Relação escola/familia, a interacção necessária para o sucesso escolar: o caso da Aldeia de Campinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maria Paula Pereira Gancho Lobo da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15465
Resumo: Introdução - A razão da escolha do tema do presente trabalho "Relação Escola/Família, a interacção necessária para o sucesso escolar – o caso da Aldeia de Campinho", surgiu por me encontrar a trabalhar nesta localidade, e me parecer que existia um fraco envolvimento das famílias com a escola, o que de uma ou outra forma, poderia influenciar o sucesso escolar dos alunos. Sendo o insucesso escolar um fenómeno educativo que está presente em muitas escolas, nomeadamente naquela, que foi nosso objecto de estudo, pretendemos com este trabalho de investigação perceber e verificar, se a relação escola/família tem sido ou não um contributo valioso para o sucesso escolar das crianças desta aldeia, partindo de uma análise centrada no sistema escolar e também na família. Partindo do problema do sucesso/insucesso escolar no campo pedagógico do ensino/aprendizagem, não pudemos esquecer alguns dos factores externos ao processo pedagógico. A igualdade de oportunidades educacionais e de resultados do ensino/aprendizagem não serão possíveis actuando apenas sobre o sistema de ensino, na medida em que sectores a ele externos, nomeadamente o social, o económico e o cultural, têm um grande peso, em termos de desigualdade de grupos sociais, níveis socioeconómicos, condições familiares e oportunidades culturais. Perante estes factores que abordámos, algumas questões se nos puseram, mas uma tornou-se mais relevante: O envolvimento dos pais/encarregados de educação na escola, influencia o sucesso educativo dos alunos? Para responder a esta questão, propusemo-nos organizar um quadro conceptual, que servisse de suporte à temática que nos ocupa. Tal enquadramento teórico, que constituiu a primeira parte deste trabalho, levou-nos em 1° lugar a fazer uma análise do que foi a Educação em Portugal nos finais do século XIX e no século XX e perceber algumas das suas implicações na sociedade. E nessa parte que fizemos uma abordagem à Educação e a alguns dos seus conceitos; falámos sobre a construção do Sistema Educativo em Portugal, fazendo um breve percurso histórico desde os finais do século XIX até ao 25 de Abril; fizemos uma curta referência à Reforma Educativa, falámos da importância da Lei de Bases do Sistema Educativo até à aprovação do Decreto – Lei n.° 115-N98; abordámos a estrutura do Sistema Educativo no pós 25 de Abril. Considerámos ainda a importância do grande papel que a família deverá ter, tendo era conta, alguns modelos de práticas educativas familiares. Quisemos também explorar o que é o insucesso escolar, no entender de alguns autores, abordando algumas teorias explicativas. Dessa forma, fomos tentando perceber quais as causas apontadas para o insucesso escolar de muitas crianças. Por último, fizemos referência ao importante papel da escola e dos professores, com vista a um ensino eficaz. Da revisão bibliográfica consultada na primeira parte deste trabalho, poderemos destacar alguns autores, nomeadamente, Barbosa (1997), Benavente (1990), Carvalho (1998), Davies (1989), Diogo (1998), Formosinho et all (2000), Muniz (1993), Nóvoa (1988), Rebocho (2001) e tantos outros aos quais aludimos ao longo do texto. Na segunda parte do trabalho expusemos a investigação empírica e baseámos a nossa análise em autores que considerámos importantes e esclarecedores para o desenvolvimento deste tipo de investigação, como são o caso de: Ghiglione et Mataion (1978), Gil (1989), Estrela (1994), Bogdan et Bikien (1994) entre outros. A recolha de dados foi desenvolvida na escola E. B.1 ° cicio de Campinho, pois foi ela o objecto do nosso estudo. Fizemos um enquadramento à metodologia, em que utilizámos o método qualitativo, e como técnica de recolha de dados adoptámos a entrevista semi-estruturada, instrumento que achámos adequado a este método. No tratamento de dados utilizámos a análise de conteúdo, por considerarmos ser um suporte fundamental da investigação qualitativa; procedemos à interpretação dos resultados cruzando as informações entre si, tentando não fazer o enviezamento das informações. Por último nas conclusões, fizemos algumas inferências, referimo-nos às implicações pedagógicas deste estudo, e deixámos em aberto algumas questões que esta pesquisa foi levantando.
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Partindo do problema do sucesso/insucesso escolar no campo pedagógico do ensino/aprendizagem, não pudemos esquecer alguns dos factores externos ao processo pedagógico. A igualdade de oportunidades educacionais e de resultados do ensino/aprendizagem não serão possíveis actuando apenas sobre o sistema de ensino, na medida em que sectores a ele externos, nomeadamente o social, o económico e o cultural, têm um grande peso, em termos de desigualdade de grupos sociais, níveis socioeconómicos, condições familiares e oportunidades culturais. Perante estes factores que abordámos, algumas questões se nos puseram, mas uma tornou-se mais relevante: O envolvimento dos pais/encarregados de educação na escola, influencia o sucesso educativo dos alunos? Para responder a esta questão, propusemo-nos organizar um quadro conceptual, que servisse de suporte à temática que nos ocupa. Tal enquadramento teórico, que constituiu a primeira parte deste trabalho, levou-nos em 1° lugar a fazer uma análise do que foi a Educação em Portugal nos finais do século XIX e no século XX e perceber algumas das suas implicações na sociedade. E nessa parte que fizemos uma abordagem à Educação e a alguns dos seus conceitos; falámos sobre a construção do Sistema Educativo em Portugal, fazendo um breve percurso histórico desde os finais do século XIX até ao 25 de Abril; fizemos uma curta referência à Reforma Educativa, falámos da importância da Lei de Bases do Sistema Educativo até à aprovação do Decreto – Lei n.° 115-N98; abordámos a estrutura do Sistema Educativo no pós 25 de Abril. Considerámos ainda a importância do grande papel que a família deverá ter, tendo era conta, alguns modelos de práticas educativas familiares. Quisemos também explorar o que é o insucesso escolar, no entender de alguns autores, abordando algumas teorias explicativas. Dessa forma, fomos tentando perceber quais as causas apontadas para o insucesso escolar de muitas crianças. Por último, fizemos referência ao importante papel da escola e dos professores, com vista a um ensino eficaz. Da revisão bibliográfica consultada na primeira parte deste trabalho, poderemos destacar alguns autores, nomeadamente, Barbosa (1997), Benavente (1990), Carvalho (1998), Davies (1989), Diogo (1998), Formosinho et all (2000), Muniz (1993), Nóvoa (1988), Rebocho (2001) e tantos outros aos quais aludimos ao longo do texto. Na segunda parte do trabalho expusemos a investigação empírica e baseámos a nossa análise em autores que considerámos importantes e esclarecedores para o desenvolvimento deste tipo de investigação, como são o caso de: Ghiglione et Mataion (1978), Gil (1989), Estrela (1994), Bogdan et Bikien (1994) entre outros. A recolha de dados foi desenvolvida na escola E. B.1 ° cicio de Campinho, pois foi ela o objecto do nosso estudo. Fizemos um enquadramento à metodologia, em que utilizámos o método qualitativo, e como técnica de recolha de dados adoptámos a entrevista semi-estruturada, instrumento que achámos adequado a este método. No tratamento de dados utilizámos a análise de conteúdo, por considerarmos ser um suporte fundamental da investigação qualitativa; procedemos à interpretação dos resultados cruzando as informações entre si, tentando não fazer o enviezamento das informações. Por último nas conclusões, fizemos algumas inferências, referimo-nos às implicações pedagógicas deste estudo, e deixámos em aberto algumas questões que esta pesquisa foi levantando.Universidade de Évora2015-09-01T11:53:59Z2015-09-012002-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15465http://hdl.handle.net/10174/15465pordep. 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