A varanda do Frangipani e a demanda de uma matriz identitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28597 |
Resumo: | A libertação dos vínculos criados pela colonização e a demanda de uma matriz identitária na procura de uma identidade cultural africana, foram ao longo dos tempos uma preocupação constante dos intelectuais e escritores moçambicanos. O presente artigo, depois de passar em revista autores e momentos cruciais desde a sua origem, pretende mostrar como o romance de Mia Couto A Varanda do Frangipani consubstancia essa aspiração de longa data, ao apoderar-se de crenças do imaginário africano, resgatando as tradições e os procedimentos da oralidade ancestral das literaturas genuinamente africanas, ao mesmo tempo que denuncia uma realidade aniquiladora da esperança de um país genuíno. |
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A varanda do Frangipani e a demanda de uma matriz identitáriaLiteratura moçambicanaOralidadeTradiçãoCouto, Mia, pseud. A varanda do frangipaniA libertação dos vínculos criados pela colonização e a demanda de uma matriz identitária na procura de uma identidade cultural africana, foram ao longo dos tempos uma preocupação constante dos intelectuais e escritores moçambicanos. O presente artigo, depois de passar em revista autores e momentos cruciais desde a sua origem, pretende mostrar como o romance de Mia Couto A Varanda do Frangipani consubstancia essa aspiração de longa data, ao apoderar-se de crenças do imaginário africano, resgatando as tradições e os procedimentos da oralidade ancestral das literaturas genuinamente africanas, ao mesmo tempo que denuncia uma realidade aniquiladora da esperança de um país genuíno.The release of the bonds created by colonization and the demand for an identity matrix in the search for an African cultural identity, have been over time a constant concern of Mozambican intellectuals and writers. This article, after reviewing the authors and key moments from the outset, intends to show how Mia Couto’s novel A Varanda do Frangipani embodies the long-standing aspiration, since it seizes the imagination of African beliefs, rescuing traditions and procedures of the oral literature of ancient African, while denouncing a reality annihilating the hope of a genuine country.Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Rosa Adanjo2017-08-04T10:01:28Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28597por1982-8527info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:32.456891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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