O impacto da realidade aumentada no comércio online e off-line
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23695 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação |
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O impacto da realidade aumentada no comércio online e off-lineRealidade aumentadacomércio onlinecomportamento de comprasatisfação do consumidorintenção de compramotivaçãoexpectativasdesempenho percebidoAugmented RealityOnline CommercePurchase BehaviorConsumer SatisfactionPurchase IntentionMotivationExpectationsPerceived PerformanceMestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de InformaçãoO constante crescimento tecnológico permite o desenvolvimento de várias tecnologias com capacidade para beneficiar a vida das pessoas e contribuir para melhores experiências de compra. Nas últimas décadas, o comércio online tem vindo a obter uma importância cada vez maior, devido às vantagens que proporciona aos consumidores. No entanto, também o comércio tradicional de loja continua a ter uma grande presença em Portugal. A interação e visualização em tempo real do produto, antes de efetuar uma compra, são algumas das principais razões para que a adoção do comércio online não seja ainda maior. Neste contexto surge a Realidade Aumentada (RA), uma tecnologia em crescimento com características que lhe permitem ter capacidade para melhorar as experiências de compra online. Os objetivos deste trabalho são estudar a presença, relação e o impacto, tanto atual como potencial, que as tecnologias de Realidade Aumentada têm no comércio online e no off-line (tradicional). O estudo é feito através de uma análise de diversas variáveis, as quais se irão refletir na intenção de compra, e na satisfação do consumidor. Para esta investigação foi utilizada uma abordagem quantitativa dedutiva na recolha e análise de dados. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário, efetuado a consumidores que efetuem compras online em Portugal. Os resultados obtidos suportaram a maioria das hipóteses estudadas, validando o modelo apresentando. Foi possível verificar que a influência social, a motivação para experimentar e a inovação pessoal com tecnologia influenciam de forma positiva as expectativas. Já a utilidade percebida, a facilidade de uso percebido e o benefício de uso percebido tem influência no desempenho percebido. Este desempenho percebido, por sua vez, influencia positivamente a (des)confirmação de expectativas e a Satisfação do consumidor. Concluiu-se também que tanto as expectativas originais, como a (des)confirmação destas, têm impacto na intenção de compra.The technological growth allows the development of several technologies capable of benefiting people's lives, and contributing to better shopping experiences. In the recent decades, online commerce has gained increased importance, because provides many advantages to consumers. However, the traditional store trade also continues to have a large presence in Portugal. The interaction and real time product visualization of before doing a purchase are important reasons for less online commerce adoption. In this context, Augmented Reality (AR) appears as a growing technology with characteristics that allow the improvement of online shopping experiences. The objectives of this work are to study the presence, relationship and impact, both current and potential, that AR technologies have on online and offline (traditional) commerce. The study analyzes the effect of several variables in purchase intention and consumer satisfaction. For this investigation, a deductive quantitative approach is used in data collection and analysis. The data collection instrument used was an online survey to shopping consumers in Portugal. The results support most of the studied hypotheses, validating the proposed model. It was possible to verify that social influence, motivation to experiment and personal innovation with technology positively influence expectations. Perceived usefulness, perceived ease of use and perceived benefit of use influence perceived performance. In turn, perceived performance positively influences the (dis)confirmation of expectations and consumer satisfaction. It was also concluded that both the original expectations and the (dis)confirmation of these expectations influence purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoMartins, PatríciaRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Henrique Monteiro Filipe2022-09-01T00:30:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23695porRibeiro, Henrique Monteiro Filipe (2021). "O impacto da realidade aumentada no comércio online e off-line". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:52.547855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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