Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.4816 |
Resumo: | A tecnologia tem gerado convergência no ensino das línguas, melhorando as formas do ensino em aula e criando novas possibilidades de aprendizagem autónoma. Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL) permite corrigir erros de forma autónoma e inteligente, com base no Sistema Tutorial Inteligente (STI) e desenvolver estratégias de aprendizagem e autonomia. Os materiais de aprendizagem autorregulada associados ao ICALL enriqueceram os métodos de aprendizagem e deram aos aprendentes mais hipóteses de aprendizagem fora das aulas, ajudando-os a desenvolver uma aprendizagem autónoma. Este estudo pretende analisar a influência do ICALL no desenho dos materiais de aprendizagem autorregulada de Português como Língua Estrangeira (PLE), investigando como é que a tecnologia ajuda os aprendentes a entenderem porque é que estudam, o que é que estudam e como é que estudam. Demonstra-se o que é que o ICALL faz melhor na identificação e na correção dos erros, mas também se conclui que ainda é necessário melhorar os seus modelos e estruturas, em comparação com os materiais da aprendizagem autorregulada impressos. Pretende-se assim fomentar a articulação entre a aprendizagem de línguas estrangeiras, entre elas, a aprendizagem de PLE e a dinâmica das sociedades cada vez mais marcadas pelo uso das tecnologias. |
id |
RCAP_83bf351f02b6ca2d930b97282a3d8bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/4816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materialsA tecnologia capacita: uma investigação do ICALL no desenho de materiais de aprendizagem autorreguladaICALLMateriais da aprendizagem autorreguladaPLEICALLSelf-regulated learning materialsPFLA tecnologia tem gerado convergência no ensino das línguas, melhorando as formas do ensino em aula e criando novas possibilidades de aprendizagem autónoma. Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL) permite corrigir erros de forma autónoma e inteligente, com base no Sistema Tutorial Inteligente (STI) e desenvolver estratégias de aprendizagem e autonomia. Os materiais de aprendizagem autorregulada associados ao ICALL enriqueceram os métodos de aprendizagem e deram aos aprendentes mais hipóteses de aprendizagem fora das aulas, ajudando-os a desenvolver uma aprendizagem autónoma. Este estudo pretende analisar a influência do ICALL no desenho dos materiais de aprendizagem autorregulada de Português como Língua Estrangeira (PLE), investigando como é que a tecnologia ajuda os aprendentes a entenderem porque é que estudam, o que é que estudam e como é que estudam. Demonstra-se o que é que o ICALL faz melhor na identificação e na correção dos erros, mas também se conclui que ainda é necessário melhorar os seus modelos e estruturas, em comparação com os materiais da aprendizagem autorregulada impressos. Pretende-se assim fomentar a articulação entre a aprendizagem de línguas estrangeiras, entre elas, a aprendizagem de PLE e a dinâmica das sociedades cada vez mais marcadas pelo uso das tecnologias.Technology has generated convergence in language teaching, improving classroom teaching and creating new possibilities for autonomous learning. Intelligent Computer-Assisted Language Learning (ICALL) allows to correct errors autonomously and intelligently, based on the Intelligent Tutorial System (ITS) and to develop learning and autonomy strategies. The self-regulated learning materials associated with ICALL have enriched learning methods and have given learners more possibilities to learn outside the classroom, helping them develop autonomous learning. This study aims to analyse the influence of ICALL on the design of Portuguese as Foreign Language (PFL) self-regulated learning materials, investigating how technology allows learners to understand why they study, what they study and how they study. It demonstrates what ICALL does best in identifying and correcting errors, but also concludes that its models and structures still need to be improved compared to printed self-regulated learning materials. The aim is thus to promote the articulation between foreign language learning, the learning of PFL and the dynamics of societies increasingly marked by the use of technologies.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4816https://doi.org/10.21814/diacritica.4816Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 232-248Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 232-2482183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816/5281Direitos de Autor (c) 2023 Xuechun Yu, Catarina Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessYu, XuechunGaspar, Catarina2023-05-19T07:45:14Zoai:journals.uminho.pt:article/4816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:58.767016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials A tecnologia capacita: uma investigação do ICALL no desenho de materiais de aprendizagem autorregulada |
title |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials |
spellingShingle |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials Yu, Xuechun ICALL Materiais da aprendizagem autorregulada PLE ICALL Self-regulated learning materials PFL |
title_short |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials |
title_full |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials |
title_fullStr |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials |
title_full_unstemmed |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials |
title_sort |
Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials |
author |
Yu, Xuechun |
author_facet |
Yu, Xuechun Gaspar, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar, Catarina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yu, Xuechun Gaspar, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ICALL Materiais da aprendizagem autorregulada PLE ICALL Self-regulated learning materials PFL |
topic |
ICALL Materiais da aprendizagem autorregulada PLE ICALL Self-regulated learning materials PFL |
description |
A tecnologia tem gerado convergência no ensino das línguas, melhorando as formas do ensino em aula e criando novas possibilidades de aprendizagem autónoma. Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL) permite corrigir erros de forma autónoma e inteligente, com base no Sistema Tutorial Inteligente (STI) e desenvolver estratégias de aprendizagem e autonomia. Os materiais de aprendizagem autorregulada associados ao ICALL enriqueceram os métodos de aprendizagem e deram aos aprendentes mais hipóteses de aprendizagem fora das aulas, ajudando-os a desenvolver uma aprendizagem autónoma. Este estudo pretende analisar a influência do ICALL no desenho dos materiais de aprendizagem autorregulada de Português como Língua Estrangeira (PLE), investigando como é que a tecnologia ajuda os aprendentes a entenderem porque é que estudam, o que é que estudam e como é que estudam. Demonstra-se o que é que o ICALL faz melhor na identificação e na correção dos erros, mas também se conclui que ainda é necessário melhorar os seus modelos e estruturas, em comparação com os materiais da aprendizagem autorregulada impressos. Pretende-se assim fomentar a articulação entre a aprendizagem de línguas estrangeiras, entre elas, a aprendizagem de PLE e a dinâmica das sociedades cada vez mais marcadas pelo uso das tecnologias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/diacritica.4816 https://doi.org/10.21814/diacritica.4816 |
url |
https://doi.org/10.21814/diacritica.4816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816 https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816/5281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Xuechun Yu, Catarina Gaspar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Xuechun Yu, Catarina Gaspar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 232-248 Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 232-248 2183-9174 0870-8967 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131596983369728 |