A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23011 |
Resumo: | Atendendo à situação epidemiológica do novo coronavírus COVID-19 em Portugal, o XXII Governo Constitucional decidiu, em março de 2020, suspender todas as atividades letivas em todos os estabelecimentos de ensino do território nacional. Consequentemente, todas as instituições de ensino superior tiveram obrigatoriamente de se adaptar à nova realidade, onde as tecnologias desempenharam um papel preponderante na garantia da comunicação, interação e colaboração entre os membros das comunidades académicas. Esta conjuntura fez emergir a necessidade de também os grupos associativos das academias, entre eles, as Tunas Universitárias, se reinventarem e, talvez, até inovarem na procura das soluções mais adequadas para garantir o “normal” funcionamento dessas associações. Partindo deste pressuposto, deseja-se identificar e caracterizar as soluções que o estudo de caso do presente trabalho - RaussTuna – Tuna Mista de Bragança (TMB) – encontrou para manter a sua atividade em contexto de confinamento. Estas soluções, provenientes de um plano de ação que a Tuna desenvolveu, parecem ser úteis para a reflexão e debate na comunidade Tunae, designadamente sobre as consequências da pandemia para o associativismo, a importância das Tunas conceberem planos de ação que contribuam para uma maior organização interna, a necessidade das Tunas manterem a sua atividade em confinamento, a importância das tecnologias como suporte ao desenvolvimento dessas atividades e a necessidade de reinvenção e inovação neste tempo. |
id |
RCAP_836ebbc64a4c165d59b737125dff1676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar?The activity of a University Tuna in the confinement context: reinvent and innovate?AssociaçõesConfinamentoPandemia COVID-19TecnologiasTunas universitáriasTunasAtendendo à situação epidemiológica do novo coronavírus COVID-19 em Portugal, o XXII Governo Constitucional decidiu, em março de 2020, suspender todas as atividades letivas em todos os estabelecimentos de ensino do território nacional. Consequentemente, todas as instituições de ensino superior tiveram obrigatoriamente de se adaptar à nova realidade, onde as tecnologias desempenharam um papel preponderante na garantia da comunicação, interação e colaboração entre os membros das comunidades académicas. Esta conjuntura fez emergir a necessidade de também os grupos associativos das academias, entre eles, as Tunas Universitárias, se reinventarem e, talvez, até inovarem na procura das soluções mais adequadas para garantir o “normal” funcionamento dessas associações. Partindo deste pressuposto, deseja-se identificar e caracterizar as soluções que o estudo de caso do presente trabalho - RaussTuna – Tuna Mista de Bragança (TMB) – encontrou para manter a sua atividade em contexto de confinamento. Estas soluções, provenientes de um plano de ação que a Tuna desenvolveu, parecem ser úteis para a reflexão e debate na comunidade Tunae, designadamente sobre as consequências da pandemia para o associativismo, a importância das Tunas conceberem planos de ação que contribuam para uma maior organização interna, a necessidade das Tunas manterem a sua atividade em confinamento, a importância das tecnologias como suporte ao desenvolvimento dessas atividades e a necessidade de reinvenção e inovação neste tempo.Given the epidemiological situation of the new coronavirus, COVID-19 in Portugal, the 22nd Constitutional Government decided, in March 2020, to suspend all teaching activities in all educational establishments throughout the country. Consequently, all higher education institutions had to adapt to the new reality, where technologies played a major role in ensuring communication, interaction and collaboration among members of academic communities. This conjuncture has raised the need for the academy's associative groups, including the University Tunas, to reinvent themselves and, perhaps, even innovate in the search for the most appropriate solutions to guarantee the “normal” operation of these Associations. Based on this assumption, we want to identify and characterize the solutions that the case study of the present work - RaussTuna - Tuna Mista de Bragança (TMB) - found to maintain its activity in the context of lockdown. These solutions, coming from an Action Plan that Tuna developed, seem to be useful for reflection and debate in the Tunae community, namely about the consequences of the pandemic for associations, the importance of Tunas creating Action Plans that contributed to a greater internal organization, the need for them to keep their activity under lockdown, the importance of technologies to support the development of these activities and the need for reinvention and innovation at this time.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSousa, Silvana FreitasPereira, Miguel de LacerdaGonçalves, Bruno F.2021-01-04T14:28:52Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23011porSousa, Silvana Freitas; Pereira, Miguel; Gonçalves, Bruno (2020). A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? AdolesCiência: Revista Júnior de Educação. ISSN 2182-6277. 7:1, p. 44-532182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:05.968376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? The activity of a University Tuna in the confinement context: reinvent and innovate? |
title |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? |
spellingShingle |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? Sousa, Silvana Freitas Associações Confinamento Pandemia COVID-19 Tecnologias Tunas universitárias Tunas |
title_short |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? |
title_full |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? |
title_fullStr |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? |
title_full_unstemmed |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? |
title_sort |
A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? |
author |
Sousa, Silvana Freitas |
author_facet |
Sousa, Silvana Freitas Pereira, Miguel de Lacerda Gonçalves, Bruno F. |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Miguel de Lacerda Gonçalves, Bruno F. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Silvana Freitas Pereira, Miguel de Lacerda Gonçalves, Bruno F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Associações Confinamento Pandemia COVID-19 Tecnologias Tunas universitárias Tunas |
topic |
Associações Confinamento Pandemia COVID-19 Tecnologias Tunas universitárias Tunas |
description |
Atendendo à situação epidemiológica do novo coronavírus COVID-19 em Portugal, o XXII Governo Constitucional decidiu, em março de 2020, suspender todas as atividades letivas em todos os estabelecimentos de ensino do território nacional. Consequentemente, todas as instituições de ensino superior tiveram obrigatoriamente de se adaptar à nova realidade, onde as tecnologias desempenharam um papel preponderante na garantia da comunicação, interação e colaboração entre os membros das comunidades académicas. Esta conjuntura fez emergir a necessidade de também os grupos associativos das academias, entre eles, as Tunas Universitárias, se reinventarem e, talvez, até inovarem na procura das soluções mais adequadas para garantir o “normal” funcionamento dessas associações. Partindo deste pressuposto, deseja-se identificar e caracterizar as soluções que o estudo de caso do presente trabalho - RaussTuna – Tuna Mista de Bragança (TMB) – encontrou para manter a sua atividade em contexto de confinamento. Estas soluções, provenientes de um plano de ação que a Tuna desenvolveu, parecem ser úteis para a reflexão e debate na comunidade Tunae, designadamente sobre as consequências da pandemia para o associativismo, a importância das Tunas conceberem planos de ação que contribuam para uma maior organização interna, a necessidade das Tunas manterem a sua atividade em confinamento, a importância das tecnologias como suporte ao desenvolvimento dessas atividades e a necessidade de reinvenção e inovação neste tempo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-04T14:28:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23011 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Silvana Freitas; Pereira, Miguel; Gonçalves, Bruno (2020). A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar? AdolesCiência: Revista Júnior de Educação. ISSN 2182-6277. 7:1, p. 44-53 2182-6277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135419732852736 |