O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Luís
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2376
Resumo: Propomo-nos analisar neste artigo o pensamento pedagógico de Paulo Freire na ótica da filosofia da educação. Entendendo-se esta área de saber, simultaneamente, como reflexão tanto das problemáticas educacionais (no plano epistemológico e hermenêutico) como das problemáticas educativas (dimensão ética e antropológica) presentes no discurso pedagógico de Paulo Freire, a nossa análise assentará numa circularidade epistemo-antropológica deste pensamento. Dito de outra forma, é nossa intenção caracterizar a relação estreita que estabelecem entre si uma epistemologia da práxis e uma antropologia dialógica no pensamento pedagógico deste grande educador.
id RCAP_835d3f3604f5bb9623b66a866d3c32e5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educaçãoPaulo Freire - pedagogo - 1921-1997Filosofia da educaçãoEpistemologia da práxisAntropologia dialógicaPropomo-nos analisar neste artigo o pensamento pedagógico de Paulo Freire na ótica da filosofia da educação. Entendendo-se esta área de saber, simultaneamente, como reflexão tanto das problemáticas educacionais (no plano epistemológico e hermenêutico) como das problemáticas educativas (dimensão ética e antropológica) presentes no discurso pedagógico de Paulo Freire, a nossa análise assentará numa circularidade epistemo-antropológica deste pensamento. Dito de outra forma, é nossa intenção caracterizar a relação estreita que estabelecem entre si uma epistemologia da práxis e uma antropologia dialógica no pensamento pedagógico deste grande educador.2016-10-26T14:20:43Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2376porGonçalves, José Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:02Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:11.917946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
title O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
spellingShingle O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
Gonçalves, José Luís
Paulo Freire - pedagogo - 1921-1997
Filosofia da educação
Epistemologia da práxis
Antropologia dialógica
title_short O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
title_full O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
title_fullStr O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
title_full_unstemmed O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
title_sort O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
author Gonçalves, José Luís
author_facet Gonçalves, José Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire - pedagogo - 1921-1997
Filosofia da educação
Epistemologia da práxis
Antropologia dialógica
topic Paulo Freire - pedagogo - 1921-1997
Filosofia da educação
Epistemologia da práxis
Antropologia dialógica
description Propomo-nos analisar neste artigo o pensamento pedagógico de Paulo Freire na ótica da filosofia da educação. Entendendo-se esta área de saber, simultaneamente, como reflexão tanto das problemáticas educacionais (no plano epistemológico e hermenêutico) como das problemáticas educativas (dimensão ética e antropológica) presentes no discurso pedagógico de Paulo Freire, a nossa análise assentará numa circularidade epistemo-antropológica deste pensamento. Dito de outra forma, é nossa intenção caracterizar a relação estreita que estabelecem entre si uma epistemologia da práxis e uma antropologia dialógica no pensamento pedagógico deste grande educador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-26T14:20:43Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2376
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626408509440