Criação de uma gama de iluminação para unidades hoteleiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23406 |
Resumo: | Desde o domínio técnico do fogo, na aurora da Humanidade, que a iluminação artificial tem tido um papel determinante na ligação do Homem ao mundo que o rodeia, constituindo um fator indispensável no nosso quotidiano, seja no apoio à realização de tarefas laborais, de lazer ou como meio de comunicação retórica dos espaços e funções vitais. No período barroco, a iluminação protagonizou uma função simbólica como meio de caracterização cénica do espaço interior. A partir desta época, a iluminação adquiriu uma relevância maior como meio arquitetónico de modelação do espaço, adequando-o funcional e esteticamente. A tipificação e domínio técnico dos modelos de iluminação dão suporte à cenografia do habitat, tema particularmente importante no desenho da hotelaria. O objetivo da seguinte dissertação tem em vista a criação de uma gama de luminárias destinadas ao contexto hoteleiro, para produção industrial na empresa Artinox, em Águeda, respondendo aos vários requisitos funcionais impostos. O presente estudo partiu da investigação sobre as tipologias de iluminação ambiental na hotelaria confrontando esse programa com as condições tecnológicas de produção instaladas na Artinox propondo uma gama de produtos exequíveis e capaz de se colocar ao nível da oferta que caracteriza o Estado da Arte O processo de investigação partiu de uma base teórica elucidativa decorrente da revisão da literatura, de cadernos de tendências de consumo, da investigação empírica dos vários catálogos das marcas que lideram este mercado e do estágio na empresa Artinox, permitindo constatar e aprofundar tecnologias de produção tradicional recorrentemente usadas neste tipo de produtos. Os conhecimentos adquiridos integraram o desenho de uma família de quatro peças de diferentes tipologias, (Pé, Suspensão, Mesa e Parede). |
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Criação de uma gama de iluminação para unidades hoteleirasDesignDesign industrialDesign de produtosIluminação interiorHotéisDesde o domínio técnico do fogo, na aurora da Humanidade, que a iluminação artificial tem tido um papel determinante na ligação do Homem ao mundo que o rodeia, constituindo um fator indispensável no nosso quotidiano, seja no apoio à realização de tarefas laborais, de lazer ou como meio de comunicação retórica dos espaços e funções vitais. No período barroco, a iluminação protagonizou uma função simbólica como meio de caracterização cénica do espaço interior. A partir desta época, a iluminação adquiriu uma relevância maior como meio arquitetónico de modelação do espaço, adequando-o funcional e esteticamente. A tipificação e domínio técnico dos modelos de iluminação dão suporte à cenografia do habitat, tema particularmente importante no desenho da hotelaria. O objetivo da seguinte dissertação tem em vista a criação de uma gama de luminárias destinadas ao contexto hoteleiro, para produção industrial na empresa Artinox, em Águeda, respondendo aos vários requisitos funcionais impostos. O presente estudo partiu da investigação sobre as tipologias de iluminação ambiental na hotelaria confrontando esse programa com as condições tecnológicas de produção instaladas na Artinox propondo uma gama de produtos exequíveis e capaz de se colocar ao nível da oferta que caracteriza o Estado da Arte O processo de investigação partiu de uma base teórica elucidativa decorrente da revisão da literatura, de cadernos de tendências de consumo, da investigação empírica dos vários catálogos das marcas que lideram este mercado e do estágio na empresa Artinox, permitindo constatar e aprofundar tecnologias de produção tradicional recorrentemente usadas neste tipo de produtos. Os conhecimentos adquiridos integraram o desenho de uma família de quatro peças de diferentes tipologias, (Pé, Suspensão, Mesa e Parede).From the technical domain of fire, at the dawn of mankind, artificial lighting has played a decisive role in the connection of man to the world around him, which is an indispensable factor in our daily life, whether it is to support work, leisure tasks or as a means of rhetorical communication of spaces and vital functions. In the Baroque period, enlightenment played a symbolic role as a means of scenic characterization of the interior space. From that time, the lighting acquired a greater relevance as an architectural means of modeling the space, adapting it functionally and aesthetically. The typification and technical mastery of the lighting models support the scenography of the habitat, a particularly important theme in hotel design. The purpose of this dissertation is to create a range of luminaires for the hotel industry, for industrial production in the company Artinox in Águeda, responding to the various functional requirements imposed. The present study was based on the research on the typologies of ambient illumination in the hotel industry, confronting this program with the technological conditions of production installed in Artinox proposing a range of products feasible and able to be placed at the level of the offer that characterizes the State of Art The research process was based on a theoretical basis based on literature review, consumer trend notebooks, empirical research on the various catalogs of the brands that lead this market and the internship at the Artinox company, allowing to verify and deepen traditional production technologies used in this type of products. The acquired knowledge integrated the design of a family of four pieces of different typologies, (Foot, Suspension, Table and Wall).Universidade de Aveiro2018-06-06T17:44:07Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23406TID:201938618porNeves, João Miguel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:35Zoai:ria.ua.pt:10773/23406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:10.838447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Desde o domínio técnico do fogo, na aurora da Humanidade, que a iluminação artificial tem tido um papel determinante na ligação do Homem ao mundo que o rodeia, constituindo um fator indispensável no nosso quotidiano, seja no apoio à realização de tarefas laborais, de lazer ou como meio de comunicação retórica dos espaços e funções vitais. No período barroco, a iluminação protagonizou uma função simbólica como meio de caracterização cénica do espaço interior. A partir desta época, a iluminação adquiriu uma relevância maior como meio arquitetónico de modelação do espaço, adequando-o funcional e esteticamente. A tipificação e domínio técnico dos modelos de iluminação dão suporte à cenografia do habitat, tema particularmente importante no desenho da hotelaria. O objetivo da seguinte dissertação tem em vista a criação de uma gama de luminárias destinadas ao contexto hoteleiro, para produção industrial na empresa Artinox, em Águeda, respondendo aos vários requisitos funcionais impostos. O presente estudo partiu da investigação sobre as tipologias de iluminação ambiental na hotelaria confrontando esse programa com as condições tecnológicas de produção instaladas na Artinox propondo uma gama de produtos exequíveis e capaz de se colocar ao nível da oferta que caracteriza o Estado da Arte O processo de investigação partiu de uma base teórica elucidativa decorrente da revisão da literatura, de cadernos de tendências de consumo, da investigação empírica dos vários catálogos das marcas que lideram este mercado e do estágio na empresa Artinox, permitindo constatar e aprofundar tecnologias de produção tradicional recorrentemente usadas neste tipo de produtos. Os conhecimentos adquiridos integraram o desenho de uma família de quatro peças de diferentes tipologias, (Pé, Suspensão, Mesa e Parede). |
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