Programa Mais Família Mais Jovem: estudo exploratório em contexto clínico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25752/psi.19535 |
Resumo: | Introdução: A crescente prevalência dos Problemas de Comportamento na Infância e Adolescência tem motivado a procura de respostas que permitam a sua prevenção, e intervenção, na prática clínica de Pedopsiquiatria. Do mesmo modo que sabemos que as interações familiares desadequadas podem fortalecer a sua ocorrência, tem sido realçado o papel crucial dos pais e cuidadores como agentes de mudança na intervenção pluridisciplinar concernente a estas perturbações. As intervenções parentais em grupo de forma estruturada e sustentada, baseadas na promoção de Parentalidade positiva, apresentam-se como uma medida de implementação promissora, neste âmbito. Objetivos: Apurar as principais mudanças obtidas com o programa Mais Família, Mais Jovem, aplicado ao longo de doze semanas com sessões de duas horas semanais, numa amostra clínica de pais de crianças acompanhadas em consulta de segunda infância de pedopsiquiatria (população de três a doze anos), Hospital Dona Estefânia, Lisboa. Métodos: Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão mãe/pai; Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai/mãe) que permitem avaliar a eficácia da implementação do mesmo. A avaliação e discussão dos resultados foi ainda estendida a um período de follow-up a três meses. Resultados e Conclusões: A participação dos pais na intervenção traduz-se numa melhoria percecionada, em todos os tempos de avaliação, das suas práticas de aceitação e apoio aos filhos, assim como na redução da noção de sobrecarga parental. Estes dados suportam a evidência apontada pelo programa, no desenvolvimento de padrões de relacionamento saudáveis com os filhos, no exercício da autoridade, diálogo, respeito e educação pelo afeto, permitindo a aquisição de competências parentais nestes domínios. De acordo com o esperado, também os problemas externalizantes das crianças e a avaliação global das suas dificuldades evidenciam uma redução sustentada. A principal limitação encontrada foi a reduzida dimensão da amostra, pelo que estes resultados suportam a necessidade de maior investimento na aplicação do programa nos serviços de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, bem como a realização de mais estudos para confirmar a sua eficácia. |
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Programa Mais Família Mais Jovem: estudo exploratório em contexto clínicoPrograma Mais Família Mais Jovem: estudo exploratório em contexto clínicoArtigos OriginaisIntrodução: A crescente prevalência dos Problemas de Comportamento na Infância e Adolescência tem motivado a procura de respostas que permitam a sua prevenção, e intervenção, na prática clínica de Pedopsiquiatria. Do mesmo modo que sabemos que as interações familiares desadequadas podem fortalecer a sua ocorrência, tem sido realçado o papel crucial dos pais e cuidadores como agentes de mudança na intervenção pluridisciplinar concernente a estas perturbações. As intervenções parentais em grupo de forma estruturada e sustentada, baseadas na promoção de Parentalidade positiva, apresentam-se como uma medida de implementação promissora, neste âmbito. Objetivos: Apurar as principais mudanças obtidas com o programa Mais Família, Mais Jovem, aplicado ao longo de doze semanas com sessões de duas horas semanais, numa amostra clínica de pais de crianças acompanhadas em consulta de segunda infância de pedopsiquiatria (população de três a doze anos), Hospital Dona Estefânia, Lisboa. Métodos: Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão mãe/pai; Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai/mãe) que permitem avaliar a eficácia da implementação do mesmo. A avaliação e discussão dos resultados foi ainda estendida a um período de follow-up a três meses. Resultados e Conclusões: A participação dos pais na intervenção traduz-se numa melhoria percecionada, em todos os tempos de avaliação, das suas práticas de aceitação e apoio aos filhos, assim como na redução da noção de sobrecarga parental. Estes dados suportam a evidência apontada pelo programa, no desenvolvimento de padrões de relacionamento saudáveis com os filhos, no exercício da autoridade, diálogo, respeito e educação pelo afeto, permitindo a aquisição de competências parentais nestes domínios. De acordo com o esperado, também os problemas externalizantes das crianças e a avaliação global das suas dificuldades evidenciam uma redução sustentada. A principal limitação encontrada foi a reduzida dimensão da amostra, pelo que estes resultados suportam a necessidade de maior investimento na aplicação do programa nos serviços de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, bem como a realização de mais estudos para confirmar a sua eficácia.Background: The increasing prevalence of behavior problems in childhood and adolescence has motivated the search for answers that allow its prevention and intervention, in the clinical practice of Child and Adolescence Psychiatry. Just as In the same way that we know that inappropriate family interactions can strengthen their occurrence, the crucial role of parents and caregivers as agents of change in a multidisciplinary intervention concerning these disorders has been highlighted. Group parenting interventions in a structured and sustained manner, based on the promotion of positive parenting, have been presented as a promising implementation measure in this area. Aims: To determine the main changes obtained with the Mais Família, Mais Jovem program applied over twelve weeks with twohour sessions per week in a clinical sample of parents of children followed up in a pediatric psychiatric outpatient clinic (population aged three to twelve), at Dona Estefânia Hospital, in Lisbon. Methods: Before and after the program implementation, a set of instruments was applied to parents (strengths and Difficulties Questionnaire: mother / father version; Authorized Parenting Index: father / mother version) to assess its effectiveness. The evaluation and discussion of the results were further extended to during a follow-up period of three months after the end of the program. Results and Conclusions: The attendance of parents in this program points to translates in a perceived an improvement perceived at all times in the evaluation assessment of their practices of acceptance and support for of their children, as well as the reduction of the notion of parental burden. This data supports the evidence pointed out by the program in the development of healthy relationship patterns with the children, in the exercise of authority, dialogue, respect and education by affection, allowing the acquisition of parental skills in these domains. As expected, the externalizing problems of children and the global assessment of their difficulties also show a sustained reduction. The main limitation found was the small sample size, so these results support the need for greater investment in the application of the program in the services of Child and Adolescent Psychiatry Services, as well as further studies to confirm its effectiveness.Departamento de Saúde Mental | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE2023-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25752/psi.19535por2182-31461646-091Xde Matos Amaro da Mata, Ana RitaGomes Cano, Cláudiade Sousa Magalhães, Maria FranciscaSanchez, JuanCaldeira da Silva, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-05T05:45:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:16.587547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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