunos consideram importante a sua participação num ateliê de expressão plástica e reconhecem as suas necessidades ao nível da abordagem das áreas de exploração. This report seeks to raise awareness methodologies and implementation techniques of Engraving and Printing. It is intended to reach a solution, which involves creating a studio. For data collection was elaborated and applied a questionnaire that included the participation of 69 students from the 3rd cycle of Escola EB 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. The results obtained allow us to characterize the sample and the majority of students is aged 13 to 14 years, the majority is in 7th grade, and 54% of students were female. Likewise, we conclude that only the hypotheses that relate the socio-demographic variables age, years of schooling and sex with the need for students to approach the exploration areas and gravure printing are validated by the chi-square test. In regard to the objectives initially set to achieve we believe that, in applying the questionnaire, it appears that the students of the 3rd cycle of basic education have only some knowledge of techniques of recording and printing, most likely because some of the items listed in the questionnaire have not yet been addressed in the context of the classroom. However, most students value their participation in a workshop of artistic expression and recognize their needs in terms of addressing the areas of exploration.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Maria Helena Pires CésarBiblioteca Digital do IPBSilva, Maria João Soares da2010-09-14T14:37:39Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/2597porSilva, Maria João Soares da - Ensino das Artes Visuais. Bragança: IPB. ESE, 2010. Dissertação de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:07:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:55:43.311014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino das Artes Visuais
title Ensino das Artes Visuais
spellingShingle Ensino das Artes Visuais
Silva, Maria João Soares da
title_short Ensino das Artes Visuais
title_full Ensino das Artes Visuais
title_fullStr Ensino das Artes Visuais
title_full_unstemmed Ensino das Artes Visuais
title_sort Ensino das Artes Visuais
author Silva, Maria João Soares da
author_facet Silva, Maria João Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Maria Helena Pires César
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Soares da
description Este relatório procura metodologias para a sensibilização e implementação das Técnicas de Gravura e Impressão. Pretende-se alcançar uma solução, que passa pela criação de um ateliê. Para recolha dos dados foi elaborado e aplicado um questionário, que contou com a participação de 69 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. Os resultados alcançados permitiram caracterizar a amostra sendo que a maioria dos alunos se encontra na faixa etária dos 13 aos 14 anos; a maioria encontra-se no 7º ano de escolaridade, e 54% dos alunos pertencem ao sexo feminino. Da mesma forma, concluímos que apenas as hipóteses que relacionam as variáveis sócio-demográficas idade, ano de escolaridade e sexo com a necessidade dos alunos da abordagem às áreas de exploração de gravura e impressão são validadas, através do teste do Qui-quadrado de Pearson. Relativamente aos objectivos que inicialmente nos propusemos alcançar consideramos que, na aplicação do questionário se verifica que os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico possuem apenas alguns conhecimentos acerca das técnicas de gravação e impressão, muito provavelmente porque alguns dos itens referidos no questionário não foram ainda abordados em contexto de sala de aula. No entanto, a maioria dos alunos consideram importante a sua participação num ateliê de expressão plástica e reconhecem as suas necessidades ao nível da abordagem das áreas de exploração. This report seeks to raise awareness methodologies and implementation techniques of Engraving and Printing. It is intended to reach a solution, which involves creating a studio. For data collection was elaborated and applied a questionnaire that included the participation of 69 students from the 3rd cycle of Escola EB 2,3 de Freixo de Espada à Cinta. The results obtained allow us to characterize the sample and the majority of students is aged 13 to 14 years, the majority is in 7th grade, and 54% of students were female. Likewise, we conclude that only the hypotheses that relate the socio-demographic variables age, years of schooling and sex with the need for students to approach the exploration areas and gravure printing are validated by the chi-square test. In regard to the objectives initially set to achieve we believe that, in applying the questionnaire, it appears that the students of the 3rd cycle of basic education have only some knowledge of techniques of recording and printing, most likely because some of the items listed in the questionnaire have not yet been addressed in the context of the classroom. However, most students value their participation in a workshop of artistic expression and recognize their needs in terms of addressing the areas of exploration.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-14T14:37:39Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/2597
url http://hdl.handle.net/10198/2597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Maria João Soares da - Ensino das Artes Visuais. Bragança: IPB. ESE, 2010. Dissertação de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135162355679232