Desenvolvimento do mercado petcare e petfood – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Diogo Franco de Sá de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8771
Resumo: O alimento é o aspecto mais importante no cuidado a ter com os nossos pets (animais domésticos), assim é relevante termos em atenção não só, quais destes são benéficos para a saúde, como também quais são aliciantes para os animais e para os seus tutores. O mercado de petfood continua ativo e requer cada vez mais reavaliações aos produtos, a fim de concluir a adequação e eficácia dos novos produtos. A chave principal do sucesso mantém-se a mesma, a palatibilidade, pois é esta característica que leva à tentação e consequente consumo do alimento. Portanto deve continuar-se a dar-lhe a máxima importância. Com este trabalho pretende-se fazer uma revisão do crescimento do mercado petcare em Portugal, comparando-o à situação atual a nível Mundial e rever as novas tendências. Para este efeito, foi realizado, durante o evento ―Pet Festival‖, que teve lugar no centro de exposições da Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre os dias 29 a 31 de janeiro de 2016, um questionário aos visitantes, acerca do conhecimento do sistema de classificação de alimentação, no qual se concluiu que 72,92% (299/410) dos inquiridos estariam a par da classificação existente nas diferentes gamas de petfood. A par disto, as gamas premium e superpremium tendem cada vez mais a entrar nos lares dos Portugueses, o que revela que os tutores estão cada vez mais preocupados com a qualidade do alimento e por conseguinte cada vez mais disponíveis a aumentar os seus gastos em relação à alimentação dos seus animais. Assim conclui-se que o mercado em Portugal se enquadra na situação actual da Europa Ocidental, observando-se um amadurecimento, manifestado pelo crescimento na compra de gamas de premium e superpremium petfood e pelo decréscimo da aquisição de gamas mais económicas e gamas de meia tabela.
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