Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4546 |
Resumo: | A violência nas relações íntimas juvenis tem recebido uma atenção crescente enquanto uma preocupação significativa para a saúde nas comunidades a nível mundial, tendo as investigações demonstrado sistematicamente que uma proporção significativa das relações de namoro é caracterizada por interacções violentas. Num estudo nacional recente, 25.4% dos participantes, com idades entre os 13 e 29 anos, relataram ter sido vítimas de pelo menos um acto abusivo e 30.6% admitiram ter adoptado este tipo de condutas em relação aos seus parceiros. Estes níveis preocupantes de violência nas relações íntimas juvenis reforçam a necessidade de prevenir este fenómeno junto das comunidades, como a comunidade escolar. Nos últimos anos, diversos programas de prevenção da violência no namoro de aplicação em contexto escolar têm sido desenvolvidos e, apesar de alguns começarem a demonstrar resultados promissores, a maioria dos programas apresenta limitações metodológicas que necessitam ser abordadas. Para o presente trabalho, foi realizada primeiramente uma avaliação de necessidades, na qual foram conduzidos dois estudos, um quantitativo e o outro qualitativo. Os resultados evidenciaram que, apesar da violência no contexto íntimo ser condenada no geral, os participantes mantinham algumas crenças e atitudes legitimadoras da mesma. Tendo como modelo teórico a teoria do comportamento planeado, desenvolveu-se um programa de prevenção, bem como um modelo de avaliação, que procura intervir ao nível das crenças, atitudes e comportamentos dos estudantes e professores, tendo como principais objectivos o aumento do seu conhecimento acerca desta problemática e o desenvolvimento de competências que promovam os comportamentos não-violentos nas relações íntimas. |
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