Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Tiago Miguel Castro da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4546
Resumo: A violência nas relações íntimas juvenis tem recebido uma atenção crescente enquanto uma preocupação significativa para a saúde nas comunidades a nível mundial, tendo as investigações demonstrado sistematicamente que uma proporção significativa das relações de namoro é caracterizada por interacções violentas. Num estudo nacional recente, 25.4% dos participantes, com idades entre os 13 e 29 anos, relataram ter sido vítimas de pelo menos um acto abusivo e 30.6% admitiram ter adoptado este tipo de condutas em relação aos seus parceiros. Estes níveis preocupantes de violência nas relações íntimas juvenis reforçam a necessidade de prevenir este fenómeno junto das comunidades, como a comunidade escolar. Nos últimos anos, diversos programas de prevenção da violência no namoro de aplicação em contexto escolar têm sido desenvolvidos e, apesar de alguns começarem a demonstrar resultados promissores, a maioria dos programas apresenta limitações metodológicas que necessitam ser abordadas. Para o presente trabalho, foi realizada primeiramente uma avaliação de necessidades, na qual foram conduzidos dois estudos, um quantitativo e o outro qualitativo. Os resultados evidenciaram que, apesar da violência no contexto íntimo ser condenada no geral, os participantes mantinham algumas crenças e atitudes legitimadoras da mesma. Tendo como modelo teórico a teoria do comportamento planeado, desenvolveu-se um programa de prevenção, bem como um modelo de avaliação, que procura intervir ao nível das crenças, atitudes e comportamentos dos estudantes e professores, tendo como principais objectivos o aumento do seu conhecimento acerca desta problemática e o desenvolvimento de competências que promovam os comportamentos não-violentos nas relações íntimas.
id RCAP_84150725ea4612aa6863da57771b4d9c
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolarViolência no namoroPrevençãoTeoria do comportamento planeadoIgualdade de géneroDating violencePreventionTheory of planned behaviorGender equalityA violência nas relações íntimas juvenis tem recebido uma atenção crescente enquanto uma preocupação significativa para a saúde nas comunidades a nível mundial, tendo as investigações demonstrado sistematicamente que uma proporção significativa das relações de namoro é caracterizada por interacções violentas. Num estudo nacional recente, 25.4% dos participantes, com idades entre os 13 e 29 anos, relataram ter sido vítimas de pelo menos um acto abusivo e 30.6% admitiram ter adoptado este tipo de condutas em relação aos seus parceiros. Estes níveis preocupantes de violência nas relações íntimas juvenis reforçam a necessidade de prevenir este fenómeno junto das comunidades, como a comunidade escolar. Nos últimos anos, diversos programas de prevenção da violência no namoro de aplicação em contexto escolar têm sido desenvolvidos e, apesar de alguns começarem a demonstrar resultados promissores, a maioria dos programas apresenta limitações metodológicas que necessitam ser abordadas. Para o presente trabalho, foi realizada primeiramente uma avaliação de necessidades, na qual foram conduzidos dois estudos, um quantitativo e o outro qualitativo. Os resultados evidenciaram que, apesar da violência no contexto íntimo ser condenada no geral, os participantes mantinham algumas crenças e atitudes legitimadoras da mesma. Tendo como modelo teórico a teoria do comportamento planeado, desenvolveu-se um programa de prevenção, bem como um modelo de avaliação, que procura intervir ao nível das crenças, atitudes e comportamentos dos estudantes e professores, tendo como principais objectivos o aumento do seu conhecimento acerca desta problemática e o desenvolvimento de competências que promovam os comportamentos não-violentos nas relações íntimas.Youth dating violence has received increased attention as a significant health concern within communities worldwide. Current research has consistently demonstrated that a significant proportion of dating relationships are characterized by violent interactions. A recent study conducted in Portugal has shown that at least one act of abuse perpetrated by a dating partner during the previous year was reported by 25.4% of participants and abuse of a partner was reported by 30.6% of participants, aged 13 to 29 years. These upsetting levels of violence in juvenile intimate relationships reinforce the need to prevent this phenomenon near the communities, such as schools. In recent years, several school-based programs to prevent dating violence have been developed and, even though some of these efforts are beginning to show promising results, most programs show some methodological issues which need to be addressed. For needs assessment purposes, data were collected from two studies, one quantitative and the other one qualitative. The results showed that, even though violence in intimate relationships was globally condemned, participants held beliefs and attitudes that legitimate this form of violence. Using the theory of planned behavior as its theoretical framework, a prevention program and its evaluation model were developed, seeking to intervene at the level of students and teachers’ beliefs, attitudes and behaviors. The main objectives of this program are to increase students and teachers’ knowledge about the problematic and to develop skills that promote non-violent behaviors in dating relationships.2013-02-07T10:28:21Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4546porPinto, Tiago Miguel Castro da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:47.526361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
title Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
spellingShingle Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
Pinto, Tiago Miguel Castro da Costa
Violência no namoro
Prevenção
Teoria do comportamento planeado
Igualdade de género
Dating violence
Prevention
Theory of planned behavior
Gender equality
title_short Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
title_full Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
title_fullStr Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
title_full_unstemmed Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
title_sort Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
author Pinto, Tiago Miguel Castro da Costa
author_facet Pinto, Tiago Miguel Castro da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Tiago Miguel Castro da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Violência no namoro
Prevenção
Teoria do comportamento planeado
Igualdade de género
Dating violence
Prevention
Theory of planned behavior
Gender equality
topic Violência no namoro
Prevenção
Teoria do comportamento planeado
Igualdade de género
Dating violence
Prevention
Theory of planned behavior
Gender equality
description A violência nas relações íntimas juvenis tem recebido uma atenção crescente enquanto uma preocupação significativa para a saúde nas comunidades a nível mundial, tendo as investigações demonstrado sistematicamente que uma proporção significativa das relações de namoro é caracterizada por interacções violentas. Num estudo nacional recente, 25.4% dos participantes, com idades entre os 13 e 29 anos, relataram ter sido vítimas de pelo menos um acto abusivo e 30.6% admitiram ter adoptado este tipo de condutas em relação aos seus parceiros. Estes níveis preocupantes de violência nas relações íntimas juvenis reforçam a necessidade de prevenir este fenómeno junto das comunidades, como a comunidade escolar. Nos últimos anos, diversos programas de prevenção da violência no namoro de aplicação em contexto escolar têm sido desenvolvidos e, apesar de alguns começarem a demonstrar resultados promissores, a maioria dos programas apresenta limitações metodológicas que necessitam ser abordadas. Para o presente trabalho, foi realizada primeiramente uma avaliação de necessidades, na qual foram conduzidos dois estudos, um quantitativo e o outro qualitativo. Os resultados evidenciaram que, apesar da violência no contexto íntimo ser condenada no geral, os participantes mantinham algumas crenças e atitudes legitimadoras da mesma. Tendo como modelo teórico a teoria do comportamento planeado, desenvolveu-se um programa de prevenção, bem como um modelo de avaliação, que procura intervir ao nível das crenças, atitudes e comportamentos dos estudantes e professores, tendo como principais objectivos o aumento do seu conhecimento acerca desta problemática e o desenvolvimento de competências que promovam os comportamentos não-violentos nas relações íntimas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2011-09
2013-02-07T10:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4546
url http://hdl.handle.net/10071/4546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134810426310656