Visualização mental no ensino e na aprendizagem de ciências: Contributos da psicologia do desporto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Teresa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Trindade, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3383
Resumo: A visualização mental desempenha um papel de relevo na construção do conhecimento científico e na aprendizagem de ciências por exigir esquemas formais de raciocínio e representações mentais de conceitos abstractos. Alguns estudos têm até relacionado a capacidade de visualização mental com o sucesso académico em várias disciplinas de ciências como a Física, Química, Matemática, Biologia e Geologia, evidenciando que o seu domínio envolve, em elevado grau, uma componente de um processo de aprendizagem visual e espacial. Paralelamente, existe uma vasta literatura que sugere que o treino desportivo de alta competição, por ser considerado uma actividade promotora da habilidade espacial, é propício para desenvolver a capacidade de visualização mental. Com efeito, a aplicação da Psicologia Cognitiva no treino desportivo tem fomentado um grande interesse, em particular pela representação mental de imagens, dada a natural afinidade entre tratamento da informação e as habilidades cognitivas. Este estudo pretendeu levar em consideração as mais-valias específicas do ensino/aprendizagem de ciências e da Psicologia do Desporto. O nosso objectivo consistiu em utilizar estas mais-valias criadas no contexto desportivo para melhorar as aptidões espaciais de alunos, imprescindíveis à aprendizagem das ciências. Para tal, os autores submeteram 15 alunos de ciências, com pouca capacidade de visualização mental, a um plano de treino de visualização mental inspirado no treino desportivo. Os resultados obtidos permitem concluir que, comparativamente ao grupo de controlo, existem melhorias estatisticamente significativas na capacidade de visualização dos alunos do grupo experimental.
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