A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2435 |
Resumo: | O centro histórico da Ribeira Grande de Santiago em Cabo Verde, conhecido por Cidade Velha, foi reconhecido em Junho de 2009, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O presente trabalho de investigação intitulado, “O papel da educação e das práticas artísticas na preservação e valorização do património cultural da Cidade Velha”, apresenta como objetivo central a consciencialização e a importância da valorização do património histórico e cultural da Cidade Velha através do papel da educação artística, com o foco sobretudo nos alunos do Centro Educativo Miraflores, 12° ano de escolaridade, 3º ciclo curricular. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, questionários, registos áudio visuais, vídeos e notas de campo. Os registos foram organizados e analisados de uma forma interpretativa e comparativa através da triangulação dos dados, com especial ênfase na riqueza e simbolismo dos seguintes monumentos: Fortaleza de São Filipe, as ruínas da Sé Catedral, o Pelourinho, o antigo Convento de São Francisco e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Assim, o presente projeto de investigação não procura dar lugar a novos modelos no campo de conhecimento da educação artística e patrimonial, mas coloca como objetivo central apontar caminhos inovadores a partir de uma reflexão sobre as práticas educativas artísticas vigentes em Cabo Verde. O presente projeto de investigação adotou o método qualitativo, a partir da metodologia de investigação-ação de acordo com o modelo de Elliot. Este trabalho permitiu concluir que pode se promover e valorizar o património histórico e cultural, através da Educação Artística e das práticas artísticas no contexto da sala de aula. |
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