Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuteeva, Maria
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1701
Resumo: Este artigo examina a influência de The Golden Bough (1890-1915) de Sir James Frazer no último romance de C.S. Lewis Till We Have Faces (1956). O primeiro é um ensaio de antropologia subtitulado “um estudo em magia e religião”, enquanto o último é um romance com subtítulo “um mito recontado”. O foco principal deste artigo reside nas descrições de crenças e práticas religiosas, em particular a temática mítica da mãe divina e seu filho/amante. A relação Frazer-Lewis pode ser vista como um exemplo forte das ligações íntimas entre a academia do século dezanove e a ‘mitopoeia’ do século vinte. Assim, Frazer e Lewis aparecem como criadores de mitos e como antropólogos: Frazer começa como um antropólogo, mas acaba a sua escrita com algo que pode ser visto como uma colecção literária de mitos, enquanto Lewis, criador de mitos, se torna um antropólogo em seu mundo imaginado. This paper examines the influence of Sir James Frazer’s Golden Bough (1890-1915) upon Till We Have Faces (1956), the last novel of C. S. Lewis. The former is a research in anthropology subtitled ‘a study in magic and religion’, whereas the latter is a novel subtitled ‘a myth retold’. The main focus of this article is on the descriptions of religious beliefs and practices, particularly the motif of the divine-mother-and-son/lover. The author argues that the Frazer-Lewis connection can be seen as a strong example of intimate links between nineteenth-century scholarship and twentieth-century mythopoeia. Thus both Frazer and Lewis appear to be mythmakers and anthropologists: Frazer starts as an anthropologist, but ends up writing what in a way can be seen as a literary collection of myths, whereas Lewis-the-mythmaker becomes an anthropologist in his own imaginary world.
id RCAP_83a6ed409d3c494f4cfecfe1555e1f05
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/1701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)Este artigo examina a influência de The Golden Bough (1890-1915) de Sir James Frazer no último romance de C.S. Lewis Till We Have Faces (1956). O primeiro é um ensaio de antropologia subtitulado “um estudo em magia e religião”, enquanto o último é um romance com subtítulo “um mito recontado”. O foco principal deste artigo reside nas descrições de crenças e práticas religiosas, em particular a temática mítica da mãe divina e seu filho/amante. A relação Frazer-Lewis pode ser vista como um exemplo forte das ligações íntimas entre a academia do século dezanove e a ‘mitopoeia’ do século vinte. Assim, Frazer e Lewis aparecem como criadores de mitos e como antropólogos: Frazer começa como um antropólogo, mas acaba a sua escrita com algo que pode ser visto como uma colecção literária de mitos, enquanto Lewis, criador de mitos, se torna um antropólogo em seu mundo imaginado. This paper examines the influence of Sir James Frazer’s Golden Bough (1890-1915) upon Till We Have Faces (1956), the last novel of C. S. Lewis. The former is a research in anthropology subtitled ‘a study in magic and religion’, whereas the latter is a novel subtitled ‘a myth retold’. The main focus of this article is on the descriptions of religious beliefs and practices, particularly the motif of the divine-mother-and-son/lover. The author argues that the Frazer-Lewis connection can be seen as a strong example of intimate links between nineteenth-century scholarship and twentieth-century mythopoeia. Thus both Frazer and Lewis appear to be mythmakers and anthropologists: Frazer starts as an anthropologist, but ends up writing what in a way can be seen as a literary collection of myths, whereas Lewis-the-mythmaker becomes an anthropologist in his own imaginary world.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaKuteeva, Maria2010-12-29T15:15:53Z2000-01-01T00:00:00Z2000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1701engAntropológicas. Porto. ISSN 0873-819X. 4 (2000) 99-111.0873-819Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:47Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:33.179074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
title Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
spellingShingle Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
Kuteeva, Maria
title_short Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
title_full Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
title_fullStr Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
title_full_unstemmed Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
title_sort Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)
author Kuteeva, Maria
author_facet Kuteeva, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuteeva, Maria
description Este artigo examina a influência de The Golden Bough (1890-1915) de Sir James Frazer no último romance de C.S. Lewis Till We Have Faces (1956). O primeiro é um ensaio de antropologia subtitulado “um estudo em magia e religião”, enquanto o último é um romance com subtítulo “um mito recontado”. O foco principal deste artigo reside nas descrições de crenças e práticas religiosas, em particular a temática mítica da mãe divina e seu filho/amante. A relação Frazer-Lewis pode ser vista como um exemplo forte das ligações íntimas entre a academia do século dezanove e a ‘mitopoeia’ do século vinte. Assim, Frazer e Lewis aparecem como criadores de mitos e como antropólogos: Frazer começa como um antropólogo, mas acaba a sua escrita com algo que pode ser visto como uma colecção literária de mitos, enquanto Lewis, criador de mitos, se torna um antropólogo em seu mundo imaginado. This paper examines the influence of Sir James Frazer’s Golden Bough (1890-1915) upon Till We Have Faces (1956), the last novel of C. S. Lewis. The former is a research in anthropology subtitled ‘a study in magic and religion’, whereas the latter is a novel subtitled ‘a myth retold’. The main focus of this article is on the descriptions of religious beliefs and practices, particularly the motif of the divine-mother-and-son/lover. The author argues that the Frazer-Lewis connection can be seen as a strong example of intimate links between nineteenth-century scholarship and twentieth-century mythopoeia. Thus both Frazer and Lewis appear to be mythmakers and anthropologists: Frazer starts as an anthropologist, but ends up writing what in a way can be seen as a literary collection of myths, whereas Lewis-the-mythmaker becomes an anthropologist in his own imaginary world.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01T00:00:00Z
2000-01-01T00:00:00Z
2010-12-29T15:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/1701
url http://hdl.handle.net/10284/1701
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Antropológicas. Porto. ISSN 0873-819X. 4 (2000) 99-111.
0873-819X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130248140292096