Gestão democrática da escola: da idealização teórica à luz da realidade refletida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamone, Ana Cláudia de Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4926
Resumo: A presente pesquisa analisa a Gestão Democrática como possibilidade de constituição da escola como espaço público de direito que ofereça uma educação mais igualitária, eficaz, socializadora e comprometida com a formação humana. O objetivo foi aprofundar os estudos acerca do tema, interpretando a prática educativa dos atores educacionais da Rede Municipal de Ensino de Pirapora, bem como analisando a contribuição que esta pode oferecer para o desenvolvimento da autonomia coletiva e da emancipação social. A presente investigação realizou extensa revisão bibliográfica, na qual estudos de natureza teórica e empírica foram identificados. Procedeu-se também, a análise de textos legais que dispõem sobre a Gestão da Educação Básica no Brasil em âmbitos federal, estadual e municipal, além de documentos técnicos referentes ao tema da presente tese. Com a finalidade de identificar e analisar práticas gestoras desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Pirapora, uma escola foi escolhida para a realização do estudo de caso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Como recursos metodológicos foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os atores sociais que apresentam relação significativa com o objeto de estudo e que compõem o Conselho Escolar da célula educativa pesquisada: diretora, vice-diretor, professores, funcionários administrativos e representantes dos familiares. Recorreu-se também ao questionário, com intuito de coletar dados mais precisos sobre o contexto educacional estudado. Os resultados da pesquisa indicam que a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Plano Decenal Municipal de Educação, implantou os Conselhos Escolares nas unidades educativas da citada rede, promovendo assim, a participação da comunidade na gestão escolar. Apontam que a comunidade educativa pesquisada vem buscando a consolidação de espaços reflexivos rumo às soluções dos problemas educacionais que enfrentam, todavia as decisões deliberadas pelo Conselho ainda ficam na superficialidade do contexto educacional. Em que pese a conjuntura de dificuldades da escola para implantação do modelo democrático de gestão, ele existe, contudo, ainda precisa ser melhor ressignificado pelos atores educacionais que compõem o lócus educativo, o saber-fazer democrático ainda não é legitimado.
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Procedeu-se também, a análise de textos legais que dispõem sobre a Gestão da Educação Básica no Brasil em âmbitos federal, estadual e municipal, além de documentos técnicos referentes ao tema da presente tese. Com a finalidade de identificar e analisar práticas gestoras desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Pirapora, uma escola foi escolhida para a realização do estudo de caso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Como recursos metodológicos foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os atores sociais que apresentam relação significativa com o objeto de estudo e que compõem o Conselho Escolar da célula educativa pesquisada: diretora, vice-diretor, professores, funcionários administrativos e representantes dos familiares. Recorreu-se também ao questionário, com intuito de coletar dados mais precisos sobre o contexto educacional estudado. Os resultados da pesquisa indicam que a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Plano Decenal Municipal de Educação, implantou os Conselhos Escolares nas unidades educativas da citada rede, promovendo assim, a participação da comunidade na gestão escolar. Apontam que a comunidade educativa pesquisada vem buscando a consolidação de espaços reflexivos rumo às soluções dos problemas educacionais que enfrentam, todavia as decisões deliberadas pelo Conselho ainda ficam na superficialidade do contexto educacional. Em que pese a conjuntura de dificuldades da escola para implantação do modelo democrático de gestão, ele existe, contudo, ainda precisa ser melhor ressignificado pelos atores educacionais que compõem o lócus educativo, o saber-fazer democrático ainda não é legitimado.The present research analyzes the Democratic Administration as a possibility of school constitution as a public space of right that offers a more equitable, efficient, socializing and committed to human development education. The aim was to deepen the studies on the subject, interpreting the Teaching Municipal Net of Pirapora actors educational practice, as well as analyzing the contribution it can offer to the collective autonomy development and the social emancipation. The investigation accomplished an extensive literature review, in which theoretical and empirical studies were identified. It was also proceeded, the analysis of legal texts that dispose about the Brazil basic Management in the federal, state and municipal ambits, as well as technical documents related to this thesis theme. In order to identify and analyze management practices developed in the Teaching Municipal Net of Pirapora, one school was chosen to carry out a study case in partnership with the Education Municipal Secretary. As a methodological resource were performed semi-structured interviews with social actors that present a significant relationship with the object of study and that compose the School Council that comprise the searched educational cell: principal, vice-principal, teachers, administrative employees and familiar representatives relatives. It was also fallen back upon the questionnaire, aiming to collect more accurate data on the studied educational context. The research results indicate that the Education Municipal Secretary, through the Education Municipal Decade Plan implanted the School Council in the educational units of the mentioned network, promoting community participation in school management, Indicate that the researched educational community has been seeking the consolidation of reflexive spaces towards the solution of educational problems they face, but deliberate decisions by the Council are still in the superficiality of the educational context. Despite the difficult environment of the school to implement the democratic model of management, it exists, however, and still has to be reframed by the educational actors that make up the educative locus, the democratic know-how is not legitimate yet.2015-09-17T10:56:00Z2015-09-17T00:00:00Z2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4926porChamone, Ana Cláudia de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:39.264616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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