O sistema de transportes do exército português : da implantação da República ao advento da democracia (1910-1974)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43880 |
Resumo: | O Sistema de Transportes do Exército Português compreende todos os meios de transporte necessários para que as forças militares, que o compõem, tenham as condições e capacidades para conseguirem cumprir as suas missões. O período em estudo é rico em acontecimentos que tiveram influência no desenvolvimento do seu Sistema de Transportes. Após o fim da monarquia o regime republicano tentou reorganizar o Exército para que correspondesse aos seus anseios políticos, mas o deflagrar da Primeira Guerra Mundial veio agravar os problemas dessa reorganização pois foi necessário mobilizar forças, primeiro, para Angola e Moçambique e posteriormente para o território europeu da Flandres. As dificuldades da organização do serviço de transportes foram evidentes numa época em que a motorização ainda dava os primeiros passos e a tração animal era o meio de transporte mais utilizado. Com o final da guerra as dificuldades económicas e a instabilidade social não permitiram um grande desenvolvimento nem do Exército nem do seu sistema de transportes. Depois da revolução de 28 de maio de 1926 e a consequente ditadura militar e, mais tarde, a consolidação do Estado Novo ainda houve alguns passos para o desenvolvimento e motorização dos transportes do Exército tendo em conta a situação internacional pois a Europa já se encontrava numa situação de pré-conflito. A Segunda Guerra Mundial veio agravar as dificuldades portuguesas pois numa época em que a Europa estava mergulhada num conflito mundial e em que o país sofria, ainda, de uma grande insuficiência de motorização no sistema de transportes em que coexistem as viaturas automóveis e as viaturas hipomóveis com as inerentes dificuldades na aquisição de viaturas, sobressalentes, combustíveis e lubrificantes. Além disso, as prioridades dos países em conflito, e que poderiam fornecer material a Portugal, eram suprir as suas próprias dificuldades e insuficiências. Com o fim da Segunda Guerra Mundial existe um período de maior desenvolvimento tecnológico e de organização do sistema de transportes fruto da adesão de Portugal à NATO. Este salto qualitativo dos transportes vai ser posto à prova com o início da guerra colonial pois foi necessário organizar todo um sistema de transportes de pessoal e material para esses territórios bem com conseguir o seu reabastecimento ou evacuação para que as forças militares no terreno fossem capazes de desempenhar as suas missões com eficiência. |
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O sistema de transportes do exército português : da implantação da República ao advento da democracia (1910-1974)Portugal. Forças Armadas - Transporte - 1910-1974Transportes militares - Portugal - 1910-1974Veículos hipomóveis - Portugal - 1910-1974Logistica (Ciência militar) - Portugal - 1910-1974Portugal - História militar - séc.20Teses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO Sistema de Transportes do Exército Português compreende todos os meios de transporte necessários para que as forças militares, que o compõem, tenham as condições e capacidades para conseguirem cumprir as suas missões. O período em estudo é rico em acontecimentos que tiveram influência no desenvolvimento do seu Sistema de Transportes. Após o fim da monarquia o regime republicano tentou reorganizar o Exército para que correspondesse aos seus anseios políticos, mas o deflagrar da Primeira Guerra Mundial veio agravar os problemas dessa reorganização pois foi necessário mobilizar forças, primeiro, para Angola e Moçambique e posteriormente para o território europeu da Flandres. As dificuldades da organização do serviço de transportes foram evidentes numa época em que a motorização ainda dava os primeiros passos e a tração animal era o meio de transporte mais utilizado. Com o final da guerra as dificuldades económicas e a instabilidade social não permitiram um grande desenvolvimento nem do Exército nem do seu sistema de transportes. Depois da revolução de 28 de maio de 1926 e a consequente ditadura militar e, mais tarde, a consolidação do Estado Novo ainda houve alguns passos para o desenvolvimento e motorização dos transportes do Exército tendo em conta a situação internacional pois a Europa já se encontrava numa situação de pré-conflito. A Segunda Guerra Mundial veio agravar as dificuldades portuguesas pois numa época em que a Europa estava mergulhada num conflito mundial e em que o país sofria, ainda, de uma grande insuficiência de motorização no sistema de transportes em que coexistem as viaturas automóveis e as viaturas hipomóveis com as inerentes dificuldades na aquisição de viaturas, sobressalentes, combustíveis e lubrificantes. Além disso, as prioridades dos países em conflito, e que poderiam fornecer material a Portugal, eram suprir as suas próprias dificuldades e insuficiências. Com o fim da Segunda Guerra Mundial existe um período de maior desenvolvimento tecnológico e de organização do sistema de transportes fruto da adesão de Portugal à NATO. Este salto qualitativo dos transportes vai ser posto à prova com o início da guerra colonial pois foi necessário organizar todo um sistema de transportes de pessoal e material para esses territórios bem com conseguir o seu reabastecimento ou evacuação para que as forças militares no terreno fossem capazes de desempenhar as suas missões com eficiência.The Portuguese Army Transport System comprises all the necessary means of transport so that the military forces that compose it have the conditions and capabilities to be able to accomplish their missions. The period under study is rich in events that have influenced the development of its Transport System. After the end of the monarchy, the republican regime tried to reorganize the army to correspond to its political desires, but the outbreak of First World War aggravated the problems of this reorganization because it was necessary to mobilize forces, first to Angola and Mozambique and subsequently to the European territory of Flanders. The difficulties of organizing the transport service were evident at a time when motorization was still took the first steps and animal traction was the most used means of transport. With the end of the war, economic difficulties and social instability did not allow for a major development of either the army or its transport system. After the revolution of 28 May 1926 and the consequent military dictatorship and, later, the consolidation of the Estado Novo, there were still some steps towards the development and motorization of the army's transport taking into account the international situation because Europe was already in a pre-conflict situation. The Second World War aggravated the Portuguese difficulties because at a time when Europe was plunged into a world conflict and when the country still suffered from a great lack of motorization in the transport system in which coexisting cars and Horse-drawn the inherent difficulties in acquiring vehicles, spares, fuels and lubricants. In addition, the priorities of the countries in conflict and which could provide material to Portugal, were to supply their own difficulties and shortcomings. With the end of Second World War, there is a period of greater technological development and organization of the transport system as a result of Portugal joining NATO. This qualitative leap in transport will be tested with the onset of the colonial war, as it was necessary to organize a whole system of transport of personnel and material for these territories as well as to get their refueling or evacuation so that the military forces on the ground were able to perform their missions efficiently.Ventura, AntónioVarandas, JoséRepositório da Universidade de LisboaEmídio, Paulo Alexandre de Sousa Rodrigues2020-06-19T16:08:52Z2020-02-192019-09-122020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43880TID:202448371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:36.250872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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