O papel da rede institucional no processo de internacionalização das empresas portuguesas no mercado russo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zubanova, Alina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26855
Resumo: A internacionalização é um processo complexo e desafiante, que requer elevado investimento por parte das empresas, e, ao mesmo tempo, constitui uma grande oportunidade. As empresas podem optar por fazer este processo individualmente ou recorrer ao apoio das entidades especializadas na área. As entidades da rede institucional abrem as portas para os novos mercados e desenvolvem atividades para consolidar a marca “made in Portugal”. Na Rússia, os produtos portugueses são reconhecidos pela qualidade, mas não são conhecidos em grande escala. O presente trabalho foca-se no papel da rede institucional no processo de internacionalização no mercado russo. Pretendeu-se com o estudo identificar as vantagens para as empresas portuguesas de recorrer aos serviços das entidades da rede institucional para abordar o mercado russo e estudar as perceções sobre o processo. Os resultados sugerem que as empresas sem ou com pouca experiência de internacionalização usufruem dos serviços das entidades da rede institucional para alargar a sua rede de contactos para entrar no mercado externo. As empresas que já abordaram vários mercados e têm o know-how sobre o processo de internacionalização não recorrem às entidades para evitar a fuga de informação.
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