A Internet Como Fonte de Informação de Saúde: Recursos Pediátricos Online, em Língua Portuguesa, sobre Febre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.2008.4596 |
Resumo: | Introdução: O crescente uso da Internet para pesquisa de infor mação sobre saúde implica que existam conhecimentos robustos de como proceder a uma avaliação crítica dos recursos, que são vastos e de qualidade variável. Este estudo pretendeu caracterizar a forma e o conteúdo dos principais recursos online com informação pediátrica em língua portuguesa sobre febre, orientados sobretudo para os pais. Métodos: Efectuou-se uma pesquisa estruturada dos recursos online passível de ser reproduzida por pais, incluindo motores de pesquisa, directórios e ligações preferenciais na área da saú de. Incluíram-se sítios funcionantes, em língua portuguesa, acessíveis a pais, dispondo de informação sobre aspectos diag nós ticos e terapêuticos da febre. Colheram-se dados para a carac terização geral dos sítios e avaliou-se a conformidade com critérios de qualidade da Fundação Health on the Net (HON). Ana lisou-se igualmente a qualidade da informação disponibilizada sobre o tema febre, comparando-a com orientações médicas de consenso. Resultados: Identificaram-se 49 sítios com informação pediátrica relevante em língua portuguesa sobre o tema febre, de nacionalidade portuguesa (23/49) ou brasileira (25/49). A maio ria dos sítios pertencia a entidades privadas (32/49), cons tatando-se reduzido número (3/49) e visibilidade dos sítios de entidades oficiais. Apenas dois sítios cumpriram todos os princípios da HON. No plano diagnóstico, quatro sítios continham informação considerada completa e correcta, e apenas dois desses sítios incluíam também informação terapêutica completa e concordante. Conclusões: Os sítios pediátricos em língua portuguesa sobre febre têm lacunas na sua forma e contêm informação incompleta e por vezes incorrecta. A comunidade pediátrica lusófona deve elaborar estratégias para assegurar conteúdos online adequados e apoiar os pais na sua utilização. |
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