In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7786
Resumo: No presente trabalho, pretendemos lançar reflexões e contributos para a discussão de um novo conceito de plataforma multimédia, partindo da análise de diversos casos de referência. Deste modo, apresenta-se o estudo que conduziu ao desenvolvimento da proposta para a nova plataforma In2Museum para o Museu das Comunicações (MC). Este projecto fundamenta-se na oportunidade que a Internet, as redes sociais online e os novos media podem facultar a comunicação em rede, a expansão do espaço físico e a interacção com os públicos. A In2Museum tem como objectivo proporcionar à instituição uma comunicação mais eficiente e eficaz, que permita divulgar património cultural material e imaterial, promover a participação activa do público e aquisição do conhecimento através do saber/entretenimento. A In2Museum visa desenvolver sinergias entre o Museu das Comunicações e o Arquivo Municipal de Lisboa – Núcleo Fotográfico (AML), com novos parceiros e público(s). O elo de ligação e interacção entre eles é a colecção de desenhos a tinta-da-china de chafarizes de Lisboa, do Museu das Comunicações. Assim, o chafariz é o elemento chave, o qual permite desenvolver uma plataforma multimédia modular num ambiente comunicacional Web 2.0 com recurso a QR Code. Pretende-se que a evolução esteja sempre presente, bem como, a partilha de informação técnico-científica e/ou histórias sociais relevantes de forma a contribuir para a promoção universal do património cultural local através de uma divulgação global.
id RCAP_848fd8f204c66f840a8772bfc4b7d80b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das ComunicaçõesComunicaçõesMuseografia interactivaAplicação multimédiaDesign de ExposiçõesExposição onlineIn2MuseumFundação Portuguesa das ComunicaçõesMuseu das ComunicaçõesMuseu virtualMuseum 2.0Património culturalPlataforma multimédiaQR CodesRedes sociais onlineWeb 2.0Multimedia applicationExhibition designOnline exhibitionThe Portuguese Communications FoundationInteractive museographyCommunications museumVirtual museumMuseum 2.0Cultural heritageMultimedia platformSocial networking onlineNo presente trabalho, pretendemos lançar reflexões e contributos para a discussão de um novo conceito de plataforma multimédia, partindo da análise de diversos casos de referência. Deste modo, apresenta-se o estudo que conduziu ao desenvolvimento da proposta para a nova plataforma In2Museum para o Museu das Comunicações (MC). Este projecto fundamenta-se na oportunidade que a Internet, as redes sociais online e os novos media podem facultar a comunicação em rede, a expansão do espaço físico e a interacção com os públicos. A In2Museum tem como objectivo proporcionar à instituição uma comunicação mais eficiente e eficaz, que permita divulgar património cultural material e imaterial, promover a participação activa do público e aquisição do conhecimento através do saber/entretenimento. A In2Museum visa desenvolver sinergias entre o Museu das Comunicações e o Arquivo Municipal de Lisboa – Núcleo Fotográfico (AML), com novos parceiros e público(s). O elo de ligação e interacção entre eles é a colecção de desenhos a tinta-da-china de chafarizes de Lisboa, do Museu das Comunicações. Assim, o chafariz é o elemento chave, o qual permite desenvolver uma plataforma multimédia modular num ambiente comunicacional Web 2.0 com recurso a QR Code. Pretende-se que a evolução esteja sempre presente, bem como, a partilha de informação técnico-científica e/ou histórias sociais relevantes de forma a contribuir para a promoção universal do património cultural local através de uma divulgação global.In the present work, we plan to launch reflections and contributions to the discussion of a new concept of multimedia platform, based on the analysis of several case studies. Thus, we present the study that led to the development of the proposal for the new platform In2Museum to the Communications Museum (MC). This project is based on the opportunity the Internet, online social networks and new media can provide to the network communication, the expansion of space and interaction with the public. The In2Museum aims to provide the institution with the means to communicate more efficiently and effectively, enabling discloser of material and immaterial cultural heritage, promote active public participation and acquisition of knowledge through learning / entertainment. The In2Museum aims to develop synergies between the Communications Museum and the Photo Centre of the Municipal Archive of Lisbon (AML), with new partners and audience(s). The liaison and interaction between them is a collection of china-ink drawings of Lisbon´s fountains, belonging to the Museum of Communications. Thus, the fountain is the key element, which allows developing a multimedia modular platform in a Web 2.0 communication environment using the QR Code. It is intended that the evolution is always present, as well as the sharing of scientific and technical information and / or relevant social stories that can contribute to the universal promotion of local cultural heritage through a global disclosure.2014-10-16T19:36:55Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7786TID:201012421porFerreira, Ana Paula Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:09.943783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
title In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
spellingShingle In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
Ferreira, Ana Paula Gonçalves
Comunicações
Museografia interactiva
Aplicação multimédia
Design de Exposições
Exposição online
In2Museum
Fundação Portuguesa das Comunicações
Museu das Comunicações
Museu virtual
Museum 2.0
Património cultural
Plataforma multimédia
QR Codes
Redes sociais online
Web 2.0
Multimedia application
Exhibition design
Online exhibition
The Portuguese Communications Foundation
Interactive museography
Communications museum
Virtual museum
Museum 2.0
Cultural heritage
Multimedia platform
Social networking online
title_short In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
title_full In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
title_fullStr In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
title_full_unstemmed In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
title_sort In2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
author Ferreira, Ana Paula Gonçalves
author_facet Ferreira, Ana Paula Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicações
Museografia interactiva
Aplicação multimédia
Design de Exposições
Exposição online
In2Museum
Fundação Portuguesa das Comunicações
Museu das Comunicações
Museu virtual
Museum 2.0
Património cultural
Plataforma multimédia
QR Codes
Redes sociais online
Web 2.0
Multimedia application
Exhibition design
Online exhibition
The Portuguese Communications Foundation
Interactive museography
Communications museum
Virtual museum
Museum 2.0
Cultural heritage
Multimedia platform
Social networking online
topic Comunicações
Museografia interactiva
Aplicação multimédia
Design de Exposições
Exposição online
In2Museum
Fundação Portuguesa das Comunicações
Museu das Comunicações
Museu virtual
Museum 2.0
Património cultural
Plataforma multimédia
QR Codes
Redes sociais online
Web 2.0
Multimedia application
Exhibition design
Online exhibition
The Portuguese Communications Foundation
Interactive museography
Communications museum
Virtual museum
Museum 2.0
Cultural heritage
Multimedia platform
Social networking online
description No presente trabalho, pretendemos lançar reflexões e contributos para a discussão de um novo conceito de plataforma multimédia, partindo da análise de diversos casos de referência. Deste modo, apresenta-se o estudo que conduziu ao desenvolvimento da proposta para a nova plataforma In2Museum para o Museu das Comunicações (MC). Este projecto fundamenta-se na oportunidade que a Internet, as redes sociais online e os novos media podem facultar a comunicação em rede, a expansão do espaço físico e a interacção com os públicos. A In2Museum tem como objectivo proporcionar à instituição uma comunicação mais eficiente e eficaz, que permita divulgar património cultural material e imaterial, promover a participação activa do público e aquisição do conhecimento através do saber/entretenimento. A In2Museum visa desenvolver sinergias entre o Museu das Comunicações e o Arquivo Municipal de Lisboa – Núcleo Fotográfico (AML), com novos parceiros e público(s). O elo de ligação e interacção entre eles é a colecção de desenhos a tinta-da-china de chafarizes de Lisboa, do Museu das Comunicações. Assim, o chafariz é o elemento chave, o qual permite desenvolver uma plataforma multimédia modular num ambiente comunicacional Web 2.0 com recurso a QR Code. Pretende-se que a evolução esteja sempre presente, bem como, a partilha de informação técnico-científica e/ou histórias sociais relevantes de forma a contribuir para a promoção universal do património cultural local através de uma divulgação global.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-09
2014-10-16T19:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7786
TID:201012421
url http://hdl.handle.net/10071/7786
identifier_str_mv TID:201012421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134892957630464