As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lucas Salgueiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Arthur Vianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15911
Resumo: Este artigo, oriundo de uma dissertação de Mestrado em Educação em desenvolvimento na UERJ-FFP, tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de violências a partir dos educadores sociais de um projeto socioeducativo no Complexo do Salgueiro, favela no estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho de campo iniciado em 2021, a pesquisa tem como propósito visitar a referida instituição em busca da apreensão das representações sociais de violências compartilhadas pelos educadores desse espaço não escolar, dedicando-se a entender como essas representações acabam por influenciar nas práticas socioeducativas oferecidas. Assim sendo, ao analisarmos as práticas socioeducativas nos indicam se essas podem (ou não) ter servido de forma real para empreender uma Educação para a Paz comprometida em combater as violências desse contexto. Para serem realizadas essas análises, a metodologia utilizará como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturadas e a escrita de diários de campo. Como resultados do trabalho, cabe ressaltar que este trabalho ainda está em desenvolvimento, contendo aqui com reflexões e hipóteses iniciais acerca dos seus objetivos. Futuramente, visamos expandir e publicizar seus resultados de natureza empírica e analítica em formato de novas apresentações e publicações, objetivando contribuir com os estudos sobre a marginalização e as violências, tal como, com os campos das representações sociais e da Pedagogia Social.
id RCAP_8436a5c27703d6e32858f6e4af7e8934
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - BrasilRepresentações sociaisViolênciasEducação não escolarPedagogia socialPsicologia socialSocial representationsViolenceNon-school educationSocial pedagogySocial psychologyRepresentaciones socialesViolenciaEducación no escolarReprésentations socialesÉducation non scolairePédagogie socialePsychologie socialeEste artigo, oriundo de uma dissertação de Mestrado em Educação em desenvolvimento na UERJ-FFP, tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de violências a partir dos educadores sociais de um projeto socioeducativo no Complexo do Salgueiro, favela no estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho de campo iniciado em 2021, a pesquisa tem como propósito visitar a referida instituição em busca da apreensão das representações sociais de violências compartilhadas pelos educadores desse espaço não escolar, dedicando-se a entender como essas representações acabam por influenciar nas práticas socioeducativas oferecidas. Assim sendo, ao analisarmos as práticas socioeducativas nos indicam se essas podem (ou não) ter servido de forma real para empreender uma Educação para a Paz comprometida em combater as violências desse contexto. Para serem realizadas essas análises, a metodologia utilizará como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturadas e a escrita de diários de campo. Como resultados do trabalho, cabe ressaltar que este trabalho ainda está em desenvolvimento, contendo aqui com reflexões e hipóteses iniciais acerca dos seus objetivos. Futuramente, visamos expandir e publicizar seus resultados de natureza empírica e analítica em formato de novas apresentações e publicações, objetivando contribuir com os estudos sobre a marginalização e as violências, tal como, com os campos das representações sociais e da Pedagogia Social.Abstract This article, derived from a Education’s Research at development at UERJ-FFP, investigates the possible social representations of violence from social educators of a socio-educational project in Complexo do Salgueiro, a favela in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Based on field work started in 2021, the research visits the institution from search of the apprehension of social representations of violence shared by educators in this non-school space, dedicating to understanding how these representations end up influencing practices educational programs offered. Therefore, when analyzing socio-educational practices, those indicate whether these may (or not) have served in a real way to undertake an Education for Peace committed to combating violence in this context. The methodology will use as a research instrument the realization of semi-structured interviews and the writing of field diaries. As a result of the work, it is noteworthy that this work is still under development, containing here with reflections and initial hypotheses about its objectives. In the future, we will expand and publicize its empirical and analytical results in the form of new presentations and publications, to contribute to studies on marginalization and violence, as well as with the fields of social representations and Social Pedagogy.Resumen Este artículo, originado de una tesis de maestría en Educación en desarrollo en la UERJ-FFP, tiene como objetivo investigar las posibles representaciones sociales de violencia de los educadores sociales de una institución socioeducativo del Complexo do Salgueiro, una favela del estado de Río de Janeiro, Brasil. Con base en un trabajo de campo iniciado en 2021, la investigación tiene como uno de los objetivos la búsqueda de la aprehensión de las representaciones sociales de la violencia compartida por los educadores en este espacio no escolar, dedicándose a comprender cómo estas representaciones terminan influyendo en las prácticas de los programas educativos ofrecidos. Por tanto, al analizar las prácticas socioeducativas, indican si estas pueden (o no) haber servido de forma real para emprender una Educación para la Paz comprometida con el combate a la violencia en este contexto. Para la realización de estos análisis, la metodología utilizará como instrumento de investigación la realización de entrevistas semiestructuradas y la redacción de diarios de observación. Como resultado del trabajo, recordarse que este trabajo aún se encuentra en desarrollo, conteniendo aquí reflexiones e hipótesis iniciales sobre sus objetivos. En el futuro, buscamos expandir y dar a conocer sus resultados empíricos y analíticos en forma de nuevas presentaciones y publicaciones, con el objetivo de contribuir a los estudios sobre la marginación y la violencia, así como con los campos de las representaciones sociales y la Pedagogía Social.Résumé Cet article, issu d'un maîtrise en Éducation au développement à l'UERJ-FFP, vise à enquêter sur les possibles représentations sociales de la violence par les éducateurs sociaux d'un projet socio-éducatif du Complexo do Salgueiro, une favela de Rio de Janeiro, Brésil. Sur la base d'un travail de entamé en 2021, la recherche vise à visiter l'institution à la cherche de l'appréhension des représentations sociales de la violence partagées par les éducateurs dans cet espace non scolaire, se consacrant à comprendre comment ces représentations finissent par influencer les pratiques des programmes éducatifs. Ainsi, lors de l'analyse des pratiques socio-éducatives, ils indiquent si celles-ci ont pu (ou non) avoir servi de manière réelle à entreprendre une Éducation à la Paix engagée dans la lutte contre la violence dans ce contexte. Afin de réaliser ces analyses, la méthodologie utilisera comme instrument de recherche la réalisation d'entretiens semi-directifs et la rédaction de carnet d'observation. A la suite des travaux, il est à noter que ce travail est toujours en cours d'élaboration, contenant ici avec des réflexions et des hypothèses initiales sur ses objectifs. À l'avenir, nous visons à élargir et à faire connaître ses résultats empiriques et analytiques sous la forme de nouvelles présentations et publications, visant à contribuer aux études sur la marginalisation et la violence, ainsi qu'avec les domaines des représentations sociales et de la pédagogie sociale.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLLopes, Lucas SalgueiroFerreira, Arthur Vianna2023-04-19T10:56:35Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15911porSalgueiro Lopes, L., & Vianna Ferreira, A. (2023). As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as Representações Sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 28-49. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.3182182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.318info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:29.925707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
title As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
spellingShingle As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
Lopes, Lucas Salgueiro
Representações sociais
Violências
Educação não escolar
Pedagogia social
Psicologia social
Social representations
Violence
Non-school education
Social pedagogy
Social psychology
Representaciones sociales
Violencia
Educación no escolar
Représentations sociales
Éducation non scolaire
Pédagogie sociale
Psychologie sociale
title_short As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
title_full As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
title_fullStr As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
title_full_unstemmed As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
title_sort As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil
author Lopes, Lucas Salgueiro
author_facet Lopes, Lucas Salgueiro
Ferreira, Arthur Vianna
author_role author
author2 Ferreira, Arthur Vianna
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lucas Salgueiro
Ferreira, Arthur Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Violências
Educação não escolar
Pedagogia social
Psicologia social
Social representations
Violence
Non-school education
Social pedagogy
Social psychology
Representaciones sociales
Violencia
Educación no escolar
Représentations sociales
Éducation non scolaire
Pédagogie sociale
Psychologie sociale
topic Representações sociais
Violências
Educação não escolar
Pedagogia social
Psicologia social
Social representations
Violence
Non-school education
Social pedagogy
Social psychology
Representaciones sociales
Violencia
Educación no escolar
Représentations sociales
Éducation non scolaire
Pédagogie sociale
Psychologie sociale
description Este artigo, oriundo de uma dissertação de Mestrado em Educação em desenvolvimento na UERJ-FFP, tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de violências a partir dos educadores sociais de um projeto socioeducativo no Complexo do Salgueiro, favela no estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho de campo iniciado em 2021, a pesquisa tem como propósito visitar a referida instituição em busca da apreensão das representações sociais de violências compartilhadas pelos educadores desse espaço não escolar, dedicando-se a entender como essas representações acabam por influenciar nas práticas socioeducativas oferecidas. Assim sendo, ao analisarmos as práticas socioeducativas nos indicam se essas podem (ou não) ter servido de forma real para empreender uma Educação para a Paz comprometida em combater as violências desse contexto. Para serem realizadas essas análises, a metodologia utilizará como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturadas e a escrita de diários de campo. Como resultados do trabalho, cabe ressaltar que este trabalho ainda está em desenvolvimento, contendo aqui com reflexões e hipóteses iniciais acerca dos seus objetivos. Futuramente, visamos expandir e publicizar seus resultados de natureza empírica e analítica em formato de novas apresentações e publicações, objetivando contribuir com os estudos sobre a marginalização e as violências, tal como, com os campos das representações sociais e da Pedagogia Social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-19T10:56:35Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15911
url http://hdl.handle.net/10400.21/15911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Salgueiro Lopes, L., & Vianna Ferreira, A. (2023). As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as Representações Sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 28-49. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.318
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133507779297280