A aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número : um estudo com alunos do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Fátima
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5893
Resumo: Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
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spelling A aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número : um estudo com alunos do 1.º cicloDidáctica da matemáticaAritméticaEnsino básico (1º ciclo)Teses de doutoramento - 2012Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este estudo tem como objetivos: (i) compreender o modo como alunos do 3.º ano evoluem na aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem e (ii) descrever e analisar as potencialidades das tarefas e sequências de tarefas propostas na aprendizagem da multiplicação. Especificamente caracteriza: os procedimentos usados pelos alunos quando resolvem tarefas de multiplicação, a sua evolução, as dificuldades manifestadas e os aspetos do sentido de número revelados. Analisa, ainda, o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem. O quadro teórico integra duas temáticas essenciais: o sentido de número e a aprendizagem da multiplicação. O estudo segue uma metodologia de design research na modalidade de experiência de ensino. Os participantes são os alunos de uma turma do 3.º ano e a sua professora. A experiência de ensino na turma concretizou-se, durante um ano letivo, numa trajetória de aprendizagem. Esta foi construída, colaborativamente, pela investigadora e pela professora, que a desenvolveu na aula. As conclusões sobre os procedimentos usados pelos alunos quando resolvem tarefas de multiplicação evidenciam que: (i) utilizam uma grande diversidade de procedimentos; (ii) há alunos que usam vários procedimentos para realizar um mesmo cálculo; (iii) há procedimentos mais frequentes que outros e (iv) há alunos que têm preferência pelo uso de determinados procedimentos. Os resultados mostram, ainda, que a evolução dos procedimentos parece ser suportada pelas características das tarefas propostas (contextos, números e sua articulação e sequenciação) e pelo ambiente da aula. Ainda assim, esta evolução não é linear, nem se processa do mesmo modo para todos os alunos – alguns persistem em certos procedimentos e outros voltam a usar procedimentos menos potentes, perante tarefas com características particulares. A evolução dos procedimentos dos alunos evidencia, também, o desenvolvimento do seu sentido de número.This study aims to (i) understand how third grade pupils evolve in the learning of multiplication within a learning trajectory focused on number sense development, and (ii) to describe and analyze the potential of the proposed tasks and sequences of tasks for pupils’ multiplication learning. It characterizes the procedures used by pupils when solving multiplication tasks, their evolution, the difficulties they face and the aspects of number sense they reveal. The study also analyses the contribution of tasks and sequences of tasks to pupils’ learning. The theoretical framework includes two key topics: number sense and multiplication learning. The study develops as a teaching experiment within a design research methodology. The participants are the pupils of one third grade class and their teacher. The teaching experiment occurred over one school year in a learning trajectory. The trajectory was built collaboratively between the researcher and the teacher, who developed it in the classroom. The findings on the procedures used by pupils when solving multiplication tasks show that (i) pupils use a great variety of procedures; (ii) some pupils use several procedures to perform the same calculation; (iii) some procedures are used more frequently than others; and (iv) there are some pupils who have a preference for certain procedures. Results also show that the procedures evolution seems to be supported by the characteristics of the proposed tasks (contexts, numbers and their coordination and sequencing) and by the classroom culture. Nevertheless, this evolution is not linear, nor does it occur in the same way for all pupils – some persist in certain procedures and others use less powerful procedures when presented with tasks with specific characteristics. The evolution of the pupils’ procedures is related to the development of their number sense.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, SFRH/BD/39016/2007)Brocardo, Joana, 1956-Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Fátima2012-04-04T16:32:01Z20122012-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:08:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:08:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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