A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sílvia Raquel Soares do Carmo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9657
Resumo: Embora o Celebrity Endorsement seja uma ferramenta de marketing já consagrada, a ascensão digital e o ritmo frenético das redes sociais vieram reclamar mudanças no império. A evolução furiosa das redes sociais dotou o utilizador actual de uma exigência urgente, transformaram posts em gatilhos e o ontem obsoleto. Com esta metamorfose, as marcas viram-se obrigadas a acompanhar a mudança, a adoptarem propriedades camaleónicas e a readaptarem-se ao mercado. Neste sentido, agitaram a varinha de condão e transformaram o tradicional celebrity endorser num agente omnipresente, coexistindo activa e paralelamente tanto no offline como no online. O que se pretende deste estudo do tipo qualitativo e profundidade descritiva é aferir, por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e um método de amostragem não-aleatório, a percepção que o indivíduo tem quanto à influência que o Celebrity Endorsement nas redes sociais tem no consumo.
id RCAP_83a01dc2efccd3dfdbab9105463aeef7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumoUma abordagem nas redes sociaisCelebrity endorsementRedes sociaisCelebrity endorsement nas redes sociaisCelebridadesMarketing digitalPublicidadeInfluência das celebridadesEmbora o Celebrity Endorsement seja uma ferramenta de marketing já consagrada, a ascensão digital e o ritmo frenético das redes sociais vieram reclamar mudanças no império. A evolução furiosa das redes sociais dotou o utilizador actual de uma exigência urgente, transformaram posts em gatilhos e o ontem obsoleto. Com esta metamorfose, as marcas viram-se obrigadas a acompanhar a mudança, a adoptarem propriedades camaleónicas e a readaptarem-se ao mercado. Neste sentido, agitaram a varinha de condão e transformaram o tradicional celebrity endorser num agente omnipresente, coexistindo activa e paralelamente tanto no offline como no online. O que se pretende deste estudo do tipo qualitativo e profundidade descritiva é aferir, por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e um método de amostragem não-aleatório, a percepção que o indivíduo tem quanto à influência que o Celebrity Endorsement nas redes sociais tem no consumo.Even though the concept of celebrity endorsement is already considered a marketing tool, the digital evolution and the continuous progress of social networking services came to establish some changes in the world. This nonstop and abrupt development in these services and mobile applications gave to the modern users the necessity of certain requirements, converting “posts” into triggers and the “yesterday” into something outdated and old-fashioned. Brands were forced to keep up with this constant change and advancement because they felt the demand of fulfilling different necessities and desires of their target market. This means that it was imperative that the conventional celebrity endorser became into an omnipresent agent, in the offline and online services simultaneously. This investigation features a qualitative and descriptive study that aims the awareness of an individual about the existence or not of an influence in his decision of purchasing something endorsed by a celebrity in social networking services. This process was accomplished by doing semi-structured interviews by a non-random sampling system.Universidade Europeia - Laureate International UniversitiesRepositório ComumLopes, Sílvia Raquel Soares do Carmo2015-08-25T11:05:50Z2015-07-242015-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9657TID:201132575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:54.935070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
Uma abordagem nas redes sociais
title A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
spellingShingle A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
Lopes, Sílvia Raquel Soares do Carmo
Celebrity endorsement
Redes sociais
Celebrity endorsement nas redes sociais
Celebridades
Marketing digital
Publicidade
Influência das celebridades
title_short A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
title_full A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
title_fullStr A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
title_full_unstemmed A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
title_sort A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumo
author Lopes, Sílvia Raquel Soares do Carmo
author_facet Lopes, Sílvia Raquel Soares do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sílvia Raquel Soares do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Celebrity endorsement
Redes sociais
Celebrity endorsement nas redes sociais
Celebridades
Marketing digital
Publicidade
Influência das celebridades
topic Celebrity endorsement
Redes sociais
Celebrity endorsement nas redes sociais
Celebridades
Marketing digital
Publicidade
Influência das celebridades
description Embora o Celebrity Endorsement seja uma ferramenta de marketing já consagrada, a ascensão digital e o ritmo frenético das redes sociais vieram reclamar mudanças no império. A evolução furiosa das redes sociais dotou o utilizador actual de uma exigência urgente, transformaram posts em gatilhos e o ontem obsoleto. Com esta metamorfose, as marcas viram-se obrigadas a acompanhar a mudança, a adoptarem propriedades camaleónicas e a readaptarem-se ao mercado. Neste sentido, agitaram a varinha de condão e transformaram o tradicional celebrity endorser num agente omnipresente, coexistindo activa e paralelamente tanto no offline como no online. O que se pretende deste estudo do tipo qualitativo e profundidade descritiva é aferir, por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e um método de amostragem não-aleatório, a percepção que o indivíduo tem quanto à influência que o Celebrity Endorsement nas redes sociais tem no consumo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25T11:05:50Z
2015-07-24
2015-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9657
TID:201132575
url http://hdl.handle.net/10400.26/9657
identifier_str_mv TID:201132575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Europeia - Laureate International Universities
publisher.none.fl_str_mv Universidade Europeia - Laureate International Universities
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550992543055872