O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Margarida Melo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8108
Resumo: No universo da informação a tríade SUJEITO-DOCUMENTO-CONHECIMENTO assume particular relevância no sentido da total redefinição das missões exigidas às bibliotecas. As formas e os suportes convencionais em que assenta a transmissão do saber disciplinar, componentes fundamentais integrados num processo multissecular de exigentes práticas cientificas. técnicas e culturais, acusam, nos nossos dias, uma relativa inadequação face à enorme quantidade e à ininterrupta circulação de informação. a um tempo. determinante da reformulação das práticas de inquirição e de pesquisa do saber como da sua organização e difusão. Nos seus múltiplos objectos/formas/instrumentos. o saber disciplinar especializado. estando submetido como está a uma transformação e actualização permanentes. impõe um ritmo acelerado de difusão nas comunidades restritas dos seus utilizadores. As novas tecnologias de informação servem de meio simultaneamente. à dispersão informativa especializada e à abertura de possibilidades de intercomunicação globalizante. Entre a dispersão informativa e a comunicação formadora desenha-se toda uma problemática filosófica de expressão ôntico­gnosiológica em que as questões próprias do domínio do conhecimento objectivo apelam a uma correspondente conduta e exigente investigação subjectiva-existencial. As bibliotecas enquanto organismos vivos, enquanto microcosmos essenciais no devir do saber são instrumentos activos desta problemática. razão pela qual se deverá pensar e redefinir o seu estatuto no processo de decifração do mundo e da ilustração do homem.
id RCAP_83cf917900e16c0fb3e526d0c7d9a721
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecerNo universo da informação a tríade SUJEITO-DOCUMENTO-CONHECIMENTO assume particular relevância no sentido da total redefinição das missões exigidas às bibliotecas. As formas e os suportes convencionais em que assenta a transmissão do saber disciplinar, componentes fundamentais integrados num processo multissecular de exigentes práticas cientificas. técnicas e culturais, acusam, nos nossos dias, uma relativa inadequação face à enorme quantidade e à ininterrupta circulação de informação. a um tempo. determinante da reformulação das práticas de inquirição e de pesquisa do saber como da sua organização e difusão. Nos seus múltiplos objectos/formas/instrumentos. o saber disciplinar especializado. estando submetido como está a uma transformação e actualização permanentes. impõe um ritmo acelerado de difusão nas comunidades restritas dos seus utilizadores. As novas tecnologias de informação servem de meio simultaneamente. à dispersão informativa especializada e à abertura de possibilidades de intercomunicação globalizante. Entre a dispersão informativa e a comunicação formadora desenha-se toda uma problemática filosófica de expressão ôntico­gnosiológica em que as questões próprias do domínio do conhecimento objectivo apelam a uma correspondente conduta e exigente investigação subjectiva-existencial. As bibliotecas enquanto organismos vivos, enquanto microcosmos essenciais no devir do saber são instrumentos activos desta problemática. razão pela qual se deverá pensar e redefinir o seu estatuto no processo de decifração do mundo e da ilustração do homem.ln the universe of communication and information the triad combination of subject-document-knowledge plays an important role in the re-definition of the tasks that are ascribed to libraries. The conventional means and forms of communication that, throughout the centuries, have been used to sustain scientific, technical and cultural performances, and by which the transmission of disciplinary learning was sustained is nowadays showing their relative inadequacy in view of the huge quantity and ceaseless circulation of information, whose increasing rhythms are causing a drastic reformulation in the practices of research, organization and diffusion of knowledge. Submitted as it is to a constant transformation and up-dating, the specialized learning, in its multiple objects/forms/instruments, is actually enforcing a faster rhythm of communication among the restricted communities of its users. Therefore, the new technologies of information may be used both as means to disperse specialized information and to open unprecedented and global intercommunication possibilities. Between the information that becomes more and more diffused and the communication that aims to instruct, it is drawn a whole range of philosophical problems related with the general theory of knowledge and the general theory of being. These are problems which imply that the increasingly complex issues raised in the area of objective knowledge call for a corresponding inquiry in the subjective­existential dimension of life. Libraries as living organisms, as essential microcosms in the transmission of general and specialized knowledge are indeed important elements in the aforesaid problem, and that is why their role in the disclosing process of the world and in Man' s process of self-illustration has to be thought over and reshaped.2017-10-27T14:14:00Z2017-10-27T00:00:00Z2017-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8108porCarvalho, Maria Margarida Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:24.662094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
title O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
spellingShingle O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
Carvalho, Maria Margarida Melo
title_short O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
title_full O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
title_fullStr O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
title_full_unstemmed O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
title_sort O acesso à informação: da problemática do ser ao conhecer
author Carvalho, Maria Margarida Melo
author_facet Carvalho, Maria Margarida Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Margarida Melo
description No universo da informação a tríade SUJEITO-DOCUMENTO-CONHECIMENTO assume particular relevância no sentido da total redefinição das missões exigidas às bibliotecas. As formas e os suportes convencionais em que assenta a transmissão do saber disciplinar, componentes fundamentais integrados num processo multissecular de exigentes práticas cientificas. técnicas e culturais, acusam, nos nossos dias, uma relativa inadequação face à enorme quantidade e à ininterrupta circulação de informação. a um tempo. determinante da reformulação das práticas de inquirição e de pesquisa do saber como da sua organização e difusão. Nos seus múltiplos objectos/formas/instrumentos. o saber disciplinar especializado. estando submetido como está a uma transformação e actualização permanentes. impõe um ritmo acelerado de difusão nas comunidades restritas dos seus utilizadores. As novas tecnologias de informação servem de meio simultaneamente. à dispersão informativa especializada e à abertura de possibilidades de intercomunicação globalizante. Entre a dispersão informativa e a comunicação formadora desenha-se toda uma problemática filosófica de expressão ôntico­gnosiológica em que as questões próprias do domínio do conhecimento objectivo apelam a uma correspondente conduta e exigente investigação subjectiva-existencial. As bibliotecas enquanto organismos vivos, enquanto microcosmos essenciais no devir do saber são instrumentos activos desta problemática. razão pela qual se deverá pensar e redefinir o seu estatuto no processo de decifração do mundo e da ilustração do homem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27T14:14:00Z
2017-10-27T00:00:00Z
2017-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8108
url http://hdl.handle.net/10348/8108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137152428146688