Metodologias de Controlo PID Clássico e Difuso com Aplicação em Processo com Motor CC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gonçalo Nuno Ferreira Nobre dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/152402
Resumo: Este trabalho foi realizado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de técnicas de controlo e fusão sensorial com base no filtro de Kalman, com aplicação em motores de corrente contínua. De entre as técnicas de controlo utilizadas destacam-se técnicas de controlo adaptativo do tipo PID clássico e controlo PID difuso não adaptativo. Uma das técnicas de controlo adaptativo do tipo PID Clássico é a aplicação da regra MIT que faz a auto-sintonização em tempo real. Foram reestruturadas todas as ligações do sistema da Feedback Instruments Ltd. - Mó- dulo 63-100, para conseguir realizar testes de controlo de velocidade de um motor CC em diferentes condições de carga, nomeadamente variações de resistor e indutor em série com o rotor. A comunicação entre o hardware e o software do tipo MATLAB foi feita com auxílio da placa de aquisição de dados National Instruments USB-6009. Os objectivos de controlo do motor CC e de fusão sensorial dos sensores de velocidade foram atingidos obtendo-se um desempenho razoável. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que as abordagens seguidas revelaram-se bastante promissoras.
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