Ecologia e sustentabilidade ambiental no design de brinquedos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sónia Agosto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2393
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo primordial rever casos de design de brinquedos e analisá-los face a considerações ecológicas e educativas, criando um ponto de ligação entre a educação para a sustentabilidade e as boas práticas do eco design, concebendo ainda uma metodologia que possa ser usada na produção de novos objectos lúdicos e, ou, didácticos. Assim, foi efectuada uma revisão bibliográfica para o levantamento do estado da arte, no âmbito dos temas de educação para a sustentabilidade, design ecológico de brinquedos e metodologias de design sustentável. A dissertação produziu também resultados de âmbito metodológico, como produto da revisão das metodologias existentes, da sua análise e da sua combinação, e, ou melhoria. Deste modo faz-se a proposta de três metodologias para guiar o processo de concepção de brinquedos. Por um lado, apresenta-se uma metodologia para a concepção de brinquedos que visem a educação para a sustentabilidade ambiental e o fomento nos petizes da consciência ecológica. Por outro lado, faz-se ainda uma proposta metodológica para orientar o projecto de brinquedos que exemplifiquem as boas práticas do design sustentável. Dada a inexistência de metodologias relatadas na bibliografia para a concepção de brinquedos optou-se por desenvolver uma nova metodologia para esse fim, baseada nas metodologias gerais de projecto sistemático e contemplando as fases de desenvolvimento psicossocial e emocional da criança. Os resultados no domínio projectual consistem na realização de projecto de dois objectos lúdicos seguindo as metodologias propostas, o que resultou num projecto de design ecológico de brinquedo para 1 a 2 anos, e num projecto de brinquedo para 3 a 5 anos que visa promover a educação para a sustentabilidade ambiental e a consciência ecológica. No âmbito do processo de avaliação dos resultados projectuais com vista à validação da metodologia desenvolvida, propõe-se para trabalhos futuros o levantamento de dados empíricos através de questionários, que venham a suscitar a criação de modelos empíricos relacionando as propriedades dos objectos criados com as impressões subjectivas dos pais e amigos dos seus utilizadores. Desse modo poderá averiguar-se se as metodologias propostas e implementadas dando lugar à concepção dos brinquedos apresentados são eficazes face aos objectivos que orientaram a criação das mesmas.
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Por um lado, apresenta-se uma metodologia para a concepção de brinquedos que visem a educação para a sustentabilidade ambiental e o fomento nos petizes da consciência ecológica. Por outro lado, faz-se ainda uma proposta metodológica para orientar o projecto de brinquedos que exemplifiquem as boas práticas do design sustentável. Dada a inexistência de metodologias relatadas na bibliografia para a concepção de brinquedos optou-se por desenvolver uma nova metodologia para esse fim, baseada nas metodologias gerais de projecto sistemático e contemplando as fases de desenvolvimento psicossocial e emocional da criança. Os resultados no domínio projectual consistem na realização de projecto de dois objectos lúdicos seguindo as metodologias propostas, o que resultou num projecto de design ecológico de brinquedo para 1 a 2 anos, e num projecto de brinquedo para 3 a 5 anos que visa promover a educação para a sustentabilidade ambiental e a consciência ecológica. No âmbito do processo de avaliação dos resultados projectuais com vista à validação da metodologia desenvolvida, propõe-se para trabalhos futuros o levantamento de dados empíricos através de questionários, que venham a suscitar a criação de modelos empíricos relacionando as propriedades dos objectos criados com as impressões subjectivas dos pais e amigos dos seus utilizadores. Desse modo poderá averiguar-se se as metodologias propostas e implementadas dando lugar à concepção dos brinquedos apresentados são eficazes face aos objectivos que orientaram a criação das mesmas.This thesis aims primarily to review cases of toy design and analyse them in the face of ecological and educational considerations, creating a point of connection between education for sustainability and best practices of eco-design, devising a methodology that can be used in the production of new playful, and, or educational, objects. Thus, a literature review was conducted to survey the state of the art, within the themes of education for sustainability, ecological design of toys and methodologies of sustainable design. The thesis also produced results from a methodological level, as a product of the review of existing methodologies, their analysis and their combination, and improvement. Thus, three methods to guide the process of designing toys are proposed. On the one hand, this thesis presents a methodology for the design of toys aimed at education for environmental sustainability and promoting ecological awareness in kids. Moreover, yet another methodology to guide the design of toys is brought forward, that exemplifies the best practices of sustainable design. Due to the absence of methodologies reported in the literature for the design of toys we chose to develop a new methodology for this purpose, based on general methodologies for systematic design and including the phases of psycho-social and emotional development of children. The results of this thesis in the sphere of object design were attained through carrying out the design of two playful objects following the methodologies proposed, which resulted in a draft for an environmentally friendly toy design for 1-2 years and a draft toy design for 3 to 5 years meant to promote education for sustainability and environmental awareness. Within the scope of the process of validation of the developed methodology, an empirical survey is proposed for the future, resorting to data collection through questionnaires, which may give rise to the creation of empirical models relating the properties of the objects created with the subjective impressions of parents and friends of the users. One may then determine whether the methodology proposed and implemented, giving rise to the design of the toys that were produced, is effective vis-a-vis the objectives that guided the creation of such methodologies.Coelho, Denis AlvesuBibliorumFernandes, Sónia Agosto2014-10-09T17:29:56Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:04.906362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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