Representações dos clientes sobre psicoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Marília da Natividade Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8853
Resumo: A pertinência do estudo sobre a perspetiva do cliente é cada vez mais reconhecida como valiosa para a compreensão do modo como a psicoterapia funciona e o seu impacto. Neste sentido, o presente estudo centra-se numa análise compreensiva sobre as representações dos clientes acerca da psicoterapia. Para o efeito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco clientes que frequentavam um processo de psicoterapia. Para analisar as entrevistas foi utilizada a abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2012). Quatro categorias e respetivas subcategorias foram identificadas e discutidas em relação à literatura sobre as representações dos clientes e as suas próprias experiências em psicoterapia. Quanto aos resultados, estes são consistentes com estudos qualitativos anteriores sobre as perspetivas dos clientes. De forma geral, observa-se que os participantes conseguiram verbalizar as suas perceções e crenças sobre a psicoterapia, assim como, as suas experiências neste contexto. Os clientes consideram-se agentes da sua própria mudança, admitindo que a psicoterapia não funciona se os próprios não participarem de forma ativa durante o processo. Também, foram capazes de identificar mudanças que ocorreram em várias dimensões das suas vidas como um efeito do tratamento.
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