A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Maria Lobo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17026
Resumo: O objeto deste trabalho são as indústrias criativas na Região Norte de Portugal. As indústrias criativas representam os setores que têm a criatividade como dimensão principal de negócio, vitalizando o conhecimento do indivíduo como principal força de trabalho – mudança da era industrial para a era pós- industrial – por este estar intimamente vocacionado para expressões criativas que, por sua vez, geram valor para as empresas. Enquanto ferramenta de gestão e comunicação, o marketing procura promover comportamentos favoráveis aos objetivos das empresas. Aplicado às indústrias criativas, tem como principal propósito promover o setor e, consequentemente, as empresas que atuam nesse âmbito, ao estabelecer a comunicação entre os seus agentes e os públicos, assim como contribuir para o crescimento das vendas dos produtos originários dessa indústria. Na Região Norte de Portugal, foi identificada a necessidade da criação de uma entidade que representasse os agentes do setor e agisse como plataforma intermediária e facilitadora, a nível nacional e internacional. Assim, foi fundada, em 2008, a ADDICT - associação que possibilitou o estágio que deu curso a este relatório. Este relatório seguiu a metodologia de action research e tem como intento sublinhar o papel fundamental do marketing para a evolução dos negócios no setor das indústrias criativas, e também indicar as linhas de orientação a ter em conta na construção de uma estratégia de marketing para as empresas do setor. Os principais resultados confirmam que as empresas das indústrias criativas não exploram o marketing da melhor forma, limitando-o à vertente de comunicação, e por isso demostramos, através deste estudo, a melhor aplicação do marketing e quais as reais vantagens sustidas para as empresas e setor das industrias criativas de Região Norte de Portugal.
id RCAP_8367e3c5679faf28af0ce3e2eed3a9e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICTIndústrias criativasEmpresasCriatividadeMarketingRegião Norte de PortugalADDICTCreative industriesCreativityCompaniesNorth Region of PortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objeto deste trabalho são as indústrias criativas na Região Norte de Portugal. As indústrias criativas representam os setores que têm a criatividade como dimensão principal de negócio, vitalizando o conhecimento do indivíduo como principal força de trabalho – mudança da era industrial para a era pós- industrial – por este estar intimamente vocacionado para expressões criativas que, por sua vez, geram valor para as empresas. Enquanto ferramenta de gestão e comunicação, o marketing procura promover comportamentos favoráveis aos objetivos das empresas. Aplicado às indústrias criativas, tem como principal propósito promover o setor e, consequentemente, as empresas que atuam nesse âmbito, ao estabelecer a comunicação entre os seus agentes e os públicos, assim como contribuir para o crescimento das vendas dos produtos originários dessa indústria. Na Região Norte de Portugal, foi identificada a necessidade da criação de uma entidade que representasse os agentes do setor e agisse como plataforma intermediária e facilitadora, a nível nacional e internacional. Assim, foi fundada, em 2008, a ADDICT - associação que possibilitou o estágio que deu curso a este relatório. Este relatório seguiu a metodologia de action research e tem como intento sublinhar o papel fundamental do marketing para a evolução dos negócios no setor das indústrias criativas, e também indicar as linhas de orientação a ter em conta na construção de uma estratégia de marketing para as empresas do setor. Os principais resultados confirmam que as empresas das indústrias criativas não exploram o marketing da melhor forma, limitando-o à vertente de comunicação, e por isso demostramos, através deste estudo, a melhor aplicação do marketing e quais as reais vantagens sustidas para as empresas e setor das industrias criativas de Região Norte de Portugal.The object of this work is the creative industry in North of Portugal. The creative industries represent sectors that have creativity as a major dimension of business, vitalizing the individual's knowledge as the main workforce - shift from the industrial to the post- industrial era - for this to be closely geared to creative expressions, which in turn generate value for companies. As a management and communication tool, marketing seeks to promote positive behaviors to corporate goals. Applied to the creative industries, has as main purpose to promote the sector and, consequently, companies that operate in this context, to establish communication between agents and the public, as well as contribute to the growth of sales of products. In North of Portugal, we identified the need to create an entity that represents the agents of the sector and act as an intermediary platform and facilitator at national and international level. Thus was founded in 2008, ADDICT - association which allowed the internship that gave course to this report. This report follows the methodology of action research and its attempt to underline the key role of the marketing for the business development in the creative industries sector, as well to indicate guidelines to consider when building a marketing strategy for companies the sector. The main results confirm that firms in the creative industries do not exploit the best way of marketing, limiting it to the communication aspect, so we demonstrate, through this study, the best implementation of marketing and what the real benefits for businesses in the creative industries sector in North of Portugal.Machado, Joana César Pinto LeiteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAmorim, Maria Lobo2015-03-25T09:21:04Z2014-07-2120142014-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17026TID:201496690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:35:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:17.108437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
title A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
spellingShingle A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
Amorim, Maria Lobo
Indústrias criativas
Empresas
Criatividade
Marketing
Região Norte de Portugal
ADDICT
Creative industries
Creativity
Companies
North Region of Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
title_full A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
title_fullStr A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
title_full_unstemmed A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
title_sort A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal : análise das empresas associadas da ADDICT
author Amorim, Maria Lobo
author_facet Amorim, Maria Lobo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Joana César Pinto Leite
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Maria Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Indústrias criativas
Empresas
Criatividade
Marketing
Região Norte de Portugal
ADDICT
Creative industries
Creativity
Companies
North Region of Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Indústrias criativas
Empresas
Criatividade
Marketing
Região Norte de Portugal
ADDICT
Creative industries
Creativity
Companies
North Region of Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O objeto deste trabalho são as indústrias criativas na Região Norte de Portugal. As indústrias criativas representam os setores que têm a criatividade como dimensão principal de negócio, vitalizando o conhecimento do indivíduo como principal força de trabalho – mudança da era industrial para a era pós- industrial – por este estar intimamente vocacionado para expressões criativas que, por sua vez, geram valor para as empresas. Enquanto ferramenta de gestão e comunicação, o marketing procura promover comportamentos favoráveis aos objetivos das empresas. Aplicado às indústrias criativas, tem como principal propósito promover o setor e, consequentemente, as empresas que atuam nesse âmbito, ao estabelecer a comunicação entre os seus agentes e os públicos, assim como contribuir para o crescimento das vendas dos produtos originários dessa indústria. Na Região Norte de Portugal, foi identificada a necessidade da criação de uma entidade que representasse os agentes do setor e agisse como plataforma intermediária e facilitadora, a nível nacional e internacional. Assim, foi fundada, em 2008, a ADDICT - associação que possibilitou o estágio que deu curso a este relatório. Este relatório seguiu a metodologia de action research e tem como intento sublinhar o papel fundamental do marketing para a evolução dos negócios no setor das indústrias criativas, e também indicar as linhas de orientação a ter em conta na construção de uma estratégia de marketing para as empresas do setor. Os principais resultados confirmam que as empresas das indústrias criativas não exploram o marketing da melhor forma, limitando-o à vertente de comunicação, e por isso demostramos, através deste estudo, a melhor aplicação do marketing e quais as reais vantagens sustidas para as empresas e setor das industrias criativas de Região Norte de Portugal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-21
2014
2014-07-21T00:00:00Z
2015-03-25T09:21:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17026
TID:201496690
url http://hdl.handle.net/10400.14/17026
identifier_str_mv TID:201496690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131821971079168