A influência do capital intelectual na satisfação laboral: um modelo estrutural aplicado a uma cooperativa de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal,Carmem Teresa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques,Carlos Peixeira, Marques,Carla Susana, Filho,Elizomar Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200026
Resumo: Dado o atual cenário de instabilidade e incerteza dos mercados, a forma como as empresas conduzem e gerem o seu capital intelectual (CI) é crucial. O papel do CI tem vindo a ser destacado como o principal motor de desempenho organizacional, devido à sua centralidade no processo de criação de valor, todavia poucos têm sido os trabalhos que analisaram as relações entre CI e a satisfação laboral. Assim, pretende-se responder à seguinte questão: como as três dimensões do Capital Intelectual (Capital Humano, estrutural e relacional) são percebidas pelos funcionários da cooperativa de crédito em estudo e quais os respetivos efeitos sobre a satisfação laboral? Nesse sentido, foram traçados como objetivos deste trabalho a determinação do tipo de influência que cada dimensão do CI apresenta sobre a satisfação laboral nesta instituição financeira. É apresentado um modelo de equações estruturais que se debruça sobre as relações entre as dimensões do CI - de capital humano, estrutural e relacional - e a satisfação no trabalho. Os dados foram obtidos a partir de um questionário baseado em Bontis (1998) e aplicado a 109 funcionários de uma cooperativa de crédito no Nordeste do Brasil (UNICRED - João Pessoa). Os resultados obtidos sugerem que o capital estrutural tem uma influência sobre a satisfação e desempenhando ainda o papel de mediador entre o capital humano e satisfação laboral. Por outro lado, o capital relacional não exerce nenhuma influência significativa sobre a satisfação.
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