Pensamento Algébrico e Diagramático: Uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Sara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Suharman, Lúcia, Neto, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2476
Resumo: In this article, we present an analysis of resolutions from students of the 10th grade of secondary education in Portugal, focusing on the objects and procedures used in solving tasks involving algebraic and diagrammatic thinking. The study adopted a qualitative methodology of exploratory-descriptive. The analysis took place in a study conducted at the University of Aveiro, under “Prática de Ensino Supervisionada” as part of the 3rd Cycle of Basic Schooling and Secondary Schooling Masters Degree. The results show that algebraic thinking levels more worked are 1 and 2 and is not usual students resort to diagrammatic thinking to respond to the requested tasks.
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spelling Pensamento Algébrico e Diagramático: Uma experiência de ensino com alunos do 10.º anoIn this article, we present an analysis of resolutions from students of the 10th grade of secondary education in Portugal, focusing on the objects and procedures used in solving tasks involving algebraic and diagrammatic thinking. The study adopted a qualitative methodology of exploratory-descriptive. The analysis took place in a study conducted at the University of Aveiro, under “Prática de Ensino Supervisionada” as part of the 3rd Cycle of Basic Schooling and Secondary Schooling Masters Degree. The results show that algebraic thinking levels more worked are 1 and 2 and is not usual students resort to diagrammatic thinking to respond to the requested tasks.En este artículo, presentamos un análisis de resolución de estudiante al grado 10 de educación secundaria en Portugal, se centra en los objetos y procesos utilizados en la solución de las tareas que implican el pensamiento algebraico y esquemática. El estudio adoptó una metodología cualitativa de tipo exploratorio-descriptivo. El análisis se llevó a cabo en un estudio realizado en la Universidad de Aveiro, en el marco del Maestro de Enseñanza Práctica supervisada en enseñanza de las matemáticas en el 3er Ciclo de Educación Básica y Media. Los resultados muestran que los niveles de pensamiento algebraico están más trabajadas 1 y 2 y que no es habitual estudiantes recurren al pensamiento de diagrama para responder a las tareas solicitadas.Neste artigo, apresentamos uma análise de resoluções de alunos do 10.º ano de escolaridade do Ensino Secundário em Portugal, tendo como foco os objetos e processos usados na resolução de tarefas, envolvendo o pensamento algébrico (PA) e diagramático. O estudo adotou uma metodologia qualitativa de natureza exploratória-descritiva. A análise referida teve lugar num estudo realizado na Universidade de Aveiro, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Os resultados mostram que os níveis de PA mais trabalhados são o 1 e o 2 e que não é usual os alunos recorrerem ao pensamento diagramático (PD) para responderem às tarefas pedidas.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v8i5.2476https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2476Indagatio Didactica; Vol 8 No 5 (2016); 79-108Indagatio Didactica; Vol. 8 Núm. 5 (2016); 79-108Indagatio Didactica; Vol. 8 No 5 (2016); 79-108Indagatio Didactica; vol. 8 n.º 5 (2016); 79-1081647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2476https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2476/1939Vaz, SaraSuharman, LúciaNeto, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:14:44Zoai:proa.ua.pt:article/2476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:56.874035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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