Projetos Criativos Ecoformadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.23701 |
Resumo: | Este texto parte da seguinte indagação: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica (EAC)? Assim, possui o objetivo de realizar uma reflexão sobre o modo como EAC e TIC se interligam diante dos novos desafios que se apresentam à educação, a partir da perspectiva trazida pelos projetos criativos ecoformadores (PCE). Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa desenvolvida em uma uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que basearam a discussão são Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000), Layrargues (2020), Torre (2013), Torre & Zwierewicz (2009) e Moraes (1996, 2004, 2019). No decorrer do estudo, observou-se que as TIC, ao mesmo tempo em que são tradicionalmente utilizadas para aprofundar desigualdades e manter os interesses capitalistas, têm potencial para gerar uma reflexão contínua, individual e coletiva em direção à tomada de posicionamento crítico frente à presença e à atuação do ser humano no planeta, possibilitando que o ser humano conecte-se com o ser e estar no mundo e favorecendo o desenvolvimento da EAC. A metodologia dos PCE possui grande potencial para isso, pois viabiliza um ensino que aproxima o individual e o coletivo, possibilitando ao aluno encontrar-se em meio à complexidade do mundo e atuar sobre ela movido por uma consciência planetária. Assim, favorece um uso educacional das tecnologias aliado ao autoconhecimento e às vivências dos sujeitos. Para isso, é necessária uma profunda mudança de paradigmas em toda a sociedade e na educação, superando-se o uso excessivamente tecnicista das TIC. |
id |
RCAP_83f2beb91dab96817ce804e11f11d107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23701 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projetos Criativos EcoformadoresArtigosEste texto parte da seguinte indagação: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica (EAC)? Assim, possui o objetivo de realizar uma reflexão sobre o modo como EAC e TIC se interligam diante dos novos desafios que se apresentam à educação, a partir da perspectiva trazida pelos projetos criativos ecoformadores (PCE). Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa desenvolvida em uma uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que basearam a discussão são Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000), Layrargues (2020), Torre (2013), Torre & Zwierewicz (2009) e Moraes (1996, 2004, 2019). No decorrer do estudo, observou-se que as TIC, ao mesmo tempo em que são tradicionalmente utilizadas para aprofundar desigualdades e manter os interesses capitalistas, têm potencial para gerar uma reflexão contínua, individual e coletiva em direção à tomada de posicionamento crítico frente à presença e à atuação do ser humano no planeta, possibilitando que o ser humano conecte-se com o ser e estar no mundo e favorecendo o desenvolvimento da EAC. A metodologia dos PCE possui grande potencial para isso, pois viabiliza um ensino que aproxima o individual e o coletivo, possibilitando ao aluno encontrar-se em meio à complexidade do mundo e atuar sobre ela movido por uma consciência planetária. Assim, favorece um uso educacional das tecnologias aliado ao autoconhecimento e às vivências dos sujeitos. Para isso, é necessária uma profunda mudança de paradigmas em toda a sociedade e na educação, superando-se o uso excessivamente tecnicista das TIC.This text aims to reflect on how critical Environmental Education (EE) and technology are interconnected in the current pandemic. For this, we opted for a qualitative approach methodology developed through bibliographic research. Some of the authors who served as the basis for the discussion are Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000) and Layrargues (2020). The assumption was made that technology should serve the critical Environmental Education proposal by providing students with sufficient conditions to reflect on being and being in the world, their performance and their role in the face of the socio-environmental problem and the pandemic of Covid-19. In the course of the research, it was observed that, for this, a profound change of paradigms is necessary in the whole society and in education, overcoming the excessively technical use of Information and Communication Technologies (ICT). An example of this relationship between technology and critical EE was found in eco forming projects that use technology as a mediator of contact between students and the socio environmental environment, being a way for the formation of eco political subjects, necessary to face and prevent new pandemics.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.23701por1646-2335Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva VenturaVasconcelos, Carlos Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:01.172881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos Criativos Ecoformadores |
title |
Projetos Criativos Ecoformadores |
spellingShingle |
Projetos Criativos Ecoformadores Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura Artigos |
title_short |
Projetos Criativos Ecoformadores |
title_full |
Projetos Criativos Ecoformadores |
title_fullStr |
Projetos Criativos Ecoformadores |
title_full_unstemmed |
Projetos Criativos Ecoformadores |
title_sort |
Projetos Criativos Ecoformadores |
author |
Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura |
author_facet |
Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura Vasconcelos, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Carlos Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura Vasconcelos, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este texto parte da seguinte indagação: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica (EAC)? Assim, possui o objetivo de realizar uma reflexão sobre o modo como EAC e TIC se interligam diante dos novos desafios que se apresentam à educação, a partir da perspectiva trazida pelos projetos criativos ecoformadores (PCE). Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa desenvolvida em uma uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que basearam a discussão são Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000), Layrargues (2020), Torre (2013), Torre & Zwierewicz (2009) e Moraes (1996, 2004, 2019). No decorrer do estudo, observou-se que as TIC, ao mesmo tempo em que são tradicionalmente utilizadas para aprofundar desigualdades e manter os interesses capitalistas, têm potencial para gerar uma reflexão contínua, individual e coletiva em direção à tomada de posicionamento crítico frente à presença e à atuação do ser humano no planeta, possibilitando que o ser humano conecte-se com o ser e estar no mundo e favorecendo o desenvolvimento da EAC. A metodologia dos PCE possui grande potencial para isso, pois viabiliza um ensino que aproxima o individual e o coletivo, possibilitando ao aluno encontrar-se em meio à complexidade do mundo e atuar sobre ela movido por uma consciência planetária. Assim, favorece um uso educacional das tecnologias aliado ao autoconhecimento e às vivências dos sujeitos. Para isso, é necessária uma profunda mudança de paradigmas em toda a sociedade e na educação, superando-se o uso excessivamente tecnicista das TIC. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.23701 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.23701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950853984257 |