A educação superior a distância no Brasil: regulação e políticas de expansão (1998-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisol, Joviles Vitório
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Toledo, Jaques Antonio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12189
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as políticas e as dinâmicas da educação superior a distância (EaD) no Brasil nos últimos 20 anos (1998-2018). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica e documental, além do levantamento e análise dos dados disponibilizados pelo INEP/MEC. O primeiro passo foi analisar os principais marcos regulatórios da EaD no Brasil. Em seguida, procedeu-se a sistematização dos dados quantitativos disponíveis na base de dados do INEP e disponibilizados pelo órgão aos pesquisadores por meio dos microdados da educação superior no Brasil. Os dados foram organizados em inúmeras categorias de análise. Os dados evidenciam, entre outros aspectos, o crescimento das instituições, cursos e matrículas de EaD, sobretudo a partir de 2005. Além disso, demonstram que o setor privado passou a ser hegemônico na oferta. Segundo dados do INEP, em 2005 haviam 189 cursos de graduação a distância no Brasil. Em 2018, esse número saltou para 3.177, um crescimento correspondente a 1.560%. Enquanto as matrículas presenciais de graduação cresceram 43,5% entre 2005 e 2018, a modalidade EaD cresceu 1.693%. Um em cada quatro estudantes está matriculado na EaD.
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spelling A educação superior a distância no Brasil: regulação e políticas de expansão (1998-2018)EDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAENSINO SUPERIORENSINO À DISTÂNCIABRASILEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYHIGHER EDUCATIONDISTANCE LEARNINGBRAZILO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as políticas e as dinâmicas da educação superior a distância (EaD) no Brasil nos últimos 20 anos (1998-2018). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica e documental, além do levantamento e análise dos dados disponibilizados pelo INEP/MEC. O primeiro passo foi analisar os principais marcos regulatórios da EaD no Brasil. Em seguida, procedeu-se a sistematização dos dados quantitativos disponíveis na base de dados do INEP e disponibilizados pelo órgão aos pesquisadores por meio dos microdados da educação superior no Brasil. Os dados foram organizados em inúmeras categorias de análise. Os dados evidenciam, entre outros aspectos, o crescimento das instituições, cursos e matrículas de EaD, sobretudo a partir de 2005. Além disso, demonstram que o setor privado passou a ser hegemônico na oferta. Segundo dados do INEP, em 2005 haviam 189 cursos de graduação a distância no Brasil. Em 2018, esse número saltou para 3.177, um crescimento correspondente a 1.560%. Enquanto as matrículas presenciais de graduação cresceram 43,5% entre 2005 e 2018, a modalidade EaD cresceu 1.693%. Um em cada quatro estudantes está matriculado na EaD.The following article presents the results of a research about policies and the dynamics of e-learning in higher education in Brazil in the last 20 years (1998-2018). The research was developed throughout an extensive bibliographic and documental research, that also included a reunion and analysis of data made available by the INEP/ MEC. The first step was to analyze the main regulatory milestones of E-learning in Brazil. Right after, it was proceeded with the systematization of the quantitative date available in the data base of the INEP and made available by the institute to the researchers through large spreadsheets. The data was organized in many categories of analysis. The data showed, among other aspects, the growth of E-learning institutions, courses and enrollments, specially from 2005. It was also seen that the private sector became hegemonic in relation to the offer. According to INEP data, in 2005 there were 189 undergraduate e-learning courses in Brazil. In 2018 this number raised to 3.177, a growth accordingly to 1.560%. Meanwhile the enrollments in undergraduate in-class courses grew 43.5% between 2005 and 2018, the ones on E-learning courses grew 1.693%. One in every four students is enrolled in an E-learning undergraduate course.El presente artículo presenta los resultados de una pesquisa sobre las políticas y dinámicas de la enseñanza superior a distancia (EaD) en Brasil en los últimos 20 años (1998-2018). La pesquisa se desarrolló por medio de una extensa pesquisa bibliográfica y documental, allá del levantamiento y análisis de dados hecho disponibles por el INEP/MEC. El primer paso fue analizar los principales marcos regulatorios de EaD en Brasil. En seguida, fue hecho la sistematización de los dados cuantitativos disponibles en la base de dados del INEP y hechos disponibles por el órgano a los investigadores por medio de micro dados de la enseñanza superior en Brasil. Los dados fueran organizados en inúmeras categorías de análisis. Los dados evidencian el crecimiento de las instituciones, cursos y inscripciones de EaD, sobre todo a partir de 2005. Además, demuestran que el sector privado se tornó hegemónico en la oferta. Según dados del INEP, en 2005 había 189 cursos de grado a distancia en Brasil. En 2018, ese número ha saltado para 3.177, un crecimiento correspondiente a 1.560%. Mientras las matrículas presenciales de grado crecieran 43.5% entre 2005 y 2018, la modalidad EaD creció 1.693%. Un en cada cuatro estudiantes está matriculado en EaD.Edições Universitárias Lusófonas2021-10-14T15:05:39Z2021-07-01T00:00:00Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12189por1645-7250Trevisol, Joviles VitórioToledo, Jaques Antonio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:45.384418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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