Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Margarida Isabel Pinto dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Amante, Maria João orient., Fonseca, Susana orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1843
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, tanto na Educação Pré-Escolar como no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte fundamenta-se num estudo que pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que existe uma relação entre o bem-estar e o sucesso escolar?”. Para efetuar a análise crítica sobre as práticas em contexto, recorremos a um vasto leque de material, armazenado ao longo de todo o percurso de estágio, bem como, a algumas opiniões de autores da área da Educação. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação de carácter descritivo e correlacional, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, que se enquadra no âmbito do paradigma quantitativo. Aplicámos dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e o outro aos Encarregados de Educação. O questionário aplicado aos alunos, intitulado por Kid-KINDL 8-12 anos (crianças), teve como objetivo analisar o bem-estar dos mesmos e o questionário aplicado aos Encarregados de Educação teve como intuito averiguar a forma como estes avaliavam o sucesso escolar dos seus educandos. O estudo teve como amostra um total de 98 alunos do 4º ano, sendo 49 do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Os resultados permitiram concluir que existe, de facto, uma relação significativa entre o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos constituintes da amostra.
id RCAP_843d3997a4a5df884db7d7c4f6a28e03
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1843
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoPrática de Ensino Supervisionada1º Ciclo do Ensino BásicoSucesso EscolarBem-EstarO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, tanto na Educação Pré-Escolar como no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte fundamenta-se num estudo que pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que existe uma relação entre o bem-estar e o sucesso escolar?”. Para efetuar a análise crítica sobre as práticas em contexto, recorremos a um vasto leque de material, armazenado ao longo de todo o percurso de estágio, bem como, a algumas opiniões de autores da área da Educação. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação de carácter descritivo e correlacional, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, que se enquadra no âmbito do paradigma quantitativo. Aplicámos dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e o outro aos Encarregados de Educação. O questionário aplicado aos alunos, intitulado por Kid-KINDL 8-12 anos (crianças), teve como objetivo analisar o bem-estar dos mesmos e o questionário aplicado aos Encarregados de Educação teve como intuito averiguar a forma como estes avaliavam o sucesso escolar dos seus educandos. O estudo teve como amostra um total de 98 alunos do 4º ano, sendo 49 do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Os resultados permitiram concluir que existe, de facto, uma relação significativa entre o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos constituintes da amostra.This Final Report Stage is divided into two parts, the first of which is based on a critical reflection on the practices in context, both in pre-school education as the first cycle of basic education. The second part is based on a study that aims to answer the following question: "Is there a relationship between well-being and academic success?". To make a critical analysis of the practices in context, we appeal to a wide range of material stored throughout the course of training, as well as the opinions of some authors in the field of Education. In the second part, we have performed an investigation of character descriptive and correlational, taking as an instrument of data collection, the survey, which falls within the quantitative paradigm. We applied two questionnaires, one directed to students and the other to the Guardians. The questionnaire applied to the students entitled by Kid-KINDL 8-12 years (children) aimed to analyze the welfare of these and the questionnaire applied to the Guardians had the intention to ascertain how these assessed the academic success of their children. The study had a total sample of 98 students of 4th year, 49 males and 49 females, aged 9 to 10 years. The results showed that there is indeed a significant relationship between well-being and academic success of student’s constituents of the sample.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Margarida Isabel Pinto dosAmante, Maria João orient.Fonseca, Susana orient.2013-10-15T12:51:14Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1843porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.755820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Santos, Margarida Isabel Pinto dos
Prática de Ensino Supervisionada
1º Ciclo do Ensino Básico
Sucesso Escolar
Bem-Estar
title_short Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_full Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
author Santos, Margarida Isabel Pinto dos
author_facet Santos, Margarida Isabel Pinto dos
Amante, Maria João orient.
Fonseca, Susana orient.
author_role author
author2 Amante, Maria João orient.
Fonseca, Susana orient.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Margarida Isabel Pinto dos
Amante, Maria João orient.
Fonseca, Susana orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
1º Ciclo do Ensino Básico
Sucesso Escolar
Bem-Estar
topic Prática de Ensino Supervisionada
1º Ciclo do Ensino Básico
Sucesso Escolar
Bem-Estar
description O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, tanto na Educação Pré-Escolar como no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte fundamenta-se num estudo que pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que existe uma relação entre o bem-estar e o sucesso escolar?”. Para efetuar a análise crítica sobre as práticas em contexto, recorremos a um vasto leque de material, armazenado ao longo de todo o percurso de estágio, bem como, a algumas opiniões de autores da área da Educação. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação de carácter descritivo e correlacional, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, que se enquadra no âmbito do paradigma quantitativo. Aplicámos dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e o outro aos Encarregados de Educação. O questionário aplicado aos alunos, intitulado por Kid-KINDL 8-12 anos (crianças), teve como objetivo analisar o bem-estar dos mesmos e o questionário aplicado aos Encarregados de Educação teve como intuito averiguar a forma como estes avaliavam o sucesso escolar dos seus educandos. O estudo teve como amostra um total de 98 alunos do 4º ano, sendo 49 do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Os resultados permitiram concluir que existe, de facto, uma relação significativa entre o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos constituintes da amostra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15T12:51:14Z
2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1843
url http://hdl.handle.net/10400.19/1843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876443885568