Contributo dos colaboradores para a saúde mental dos gestores de primeira-linha: Um estudo qualitativo sobre as práticas dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27249
Resumo: Os gestores de primeira-linha são confrontados com exigências laborais, que também estão relacionadas à gestão de colaboradores sob a sua responsabilidade e, caso os recursos não sejam suficientes, estas exigências poderão desencadear consequências para a sua saúde mental. Assim, estes colaboradores podem auxiliar ou prejudicar o gestor, relativamente à exposição destes últimos a fatores de stress, contudo a literatura não tem aprofundado de que modo as ações dos colaboradores podem influenciar a sua saúde. Face à lacuna subjacente, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as caraterísticas de trabalho (através do Modelo Job Demands-Resources) dos gestores de primeira-linha e as práticas dos colaboradores que podem atuar como um recurso para a redução do stress e a promoção da saúde psicológica. Para tal, foi conduzido um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas a 20 gestores de primeira-linha e foi realizada uma análise temática das entrevistas. No âmbito das exigências do trabalho relacionadas aos colaboradores, são predominantemente referenciados acontecimentos críticos como as exigências emocionais ligadas a carga emotiva dos colaboradores e a pressão para a resolução de conflitos. Verificou-se ainda que os gestores utilizam principalmente os recursos pessoais como a motivação intrínseca e o otimismo. Relativamente às práticas adotadas pelos colaboradores que são identificadas pelos participantes, são destacadas as práticas relacionais e de affiliation que contribuem para a redução do seu stress, especialmente o apoio emocional dado pelos colaboradores, o respeito pelo tempo pessoal dos gestores e o feedback direto. Por sua vez, as práticas informacionais foram pouco referidas pelos gestores.
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