Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yu, Xuechun
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gaspar, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.4816
Resumo: A tecnologia tem gerado convergência no ensino das línguas, melhorando as formas do ensino em aula e criando novas possibilidades de aprendizagem autónoma. Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL) permite corrigir erros de forma autónoma e inteligente, com base no Sistema Tutorial Inteligente (STI) e desenvolver estratégias de aprendizagem e autonomia. Os materiais de aprendizagem autorregulada associados ao ICALL enriqueceram os métodos de aprendizagem e deram aos aprendentes mais hipóteses de aprendizagem fora das aulas, ajudando-os a desenvolver uma aprendizagem autónoma. Este estudo pretende analisar a influência do ICALL no desenho dos materiais de aprendizagem autorregulada de Português como Língua Estrangeira (PLE), investigando como é que a tecnologia ajuda os aprendentes a entenderem porque é que estudam, o que é que estudam e como é que estudam. Demonstra-se o que é que o ICALL faz melhor na identificação e na correção dos erros, mas também se conclui que ainda é necessário melhorar os seus modelos e estruturas, em comparação com os materiais da aprendizagem autorregulada impressos. Pretende-se assim fomentar a articulação entre a aprendizagem de línguas estrangeiras, entre elas, a aprendizagem de PLE e a dinâmica das sociedades cada vez mais marcadas pelo uso das tecnologias.
id RCAP_83bf351f02b6ca2d930b97282a3d8bcf
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materialsA tecnologia capacita: uma investigação do ICALL no desenho de materiais de aprendizagem autorreguladaICALLMateriais da aprendizagem autorreguladaPLEICALLSelf-regulated learning materialsPFLA tecnologia tem gerado convergência no ensino das línguas, melhorando as formas do ensino em aula e criando novas possibilidades de aprendizagem autónoma. Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL) permite corrigir erros de forma autónoma e inteligente, com base no Sistema Tutorial Inteligente (STI) e desenvolver estratégias de aprendizagem e autonomia. Os materiais de aprendizagem autorregulada associados ao ICALL enriqueceram os métodos de aprendizagem e deram aos aprendentes mais hipóteses de aprendizagem fora das aulas, ajudando-os a desenvolver uma aprendizagem autónoma. Este estudo pretende analisar a influência do ICALL no desenho dos materiais de aprendizagem autorregulada de Português como Língua Estrangeira (PLE), investigando como é que a tecnologia ajuda os aprendentes a entenderem porque é que estudam, o que é que estudam e como é que estudam. Demonstra-se o que é que o ICALL faz melhor na identificação e na correção dos erros, mas também se conclui que ainda é necessário melhorar os seus modelos e estruturas, em comparação com os materiais da aprendizagem autorregulada impressos. Pretende-se assim fomentar a articulação entre a aprendizagem de línguas estrangeiras, entre elas, a aprendizagem de PLE e a dinâmica das sociedades cada vez mais marcadas pelo uso das tecnologias.Technology has generated convergence in language teaching, improving classroom teaching and creating new possibilities for autonomous learning. Intelligent Computer-Assisted Language Learning (ICALL) allows to correct errors autonomously and intelligently, based on the Intelligent Tutorial System (ITS) and to develop learning and autonomy strategies. The self-regulated learning materials associated with ICALL have enriched learning methods and have given learners more possibilities to learn outside the classroom, helping them develop autonomous learning. This study aims to analyse the influence of ICALL on the design of Portuguese as Foreign Language (PFL) self-regulated learning materials, investigating how technology allows learners to understand why they study, what they study and how they study. It demonstrates what ICALL does best in identifying and correcting errors, but also concludes that its models and structures still need to be improved compared to printed self-regulated learning materials. The aim is thus to promote the articulation between foreign language learning, the learning of PFL and the dynamics of societies increasingly marked by the use of technologies.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4816https://doi.org/10.21814/diacritica.4816Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 232-248Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 232-2482183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816/5281Direitos de Autor (c) 2023 Xuechun Yu, Catarina Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessYu, XuechunGaspar, Catarina2023-05-19T07:45:14Zoai:journals.uminho.pt:article/4816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:58.767016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
A tecnologia capacita: uma investigação do ICALL no desenho de materiais de aprendizagem autorregulada
title Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
spellingShingle Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
Yu, Xuechun
ICALL
Materiais da aprendizagem autorregulada
PLE
ICALL
Self-regulated learning materials
PFL
title_short Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
title_full Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
title_fullStr Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
title_full_unstemmed Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
title_sort Technology empowers: an investigation of ICALL’s influence on the design of self-regulated learning materials
author Yu, Xuechun
author_facet Yu, Xuechun
Gaspar, Catarina
author_role author
author2 Gaspar, Catarina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yu, Xuechun
Gaspar, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv ICALL
Materiais da aprendizagem autorregulada
PLE
ICALL
Self-regulated learning materials
PFL
topic ICALL
Materiais da aprendizagem autorregulada
PLE
ICALL
Self-regulated learning materials
PFL
description A tecnologia tem gerado convergência no ensino das línguas, melhorando as formas do ensino em aula e criando novas possibilidades de aprendizagem autónoma. Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL) permite corrigir erros de forma autónoma e inteligente, com base no Sistema Tutorial Inteligente (STI) e desenvolver estratégias de aprendizagem e autonomia. Os materiais de aprendizagem autorregulada associados ao ICALL enriqueceram os métodos de aprendizagem e deram aos aprendentes mais hipóteses de aprendizagem fora das aulas, ajudando-os a desenvolver uma aprendizagem autónoma. Este estudo pretende analisar a influência do ICALL no desenho dos materiais de aprendizagem autorregulada de Português como Língua Estrangeira (PLE), investigando como é que a tecnologia ajuda os aprendentes a entenderem porque é que estudam, o que é que estudam e como é que estudam. Demonstra-se o que é que o ICALL faz melhor na identificação e na correção dos erros, mas também se conclui que ainda é necessário melhorar os seus modelos e estruturas, em comparação com os materiais da aprendizagem autorregulada impressos. Pretende-se assim fomentar a articulação entre a aprendizagem de línguas estrangeiras, entre elas, a aprendizagem de PLE e a dinâmica das sociedades cada vez mais marcadas pelo uso das tecnologias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.4816
https://doi.org/10.21814/diacritica.4816
url https://doi.org/10.21814/diacritica.4816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4816/5281
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Xuechun Yu, Catarina Gaspar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Xuechun Yu, Catarina Gaspar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 232-248
Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 232-248
2183-9174
0870-8967
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131596983369728