A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carlos Manuel Da Veiga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2435
Resumo: O centro histórico da Ribeira Grande de Santiago em Cabo Verde, conhecido por Cidade Velha, foi reconhecido em Junho de 2009, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O presente trabalho de investigação intitulado, “O papel da educação e das práticas artísticas na preservação e valorização do património cultural da Cidade Velha”, apresenta como objetivo central a consciencialização e a importância da valorização do património histórico e cultural da Cidade Velha através do papel da educação artística, com o foco sobretudo nos alunos do Centro Educativo Miraflores, 12° ano de escolaridade, 3º ciclo curricular. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, questionários, registos áudio visuais, vídeos e notas de campo. Os registos foram organizados e analisados de uma forma interpretativa e comparativa através da triangulação dos dados, com especial ênfase na riqueza e simbolismo dos seguintes monumentos: Fortaleza de São Filipe, as ruínas da Sé Catedral, o Pelourinho, o antigo Convento de São Francisco e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Assim, o presente projeto de investigação não procura dar lugar a novos modelos no campo de conhecimento da educação artística e patrimonial, mas coloca como objetivo central apontar caminhos inovadores a partir de uma reflexão sobre as práticas educativas artísticas vigentes em Cabo Verde. O presente projeto de investigação adotou o método qualitativo, a partir da metodologia de investigação-ação de acordo com o modelo de Elliot. Este trabalho permitiu concluir que pode se promover e valorizar o património histórico e cultural, através da Educação Artística e das práticas artísticas no contexto da sala de aula.
id RCAP_846f7d6a0b3113f01bb36583e5678d3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo VerdeCidade VelhaEducação artísticaPatrimónio culturalCidade VelhaArtistic EducationCultural HeritageO centro histórico da Ribeira Grande de Santiago em Cabo Verde, conhecido por Cidade Velha, foi reconhecido em Junho de 2009, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O presente trabalho de investigação intitulado, “O papel da educação e das práticas artísticas na preservação e valorização do património cultural da Cidade Velha”, apresenta como objetivo central a consciencialização e a importância da valorização do património histórico e cultural da Cidade Velha através do papel da educação artística, com o foco sobretudo nos alunos do Centro Educativo Miraflores, 12° ano de escolaridade, 3º ciclo curricular. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, questionários, registos áudio visuais, vídeos e notas de campo. Os registos foram organizados e analisados de uma forma interpretativa e comparativa através da triangulação dos dados, com especial ênfase na riqueza e simbolismo dos seguintes monumentos: Fortaleza de São Filipe, as ruínas da Sé Catedral, o Pelourinho, o antigo Convento de São Francisco e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Assim, o presente projeto de investigação não procura dar lugar a novos modelos no campo de conhecimento da educação artística e patrimonial, mas coloca como objetivo central apontar caminhos inovadores a partir de uma reflexão sobre as práticas educativas artísticas vigentes em Cabo Verde. O presente projeto de investigação adotou o método qualitativo, a partir da metodologia de investigação-ação de acordo com o modelo de Elliot. Este trabalho permitiu concluir que pode se promover e valorizar o património histórico e cultural, através da Educação Artística e das práticas artísticas no contexto da sala de aula.In 2009 the historic centre of Ribeira Grande city in Santiago, Cape Verde, known as UNESCO recognized Cidade Velha as world heritage. This research entitled “The role of education and artistic practices in preserving and enhancing the cultural heritage of the Cidade Velha, Cape Verde”, presents as its central objective the awareness and importance of the valorization of the historical and cultural heritage of the Cidade Velha through the role of the artistic education, namely the students of the Centro Educativo Miraflores, 12th grade. Data were collected through participant observation, surveys, records, audiovisuals, videos and field notes. The records were organized in an interpretative and comparative way through the triangulation of the data, with emphasis on the wealth and symbolism of the following monuments: São Filipe fortress, the ruins of Sé Cathedral, the old pillory, the former São Francisco convent and the church of Nossa Senhora do Rosário. The present research project does not seek to give rise to new models in the field of knowledge of artistic and heritage education, but its central objective is to point out innovative paths based on a reflection on current artistic educational practices in Cape Verde. The present research project adopted the qualitative method based on the research methodology according to the Elliot model. This work led to the conclusion that the historical and cultural heritage can be promoted and enhanced through artistic education practices in the classroom context.2020-11-17T16:45:22Z2020-01-16T00:00:00Z2020-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2435TID:202538753porLopes, Carlos Manuel Da Veigainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:00Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:53.227111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
title A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
spellingShingle A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
Lopes, Carlos Manuel Da Veiga
Cidade Velha
Educação artística
Património cultural
Cidade Velha
Artistic Education
Cultural Heritage
title_short A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
title_full A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
title_fullStr A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
title_full_unstemmed A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
title_sort A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
author Lopes, Carlos Manuel Da Veiga
author_facet Lopes, Carlos Manuel Da Veiga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carlos Manuel Da Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade Velha
Educação artística
Património cultural
Cidade Velha
Artistic Education
Cultural Heritage
topic Cidade Velha
Educação artística
Património cultural
Cidade Velha
Artistic Education
Cultural Heritage
description O centro histórico da Ribeira Grande de Santiago em Cabo Verde, conhecido por Cidade Velha, foi reconhecido em Junho de 2009, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O presente trabalho de investigação intitulado, “O papel da educação e das práticas artísticas na preservação e valorização do património cultural da Cidade Velha”, apresenta como objetivo central a consciencialização e a importância da valorização do património histórico e cultural da Cidade Velha através do papel da educação artística, com o foco sobretudo nos alunos do Centro Educativo Miraflores, 12° ano de escolaridade, 3º ciclo curricular. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, questionários, registos áudio visuais, vídeos e notas de campo. Os registos foram organizados e analisados de uma forma interpretativa e comparativa através da triangulação dos dados, com especial ênfase na riqueza e simbolismo dos seguintes monumentos: Fortaleza de São Filipe, as ruínas da Sé Catedral, o Pelourinho, o antigo Convento de São Francisco e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Assim, o presente projeto de investigação não procura dar lugar a novos modelos no campo de conhecimento da educação artística e patrimonial, mas coloca como objetivo central apontar caminhos inovadores a partir de uma reflexão sobre as práticas educativas artísticas vigentes em Cabo Verde. O presente projeto de investigação adotou o método qualitativo, a partir da metodologia de investigação-ação de acordo com o modelo de Elliot. Este trabalho permitiu concluir que pode se promover e valorizar o património histórico e cultural, através da Educação Artística e das práticas artísticas no contexto da sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17T16:45:22Z
2020-01-16T00:00:00Z
2020-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2435
TID:202538753
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2435
identifier_str_mv TID:202538753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131533928300544