O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helda do Socorro Monteiro da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14052
Resumo: O estudo baseia-se em estudo de caso, utilizou-se com a finalidade de encontrar estratégias que pudesse contribuir para melhoria e transformação da realidade do ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se identificar o papel da Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos da 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental, analisando o perfil do profissional de que leciona Matemática na EJA em escolas públicas, assim como, os métodos aplicados no ensino da Matemática, atualmente, nas escolas públicas municipais de Ananindeua. O estudo realizado constatou que o ensino da Matemática tem contribuído para a promoção da cidadania, na medida em que desenvolvem ações utilizando os conteúdos e metodologias em sala de aula que estimulam o aluno a leitura, reflexão e intervenção na sua realidade. Constatou também que o ensino da matemática amplia os conceitos e habilidades matemáticas além de motivar a formação de atitudes em prol do bem comum, servindo ainda como instrumental de aprovação e reprovação, sem a participação dos alunos nas avaliações do processo ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The study bases on case study, it was used with the purpose of finding strategies it to contribute to improvement and transformation of the reality of the teaching of the Mathematics in the Education of Youths and Adults (EJA). It was looked for to identify the paper of the Mathematics in the context of the Education of Youths and Adults of the 3rd and 4th Stages of the Fundamental Teaching, analyzing the professional's profile that it teaches Mathematics in EJA in public schools, as well as, the applied methods in the teaching of the Mathematics, now, in the municipal public schools of Ananindeua. The accomplished study verified that the teaching of the Mathematics has been contributing to the promotion of the citizenship, in the measure in that develop actions using the contents and methodologies in room of class that you stimulate the student the reading, reflection and intervention in your reality. He also verified that the teaching of the mathematics enlarges the concepts and mathematical abilities besides motivating the formation of attitudes on behalf of the very common, still serving as instrumental of approval and reproof, without the students' participation in the evaluations of the process teaching and learning.
id RCAP_836d687eedf766be77fcfc1eac460734
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de AnanindeuaAlfabetizaçãoEducação de jovens e adultosEnsino da matemáticaEnsino e aprendizagemLiteracyEducation of youths and adultsTeaching of mathematicsTeaching and learningO estudo baseia-se em estudo de caso, utilizou-se com a finalidade de encontrar estratégias que pudesse contribuir para melhoria e transformação da realidade do ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se identificar o papel da Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos da 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental, analisando o perfil do profissional de que leciona Matemática na EJA em escolas públicas, assim como, os métodos aplicados no ensino da Matemática, atualmente, nas escolas públicas municipais de Ananindeua. O estudo realizado constatou que o ensino da Matemática tem contribuído para a promoção da cidadania, na medida em que desenvolvem ações utilizando os conteúdos e metodologias em sala de aula que estimulam o aluno a leitura, reflexão e intervenção na sua realidade. Constatou também que o ensino da matemática amplia os conceitos e habilidades matemáticas além de motivar a formação de atitudes em prol do bem comum, servindo ainda como instrumental de aprovação e reprovação, sem a participação dos alunos nas avaliações do processo ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The study bases on case study, it was used with the purpose of finding strategies it to contribute to improvement and transformation of the reality of the teaching of the Mathematics in the Education of Youths and Adults (EJA). It was looked for to identify the paper of the Mathematics in the context of the Education of Youths and Adults of the 3rd and 4th Stages of the Fundamental Teaching, analyzing the professional's profile that it teaches Mathematics in EJA in public schools, as well as, the applied methods in the teaching of the Mathematics, now, in the municipal public schools of Ananindeua. The accomplished study verified that the teaching of the Mathematics has been contributing to the promotion of the citizenship, in the measure in that develop actions using the contents and methodologies in room of class that you stimulate the student the reading, reflection and intervention in your reality. He also verified that the teaching of the mathematics enlarges the concepts and mathematical abilities besides motivating the formation of attitudes on behalf of the very common, still serving as instrumental of approval and reproof, without the students' participation in the evaluations of the process teaching and learning.Universidade de Évora2015-04-13T11:32:04Z2015-04-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14052http://hdl.handle.net/10174/14052porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Silva, Helda do Socorro Monteiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:55.050017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
title O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
spellingShingle O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
Silva, Helda do Socorro Monteiro da
Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Ensino da matemática
Ensino e aprendizagem
Literacy
Education of youths and adults
Teaching of mathematics
Teaching and learning
title_short O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
title_full O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
title_fullStr O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
title_full_unstemmed O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
title_sort O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em escolas públicas na rede municipal de Ananindeua
author Silva, Helda do Socorro Monteiro da
author_facet Silva, Helda do Socorro Monteiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helda do Socorro Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Ensino da matemática
Ensino e aprendizagem
Literacy
Education of youths and adults
Teaching of mathematics
Teaching and learning
topic Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Ensino da matemática
Ensino e aprendizagem
Literacy
Education of youths and adults
Teaching of mathematics
Teaching and learning
description O estudo baseia-se em estudo de caso, utilizou-se com a finalidade de encontrar estratégias que pudesse contribuir para melhoria e transformação da realidade do ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se identificar o papel da Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos da 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental, analisando o perfil do profissional de que leciona Matemática na EJA em escolas públicas, assim como, os métodos aplicados no ensino da Matemática, atualmente, nas escolas públicas municipais de Ananindeua. O estudo realizado constatou que o ensino da Matemática tem contribuído para a promoção da cidadania, na medida em que desenvolvem ações utilizando os conteúdos e metodologias em sala de aula que estimulam o aluno a leitura, reflexão e intervenção na sua realidade. Constatou também que o ensino da matemática amplia os conceitos e habilidades matemáticas além de motivar a formação de atitudes em prol do bem comum, servindo ainda como instrumental de aprovação e reprovação, sem a participação dos alunos nas avaliações do processo ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The study bases on case study, it was used with the purpose of finding strategies it to contribute to improvement and transformation of the reality of the teaching of the Mathematics in the Education of Youths and Adults (EJA). It was looked for to identify the paper of the Mathematics in the context of the Education of Youths and Adults of the 3rd and 4th Stages of the Fundamental Teaching, analyzing the professional's profile that it teaches Mathematics in EJA in public schools, as well as, the applied methods in the teaching of the Mathematics, now, in the municipal public schools of Ananindeua. The accomplished study verified that the teaching of the Mathematics has been contributing to the promotion of the citizenship, in the measure in that develop actions using the contents and methodologies in room of class that you stimulate the student the reading, reflection and intervention in your reality. He also verified that the teaching of the mathematics enlarges the concepts and mathematical abilities besides motivating the formation of attitudes on behalf of the very common, still serving as instrumental of approval and reproof, without the students' participation in the evaluations of the process teaching and learning.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-04-13T11:32:04Z
2015-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14052
http://hdl.handle.net/10174/14052
url http://hdl.handle.net/10174/14052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136544644136960