Projetos Criativos Ecoformadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vasconcelos, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.23701
Resumo: Este texto parte da seguinte indagação: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica (EAC)? Assim, possui o objetivo de realizar uma reflexão sobre o modo como EAC e TIC se interligam diante dos novos desafios que se apresentam à educação, a partir da perspectiva trazida pelos projetos criativos ecoformadores (PCE). Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa desenvolvida em uma uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que basearam a discussão são Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000), Layrargues (2020), Torre (2013), Torre & Zwierewicz (2009) e Moraes (1996, 2004, 2019). No decorrer do estudo, observou-se que as TIC, ao mesmo tempo em que são tradicionalmente utilizadas para aprofundar desigualdades e manter os interesses capitalistas, têm potencial para gerar uma reflexão contínua, individual e coletiva em direção à tomada de posicionamento crítico frente à presença e à atuação do ser humano no planeta, possibilitando que o ser humano conecte-se com o ser e estar no mundo e favorecendo o desenvolvimento da EAC. A metodologia dos PCE possui grande potencial para isso, pois viabiliza um ensino que aproxima o individual e o coletivo, possibilitando ao aluno encontrar-se em meio à complexidade do mundo e atuar sobre ela movido por uma consciência planetária. Assim, favorece um uso educacional das tecnologias aliado ao autoconhecimento e às vivências dos sujeitos. Para isso, é necessária uma profunda mudança de paradigmas em toda a sociedade e na educação, superando-se o uso excessivamente tecnicista das TIC.
id RCAP_83f2beb91dab96817ce804e11f11d107
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projetos Criativos EcoformadoresArtigosEste texto parte da seguinte indagação: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica (EAC)? Assim, possui o objetivo de realizar uma reflexão sobre o modo como EAC e TIC se interligam diante dos novos desafios que se apresentam à educação, a partir da perspectiva trazida pelos projetos criativos ecoformadores (PCE). Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa desenvolvida em uma uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que basearam a discussão são Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000), Layrargues (2020), Torre (2013), Torre & Zwierewicz (2009) e Moraes (1996, 2004, 2019). No decorrer do estudo, observou-se que as TIC, ao mesmo tempo em que são tradicionalmente utilizadas para aprofundar desigualdades e manter os interesses capitalistas, têm potencial para gerar uma reflexão contínua, individual e coletiva em direção à tomada de posicionamento crítico frente à presença e à atuação do ser humano no planeta, possibilitando que o ser humano conecte-se com o ser e estar no mundo e favorecendo o desenvolvimento da EAC. A metodologia dos PCE possui grande potencial para isso, pois viabiliza um ensino que aproxima o individual e o coletivo, possibilitando ao aluno encontrar-se em meio à complexidade do mundo e atuar sobre ela movido por uma consciência planetária. Assim, favorece um uso educacional das tecnologias aliado ao autoconhecimento e às vivências dos sujeitos. Para isso, é necessária uma profunda mudança de paradigmas em toda a sociedade e na educação, superando-se o uso excessivamente tecnicista das TIC.This text aims to reflect on how critical Environmental Education (EE) and technology are interconnected in the current pandemic. For this, we opted for a qualitative approach methodology developed through bibliographic research. Some of the authors who served as the basis for the discussion are Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000) and Layrargues (2020). The assumption was made that technology should serve the critical Environmental Education proposal by providing students with sufficient conditions to reflect on being and being in the world, their performance and their role in the face of the socio-environmental problem and the pandemic of Covid-19. In the course of the research, it was observed that, for this, a profound change of paradigms is necessary in the whole society and in education, overcoming the excessively technical use of Information and Communication Technologies (ICT). An example of this relationship between technology and critical EE was found in eco forming projects that use technology as a mediator of contact between students and the socio environmental environment, being a way for the formation of eco political subjects, necessary to face and prevent new pandemics.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.23701por1646-2335Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva VenturaVasconcelos, Carlos Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:01.172881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projetos Criativos Ecoformadores
title Projetos Criativos Ecoformadores
spellingShingle Projetos Criativos Ecoformadores
Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura
Artigos
title_short Projetos Criativos Ecoformadores
title_full Projetos Criativos Ecoformadores
title_fullStr Projetos Criativos Ecoformadores
title_full_unstemmed Projetos Criativos Ecoformadores
title_sort Projetos Criativos Ecoformadores
author Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura
author_facet Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura
Vasconcelos, Carlos Alberto
author_role author
author2 Vasconcelos, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Ventura, Juliana Santos da Silva Ventura
Vasconcelos, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este texto parte da seguinte indagação: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica (EAC)? Assim, possui o objetivo de realizar uma reflexão sobre o modo como EAC e TIC se interligam diante dos novos desafios que se apresentam à educação, a partir da perspectiva trazida pelos projetos criativos ecoformadores (PCE). Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa desenvolvida em uma uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que basearam a discussão são Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000), Layrargues (2020), Torre (2013), Torre & Zwierewicz (2009) e Moraes (1996, 2004, 2019). No decorrer do estudo, observou-se que as TIC, ao mesmo tempo em que são tradicionalmente utilizadas para aprofundar desigualdades e manter os interesses capitalistas, têm potencial para gerar uma reflexão contínua, individual e coletiva em direção à tomada de posicionamento crítico frente à presença e à atuação do ser humano no planeta, possibilitando que o ser humano conecte-se com o ser e estar no mundo e favorecendo o desenvolvimento da EAC. A metodologia dos PCE possui grande potencial para isso, pois viabiliza um ensino que aproxima o individual e o coletivo, possibilitando ao aluno encontrar-se em meio à complexidade do mundo e atuar sobre ela movido por uma consciência planetária. Assim, favorece um uso educacional das tecnologias aliado ao autoconhecimento e às vivências dos sujeitos. Para isso, é necessária uma profunda mudança de paradigmas em toda a sociedade e na educação, superando-se o uso excessivamente tecnicista das TIC.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.23701
url https://doi.org/10.25755/int.23701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950853984257