Shock advertising em campanhas de sensibilização ambiental: uma análise sobre a influência nas atitudes e intenções comportamentais da Geração X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Sofia Moura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48084
Resumo: O shock advertising tem vindo a revelar-se, relativamente, eficaz no que diz respeito à alteração de atitudes e comportamentos relacionados com questões sociais. Uma das questões que tem sido alvo de maior preocupação nos últimos anos são os resíduos plásticos que têm sido descartados incorretamente nos oceanos. Como a Geração X ainda tem dificuldades em refletir a sua preocupação ambiental nos seus comportamentos, o objetivo geral deste estudo é compreender como o shock advertising pode influenciar as suas atitudes e intenções comportamentais, tendo em conta a sua perceção de ameaça. Para além disso, também se pretende incorporar a Construal Level Theory (CLT), uma vez que a distância psicológica é amplamente considerada como uma barreira significativa para a proatividade da população em causas ambientais. Para este efeito, realizou-se um estudo quantitativo com apoio ao método experimental, no qual 179 portugueses da Geração X foram expostos ao shock advertising. De seguida, e considerando o efeito do construal level, foram então avaliadas as suas atitudes e intenções comportamentais. Deste estudo, conclui-se que o shock advertising, por estimular o medo, exerceu um efeito positivo nas medidas de eficácia publicitária. No entanto, também se concluiu que o construal level não interfere significativamente nesta relação causal.
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