O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Daniela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bernardino, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428
Resumo: Este estudo temcomo objetivo identificar o perfil do empreendedor social, tomando como referência o caso Brasileiro. A investigação adotou uma metodologia quantitativa, aplicando um questionário online a empreendedores sociais que utilizam plataformas de investimento coletivo (crowdfunding) no Brasil. Os resultados obtidos indicam que o empreendedor social Brasileiro apresenta um perfil caracterizado por um elevado nível de agradabilidade, abertura a novas experiências e extroversão, que influenciam positivamente a criação da iniciativa social. Sobre o perfil demográfio, os resultados revelam que as variáveis idade, nível de formação, área de formação, situação ocupacional anterior e setor de proveniência influenciam na decisão de empreender socialmente. O género não é apontado como capaz de influenciar a adoção de um comportamento socialmente empreendedor. Quanto às motivações que influenciam a decisão de criar uma iniciativa social, destaca-se a relevância da afiliação com uma comunidade e objetivos de caráter pessoal do empreendedor social. De referir ainda a importância que a percepção das capacidades pessoais do indivíduo assume na sua visão quanto à percepção da viabilidade da iniciativa social.
id RCAP_8434158e20825cca00b10c78737ed5f6
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociaisEmpreendedorismo Social; Empreendedor Social; Perfil; Motivações; Viabilidade; Brasil;Este estudo temcomo objetivo identificar o perfil do empreendedor social, tomando como referência o caso Brasileiro. A investigação adotou uma metodologia quantitativa, aplicando um questionário online a empreendedores sociais que utilizam plataformas de investimento coletivo (crowdfunding) no Brasil. Os resultados obtidos indicam que o empreendedor social Brasileiro apresenta um perfil caracterizado por um elevado nível de agradabilidade, abertura a novas experiências e extroversão, que influenciam positivamente a criação da iniciativa social. Sobre o perfil demográfio, os resultados revelam que as variáveis idade, nível de formação, área de formação, situação ocupacional anterior e setor de proveniência influenciam na decisão de empreender socialmente. O género não é apontado como capaz de influenciar a adoção de um comportamento socialmente empreendedor. Quanto às motivações que influenciam a decisão de criar uma iniciativa social, destaca-se a relevância da afiliação com uma comunidade e objetivos de caráter pessoal do empreendedor social. De referir ainda a importância que a percepção das capacidades pessoais do indivíduo assume na sua visão quanto à percepção da viabilidade da iniciativa social.ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 5, No 10 (2019)2183-3826reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428/217Copyright (c) 2019 Portuguese Journal of Finance, Management and Accountinginfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, DanielaBernardino, Susana2023-05-31T13:58:47Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:44.784238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
title O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
spellingShingle O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
Carneiro, Daniela
Empreendedorismo Social; Empreendedor Social; Perfil; Motivações; Viabilidade; Brasil;
title_short O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
title_full O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
title_fullStr O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
title_full_unstemmed O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
title_sort O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais
author Carneiro, Daniela
author_facet Carneiro, Daniela
Bernardino, Susana
author_role author
author2 Bernardino, Susana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Daniela
Bernardino, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo Social; Empreendedor Social; Perfil; Motivações; Viabilidade; Brasil;
topic Empreendedorismo Social; Empreendedor Social; Perfil; Motivações; Viabilidade; Brasil;
description Este estudo temcomo objetivo identificar o perfil do empreendedor social, tomando como referência o caso Brasileiro. A investigação adotou uma metodologia quantitativa, aplicando um questionário online a empreendedores sociais que utilizam plataformas de investimento coletivo (crowdfunding) no Brasil. Os resultados obtidos indicam que o empreendedor social Brasileiro apresenta um perfil caracterizado por um elevado nível de agradabilidade, abertura a novas experiências e extroversão, que influenciam positivamente a criação da iniciativa social. Sobre o perfil demográfio, os resultados revelam que as variáveis idade, nível de formação, área de formação, situação ocupacional anterior e setor de proveniência influenciam na decisão de empreender socialmente. O género não é apontado como capaz de influenciar a adoção de um comportamento socialmente empreendedor. Quanto às motivações que influenciam a decisão de criar uma iniciativa social, destaca-se a relevância da afiliação com uma comunidade e objetivos de caráter pessoal do empreendedor social. De referir ainda a importância que a percepção das capacidades pessoais do indivíduo assume na sua visão quanto à percepção da viabilidade da iniciativa social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/428/217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 5, No 10 (2019)
2183-3826
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131642325893120