Padrões de sono, vigília, conhecimentos e conceções sobre o sono em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Filipa Margarida Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=74GqAR8z
Resumo: Enquadramento: O presente Relatório Final de Estágio é o ponto final de um percurso de formação que espelha a aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas no domínio da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública, com o desenvolvimento de um programa de intervenção educativa para adolescentes do 10.º ano. Os adolescentes necessitam de dormir entre 8 e 10 horas por noite, e os padrões de sono podem ser afetados pela pressão escolar e dos pares, o stress, ansiedade e o uso excessivo dos aparelhos eletrónicos à noite. Alguns dos impactos negativos de um sono de pobre qualidade são: as doenças cardiovasculares; os distúrbios humorais; o aumento da ideação suicida e automutilação, dos comportamentos de risco, e diminuição do desempenho escolar. Objetivos: Descrever os contextos do estágio da prática clínica; descrever e refletir sobre as experiências e o trabalho desenvolvido durante os contextos da prática clínica no desenvolvimento de competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública; Descrever o programa de intervenção com o objetivo de caracterizar os padrões de sono e vigília dos adolescentes do 10.º ano a frequentar duas escolas da zona centro de Portugal e identificar os conhecimentos e conceções sobre o sono. Metodologia: Este programa de intervenção educativa é composto por uma avaliação pré e pós-intervenção, intervenção esta que se centra em duas sessões de Educação para a Saúde. O instrumento de recolha de dados utilizado é constituído por três questionários: Dados Sociodemográficos; Padrões de Sono e Vigília em Estudantes do Ensino Secundário; e Conhecimentos e Conceções sobre o Sono (Pimentel, 2013). O tratamento estatístico dos dados foi realizado com recurso ao software IBM Statistical Package for the Social Sciences e Jomavi. Resultados: Pretende-se que as competências desenvolvidas e adquiridas neste percurso possam contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional e gerar oportunidades de intervenção na área da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública, com impacto na saúde das comunidades/populações. Os resultados do estudo desenvolvido, permitem constatar que os adolescentes dormem menos que as horas recomendadas, e que têm práticas pobres de higiene do sono. As horas de levantar durante a semana podem ser iguais às horas de deitar ao fim-de-semana, em certos casos. Em relação aos conhecimentos, os adolescentes apresentam alguns conhecimentos corretos sobre a temática, e verifica-se, de um modo geral, uma evolução favorável dos conhecimentos após a intervenção educativa. Conclusão: Percursos formativos desta natureza são fundamentais para a evolução da profissão de Enfermagem e para melhorar os resultados de saúde na comunidade. Os programas de intervenção na comunidade são um veículo para promover a saúde e prevenir a doença. Com este estudo foi possível envolver os vários agentes da comunidade e fornecer subsídios para tomadas de decisões conscientes e informadas baseadas na melhor evidência disponível.
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