Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Vasco Maria Lopes Madureira Falcão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/57828
Resumo: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligence
id RCAP_8386a20fdbc7f8807272736668e6522c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/57828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de redeGeração ZTransformação geracionalCombustíveisPlano de MarketingPonto de vendaGenerational transformationFuelsMarketing planPoint of saleDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing IntelligenceO aparecimento da Geração Z está a provocar uma profunda transformação na maneira de pensar das empresas. Numa altura em que a informação se dissemina como outrora seria impensável, urge que as empresas pensem na melhor forma de se adaptarem a esta transformação. Do papel ao digital, quase tudo mudou na forma de pensar e actuar. Por outro lado, à semelhança de outras indústrias, a indústria petrolífera, e em particular o setor do retalho está mais competitivo do que nunca. Nos últimos anos surgiram empresas independentes revendedoras de combustível, que vieram competir com as tradicionais empresas petrolíferas. Para além disso, é hoje evidente que, embora cada empresa forneça produtos com determinadas especificações, eles acabam por ser idênticos entre si quando analisados pelo consumidor final. Este Plano de Marketing pretende responder então a uma questão fulcral: “Como cativar os consumidores da Geração Z para as estações de serviço de rede de uma determinada marca?” Para resolver esta problemática é proposto um leque de acções de Marketing a implementar por uma empresa do setor do retalho da indústria petrolífera que queira utilizar este plano de Marketing, realizado com base numa análise rigorosa à Geração Z e ao supramencionado setor de mercado. Conclui-se neste projecto que existem melhorias significativas que podem ser aplicadas no setor, com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor no ponto de venda, adaptando a vertente digital para obter os melhores resultados.Generation Z is promoting a big transformation in the way of thinking of companies. In a time where information multiplies itself as it could be previously impossible to imagine, there is a need for the companies to seek the best way to adapt themselves to this transformation. From paper to digital, almost everything has changed in the way of thinking and acting. In another scope, and as it happens in other industries, the oil industry, and particularly the retail sector is more competitive than never, where appeared gasoil company resellers, which came to compete with the traditional oil companies. Furthermore, it is obvious that, although each company provides products with own specifications, they end being identical through the eyes of the final costumer. This Marketing plan seeks to answer a central issue, which is: “How to captivate constituents of Generation Z to network service stations of one brand over another?” To solve this problem are presented in this Marketing plan several actions to develop by a company that belong to the retail sector of the oil industry which wants to use these ideas, accomplished based on a deep analysis on the Generation Z and the above mentioned market sector. The conclusions of this Marketing plan teach us that there are significant improvements to be made in this market sector, where the goal is improving the costumer experience in the point of sale, regarding the digital matter to get the best results.Marreiros, Cristina Isabel Galamba de Oliveira de CostaRUNGalvão, Vasco Maria Lopes Madureira Falcão2019-01-18T19:02:22Z2018-12-032018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/57828TID:202151719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:27:54Zoai:run.unl.pt:10362/57828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:07.948491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
title Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
spellingShingle Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
Galvão, Vasco Maria Lopes Madureira Falcão
Geração Z
Transformação geracional
Combustíveis
Plano de Marketing
Ponto de venda
Generational transformation
Fuels
Marketing plan
Point of sale
title_short Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
title_full Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
title_fullStr Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
title_full_unstemmed Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
title_sort Como cativar a Geração Z a estações de serviço : plano de marketing para as estações de rede
author Galvão, Vasco Maria Lopes Madureira Falcão
author_facet Galvão, Vasco Maria Lopes Madureira Falcão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marreiros, Cristina Isabel Galamba de Oliveira de Costa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Vasco Maria Lopes Madureira Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Z
Transformação geracional
Combustíveis
Plano de Marketing
Ponto de venda
Generational transformation
Fuels
Marketing plan
Point of sale
topic Geração Z
Transformação geracional
Combustíveis
Plano de Marketing
Ponto de venda
Generational transformation
Fuels
Marketing plan
Point of sale
description Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligence
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
2018-12-03T00:00:00Z
2019-01-18T19:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/57828
TID:202151719
url http://hdl.handle.net/10362/57828
identifier_str_mv TID:202151719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137953438498816