Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nunes, Sara, Ruivo, Miguel, Mendes, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/250
Resumo: Nas últimas décadas, a democratização do Ensino Superior aumentou a igualdade de oportunidades, na verdade, crê-se que uma formação qualificada é motor essencial ao desenvolvimento das sociedades. As instituições de Ensino Superior recebem, hoje, alunos com diferentes origens, vivências, experiências e expectativas e oferecem os seus serviços a um público que se caracteriza pela diversidade. Estas instituições estão cientes da importância de apostar, não só na qualidade do ensino/investigação, como, também, na sua divulgação garantindo, assim, o progresso, uma interacção eficiente com as comunidades. Torna-se, também, essencial o conhecimento das expectativas e necessidades dos alunos a fim de assegurar a qualidade dos serviços. O estudo que se apresenta tem como objectivo de conhecer a imagem e satisfação que os alunos da Escola Superior de Gestão do instituto Politécnico de Castelo Branco possuem, relativamente, a esta instituição. Partindo destes pressupostos, aplicou-se um questionário a discentes de todos os cursos de licenciatura. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes manifestam níveis de satisfação bastante elevados e que detêm uma imagem positiva da instituição que frequentam.
id RCAP_83703757a5432bc1aebc4da603cf5c8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de GestãoEscola Superior de Gestão de Idanha-a-NovaNíveis de satisfação dos alunosInquéritosNas últimas décadas, a democratização do Ensino Superior aumentou a igualdade de oportunidades, na verdade, crê-se que uma formação qualificada é motor essencial ao desenvolvimento das sociedades. As instituições de Ensino Superior recebem, hoje, alunos com diferentes origens, vivências, experiências e expectativas e oferecem os seus serviços a um público que se caracteriza pela diversidade. Estas instituições estão cientes da importância de apostar, não só na qualidade do ensino/investigação, como, também, na sua divulgação garantindo, assim, o progresso, uma interacção eficiente com as comunidades. Torna-se, também, essencial o conhecimento das expectativas e necessidades dos alunos a fim de assegurar a qualidade dos serviços. O estudo que se apresenta tem como objectivo de conhecer a imagem e satisfação que os alunos da Escola Superior de Gestão do instituto Politécnico de Castelo Branco possuem, relativamente, a esta instituição. Partindo destes pressupostos, aplicou-se um questionário a discentes de todos os cursos de licenciatura. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes manifestam níveis de satisfação bastante elevados e que detêm uma imagem positiva da instituição que frequentam.IPCB. Escola Superior de GestãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGarcia, AnaNunes, SaraRuivo, MiguelMendes, Carlos2010-07-12T11:22:52Z2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/250porGARCIA, Ana [et al.] (2008) - Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão. GESTIN. ISSN 1645-2534. Ano VII, n.º 7, p. 93-106.1645-2534info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:12Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:53.247200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
title Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
spellingShingle Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
Garcia, Ana
Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
Níveis de satisfação dos alunos
Inquéritos
title_short Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
title_full Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
title_fullStr Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
title_full_unstemmed Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
title_sort Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão
author Garcia, Ana
author_facet Garcia, Ana
Nunes, Sara
Ruivo, Miguel
Mendes, Carlos
author_role author
author2 Nunes, Sara
Ruivo, Miguel
Mendes, Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ana
Nunes, Sara
Ruivo, Miguel
Mendes, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
Níveis de satisfação dos alunos
Inquéritos
topic Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
Níveis de satisfação dos alunos
Inquéritos
description Nas últimas décadas, a democratização do Ensino Superior aumentou a igualdade de oportunidades, na verdade, crê-se que uma formação qualificada é motor essencial ao desenvolvimento das sociedades. As instituições de Ensino Superior recebem, hoje, alunos com diferentes origens, vivências, experiências e expectativas e oferecem os seus serviços a um público que se caracteriza pela diversidade. Estas instituições estão cientes da importância de apostar, não só na qualidade do ensino/investigação, como, também, na sua divulgação garantindo, assim, o progresso, uma interacção eficiente com as comunidades. Torna-se, também, essencial o conhecimento das expectativas e necessidades dos alunos a fim de assegurar a qualidade dos serviços. O estudo que se apresenta tem como objectivo de conhecer a imagem e satisfação que os alunos da Escola Superior de Gestão do instituto Politécnico de Castelo Branco possuem, relativamente, a esta instituição. Partindo destes pressupostos, aplicou-se um questionário a discentes de todos os cursos de licenciatura. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes manifestam níveis de satisfação bastante elevados e que detêm uma imagem positiva da instituição que frequentam.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12-01T00:00:00Z
2010-07-12T11:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/250
url http://hdl.handle.net/10400.11/250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GARCIA, Ana [et al.] (2008) - Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de Gestão. GESTIN. ISSN 1645-2534. Ano VII, n.º 7, p. 93-106.
1645-2534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Gestão
publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130774836871168