Surdez infantil e comportamento parental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/1742 |
Resumo: | O objectivo deste trabalho é o de construir uma teoria sobre o comportamento parental de pais de crianças surdas. Os participantes são quatro mães e dois pais de crianças surdas, com idades compreendidas entre os 2 e os 13 anos. Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada e analisados pelo método da Grounded Theory. A maior preocupação destes pais é como comunicar com a criança e como esta poderá comunicar com eles e com os outros. Assim, estes pais agem continuamente para resolver a sua preocupação principal e, desta forma, minimizar a surdez e as dificuldades comunicativas da criança torna-se central na vida destes pais. Para tal, sobrevalorizam as suas crianças surdas, normalizam-nas e optam por uma comunicação total que engloba técnicas de amplificação da pouca audição que a criança tem, aprendizagem da fala e aprendizagem da língua gestual pelos pais. Todos estes comportamentos de minimização são realizados pelos pais com graus de investimento diferentes e variam segundo vários factores, nomeadamente o grau de aceitação da surdez, a preocupação com o futuro, o apoio familiar e o apoio de terceiros. ------ ABSTRACT ------- The purpose of this paper is to develop a theory about the parental behavior of parents of deaf children. The participants have been four mothers and two fathers of deaf children, aged two to thirteen years old. Data were collected by means of semi-structured interviews, and analyzed by the Grounded Theory method. Parents’ main concern was how to communicate with the child and how this will be able to communicate with them and with others. These parents act continuously to solve its main concern and, in that way, to minimize the deafness and communicative difficulties of the child become central in their life. So, deaf children are over evaluated, parents normalize them and choose a total communication that includes techniques of amplification of the little hearing that the child has, learning to speak and parents gestual language learning. All of these behaviors of minimization are realized by the parents with different degrees of investment and oscillate according to some factors, like the deafness acceptance degree, the concern with the future, familiar support and third persons support. |
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