Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Carla Maria Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11622
Resumo: O presente relatório emerge do 4.º Curso de Mestrado de Natureza Profissional, na área de Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica, desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa. A qualidade dos cuidados de enfermagem consagrou-se num imperativo e numa preocupação no agir do enfermeiro, contribuindo para o desenvolvimento da disciplina e profissão de Enfermagem. Esta qualidade traduz-se na disponibilização de cuidados de enfermagem diferenciados e dirigidos às necessidades do doente e família, nos quais os enfermeiros especialistas assumem um papel primordial na garantia dessa mesma qualidade. Este documento espelha o percurso de aprendizagem desenvolvido ao longo desta formação e que se envolveu em contextos de prestação de cuidados de enfermagem díspares. Nele, encontram-se representados os objetivos inicialmente traçados e que delinearam estratégias de intervenção, as atividades protagonizadas, as dificuldades sentidas, e a descrição das competências adquiridas. A pertinência da sua elaboração reside na promoção de momentos reflexivos em que se procede a uma análise e avaliação minuciosas e críticas sobre o percurso realizado. O enfermeiro especialista na área médico-cirúrgica, possui um manancial de conhecimentos e um domínio de habilidades técnico-relacionais que lhe conferem uma exímia capacidade de atuação perante o doente e família que vivencia processos de saúde/doença críticos. Nesse sentido, a minha intervenção desenrolou-se em três contextos específicos, no relatório denominados de módulos, e que representam a componente prática da formação - Estágio. O Módulo I, Serviço de Urgência, no qual obtive creditação por ter exercido funções no serviço de urgência do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE entre 2004 e 2010 e no serviço de urgência do HPP Hospital de Cascais no período compreendido entre 2010 e 2011. O Módulo II, Cuidados Intensivos/Intermédios, desenrolou-se na Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios do HPP Hospital de Cascais e por último o Módulo III, que teve como palco de atuação o Bloco Operatório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE. O relatório termina com um capítulo reservado à reflexão final onde exponho os contributos, as fragilidades e limitações sentidas neste período formativo.
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Nele, encontram-se representados os objetivos inicialmente traçados e que delinearam estratégias de intervenção, as atividades protagonizadas, as dificuldades sentidas, e a descrição das competências adquiridas. A pertinência da sua elaboração reside na promoção de momentos reflexivos em que se procede a uma análise e avaliação minuciosas e críticas sobre o percurso realizado. O enfermeiro especialista na área médico-cirúrgica, possui um manancial de conhecimentos e um domínio de habilidades técnico-relacionais que lhe conferem uma exímia capacidade de atuação perante o doente e família que vivencia processos de saúde/doença críticos. Nesse sentido, a minha intervenção desenrolou-se em três contextos específicos, no relatório denominados de módulos, e que representam a componente prática da formação - Estágio. O Módulo I, Serviço de Urgência, no qual obtive creditação por ter exercido funções no serviço de urgência do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE entre 2004 e 2010 e no serviço de urgência do HPP Hospital de Cascais no período compreendido entre 2010 e 2011. O Módulo II, Cuidados Intensivos/Intermédios, desenrolou-se na Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios do HPP Hospital de Cascais e por último o Módulo III, que teve como palco de atuação o Bloco Operatório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE. O relatório termina com um capítulo reservado à reflexão final onde exponho os contributos, as fragilidades e limitações sentidas neste período formativo.The hereby report emerges from the forth Masters Course of Professional Nature, in the area of Medical-Surgical Nursing Specialty, developed by the Portuguese Catholic University’s Health Sciences Institute. The nursing care quality was enshrined in an imperative and concerned act from the nurse, this way giving its contribution to the discipline and whole nursing profession development. This quality is reflected in the nursing care provision, which is differentiated and geared to the patient and his family’s needs, and in which the specialist nurse assumes a key role ensuring that same quality. This document reflects the whole learning process developed during this formation and that involved dissimilar nursing care provision contexts. In it, it’s represented the initial established goals, which outlined an intervention strategy, the activities elaborated, the difficulties felt culminating in the description of the skills acquired along this path. The relevance on establishing this report is also the promotion of reflective moments in which we may proceed to a thorough and critical analysis and evaluation on the course held. The medical-surgical field specialist nurse displays of a very rich source of knowledge and technical relational skills mastery and domain that grant him an outstanding acting capability to the patient and his family since they’re experiencing critical health/illness procedures. Accordingly, my intervention took place in three distinct and specific contexts, in the report denominated as modules, which represent the formation’s practical component. The Module I, Emergency Service (ER), in which I obtained accreditation for having served in the EPE Prof. Dr. Fernando Fonseca Hospital’s ER, between 2004 and 2010, and in the HPP Cascais Hospital’s ER in the period between 2010 and 2011. The Module II, Intensive/Intermediate Care, took place in the HPP Cascais Hospital’s Intensive and Intermediate Care Unit. Finally, we have the Module III, which had as actuation stage the EPE Prof. Dr. Fernando Fonseca Hospital’s Operating Room. The report concludes with a chapter reserved for the “final reflection”, where I expose the contributes, the weaknesses and the limitations by me experienced during this formative cycleLourenço, IldaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAfonso, Carla Maria Nunes2013-06-26T14:45:42Z2012-0520122012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:50:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:31.529274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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