Os currículos de história no ensino obrigatório : Portugal, Inglaterra, França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Maria Isabel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/3250
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica em Ensino da História.
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spelling Os currículos de história no ensino obrigatório : Portugal, Inglaterra, FrançaDissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica em Ensino da História.Este estudo enquadra-se na pesquisa em educação histórica e visa analisar os currículos de História do ensino obrigatório, que se encontram em vigor em Portugal, Inglaterra e França. A análise de dados incide em quatro dimensões, à luz de princípios que emergem da filosofia da História e da investigação em cognição situada: o lugar da História no currículo, a selecção e organização dos conteúdos, as finalidades/objectivos gerais e as competências essenciais a desenvolver, tal como se apresentam nos documentos legais. Como amostra documental deste estudo, utilizou-se um conjunto de documentos legais relativos aos programas de História nos três países, bem como alguns manuais para a aprendizagem desta disciplina, no ensino obrigatório. Os procedimentos seguiram o método de análise documental utilizada nas ciências sociais e da análise de conteúdo, de natureza qualitativa. As quatro dimensões acima referidas foram subdivididas em categorias segundo uma lógica interna própria. De acordo com estas categorias, foram construídas grelhas de sistematização a aplicar na análise de cada um dos currículos de História que fazem parte deste estudo. A análise dos resultados permitiu identificar algumas semelhanças e diferenças nos três currículos estudados. Assim, a organização curricular no ensino obrigatório orienta-se por princípios de coerência e de articulação vertical e horizontal dos ciclos entre si e da escolaridade obrigatória no seu todo. Estes princípios materializam-se numa lógica de sequencialidade progressiva do ensino obrigatório e na procura de articulações interdisciplinares. Nos currículos português e francês, nos primeiros anos de escolaridade os conteúdos curriculares organizam-se em áreas de natureza “transdisciplinar” e “interdisciplinar” com carácter globalizante e evoluem para uma progressiva compartimentação dos conteúdos em grupos de disciplinas e/ou disciplinas. No currículo inglês, com excepção dos primeiros anos de escolaridade, os conteúdos organizam-se em compartimentos disciplinares, procurando na “coordenação multidisciplinar” o diálogo com as outras disciplinas. Nos currículos de História português e francês, a organização dos conteúdos segue uma linha cronológica e evolutiva do passado mais distante para o presente. O currículo de História inglês concilia o princípio da sequencialidade cronológica e o da organização em fases descontínuas de tempo e de espaços, valorizando diferentes abordagens. Relativamente aos conteúdos seleccionados, os três programas integram nos seus planos de estudos os aspectos da história nacional, europeia e ocidental, considerados relevantes dentro de uma perspectiva ocidental, alargando-se a outros espaços no caso do currículo inglês. Os currículos português e francês indiciam influências do estruturismo, tal como é discutido por Lloyd (1995), e o currículo inglês, a influência de diferentes correntes e abordagens metodológicas da História. Relativamente às concepções de ensino e de aprendizagem, os currículos português e inglês apresentam explicitamente influências do construtivismo, integrando – sobretudo no segundo caso – propostas decorrentes dos estudos em cognição histórica. O currículo francês indicia uma maior proximidade da teoria de desenvolvimento piagetiana e de taxonomias generalistas. Nos três currículos, reserva-se à disciplina de História e em relação com os conteúdos e as metodologias que propõe, o papel de contribuir para alargar as noções de espaço e tempo, alargar os horizontes culturais, contribuir para a compreensão do mundo contemporâneo na sua pluralidade de modos de vida, sensibilidades e valores, estimular o rigor crítico e, ainda, promover atitudes de autonomia pessoal, de tolerância, sociabilidade, solidariedade e respeito pelas diferenças, consideradas fundamentais para uma intervenção cívica responsável.This study is carried out in the field of research on history education and it aims to analise the history curricula through the compulsory school in Portugal, England and France. The analysis of data focusses four dimensions, in the light of principles emerging from the filosophy of history and research on situated cognition: the place of history in the curriculum, the content, the goals/main objectives and essential competences in history, according to the evidence provided by legal writen sources. The sample of written sources was composed by a set of official documents and textbooks related to the history curricula in the three countries. The analysis procedures followed the method of source interpretation employed in the social sciences as well as the method of content analysis, in a qualitative approach. Each dimension of analysis referred above was categorised according to its internal logic and a corresponding systemic grid was constructed to be applied to the analysis of each curriculum. The analysis of data permitted to identify a set of similarities and differences among the three curricula. Thus, in compulsory school, curriculum organisation is guided by principles of coherence as well as longitudinal and cross-articulation as far as the key stages (cycles) and the whole curriculum are concerned. Those principles are materialised according to a logic of progression of schooling and interdisciplinary links. In Portugal and France, the content topics are organised on a transdisciplinary and interdisciplinary basis for the first grades, evolving toward a progressive autonomy of the subject matter along the cycles of schooling. In England, except for the first years of schooling, the content topics are organised withinan autonomous subject, seeking a dialogue among subjects through a ‘multidisciplinary coordination’. In the Portuguese and French curricula, the content topic organisation follows a linear chronological order from the farest past to the present. The English curriculum respects the principle of chronological sequence together with different study approaches on time an space. In respect to the selection of topics, the three curricula focus some features of national, european and western history seen as relevant to the western perspective, the topics being extended to larger spaces, in the English case. The Portuguese and French curricula suggest a ‘structurist’ influence (Lloyd, 1995) and the English curriculum appear to be influenced by different schools and methodological approaches in history. As far as conceptions of teaching and learning are concerned, the Portuguese and English curricula explicitly assume a constructivist influence, suggesting a link to proposals coming from research on cognition, especially in the English case. The French curriculum suggests a closer link to the Piagetian developmental theory and general taxonomies. In the three curriculum, it is commited to the history subject the role of enlarging notions of space and time and cultural scope, promoting the understanding of the contemporary world in its plural ways of life, points of view and values, fostering a critical attitude, personal autonomy, tolerance, sociability, solidarity and respect for difference, all of these seen as relevant elements of a responsible citizenship.Barca, IsabelUniversidade do MinhoAfonso, Maria Isabel20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:46.405404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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