Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059 |
Resumo: | Resumo As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral. |
id |
RCAP_8446b2b9073639ad239c0e1d4941486a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-98952022000400059 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação SuperiorMassive Online Open CoursesDesign Science Researchuniversidadegestão do conhecimentoplataformaResumo As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.48 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059Bianchi,Isaías ScalabrinDaehn,Cheryl MaureenDávila,Guillermo AntonioTovma,NataliyaShurenov,Nursultaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:28Zoai:scielo:S1646-98952022000400059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:16.453487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior |
title |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior |
spellingShingle |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior Bianchi,Isaías Scalabrin Massive Online Open Courses Design Science Research universidade gestão do conhecimento plataforma |
title_short |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior |
title_full |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior |
title_fullStr |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior |
title_sort |
Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior |
author |
Bianchi,Isaías Scalabrin |
author_facet |
Bianchi,Isaías Scalabrin Daehn,Cheryl Maureen Dávila,Guillermo Antonio Tovma,Nataliya Shurenov,Nursultan |
author_role |
author |
author2 |
Daehn,Cheryl Maureen Dávila,Guillermo Antonio Tovma,Nataliya Shurenov,Nursultan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi,Isaías Scalabrin Daehn,Cheryl Maureen Dávila,Guillermo Antonio Tovma,Nataliya Shurenov,Nursultan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Massive Online Open Courses Design Science Research universidade gestão do conhecimento plataforma |
topic |
Massive Online Open Courses Design Science Research universidade gestão do conhecimento plataforma |
description |
Resumo As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952022000400059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.48 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137368481988608 |