Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José António Moreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13124
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, no Iº, IIº, e IIIº ciclos. Ao longo deste trabalho, descreve-se toda a vivência em sala de aula. Apresenta-se um exemplo de planificação referente a cada ciclo de ensino e reflete-se sobre os resultados das mesmas, tendo em conta as orientações educativas para a prática da docência, a promoção das competências exigidas à educação musical, seguindo as orientações curriculares e, muito importante, seguindo as orientações e sugestões do orientador do estágio e dos professores cooperantes. Aborda-se um tema sobre a música em contexto formal e em contexto não formal, justificando a importância de ambos no ensino da música no ensino básico. Faz-se uma caracterização do contexto educativo das escolas onde ocorreram os estágios, nomeadamente a natureza dos espaços político, físico e a natureza dos recursos humanos. Por fim apresenta-se uma conclusão que abordará a importância da música na vida do ser humano e a sua contribuição para a completa integração do aluno no seio da comunidade educativa e da sociedade civil em geral.
id RCAP_84a8b7711dadb2048a4037a49e2e5b7d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da musica em contexto formal e contexto não formalEducação MusicalPrática PedagógicaPráticas EducativasEducação Não-FormalO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, no Iº, IIº, e IIIº ciclos. Ao longo deste trabalho, descreve-se toda a vivência em sala de aula. Apresenta-se um exemplo de planificação referente a cada ciclo de ensino e reflete-se sobre os resultados das mesmas, tendo em conta as orientações educativas para a prática da docência, a promoção das competências exigidas à educação musical, seguindo as orientações curriculares e, muito importante, seguindo as orientações e sugestões do orientador do estágio e dos professores cooperantes. Aborda-se um tema sobre a música em contexto formal e em contexto não formal, justificando a importância de ambos no ensino da música no ensino básico. Faz-se uma caracterização do contexto educativo das escolas onde ocorreram os estágios, nomeadamente a natureza dos espaços político, físico e a natureza dos recursos humanos. Por fim apresenta-se uma conclusão que abordará a importância da música na vida do ser humano e a sua contribuição para a completa integração do aluno no seio da comunidade educativa e da sociedade civil em geral.Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-Repositório ComumSousa, José António Moreira de2016-04-12T13:47:22Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13124201334593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.140589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
title Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
spellingShingle Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
Sousa, José António Moreira de
Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Educação Não-Formal
title_short Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
title_full Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
title_fullStr Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
title_full_unstemmed Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
title_sort Ensino da musica em contexto formal e contexto não formal
author Sousa, José António Moreira de
author_facet Sousa, José António Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, José António Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Educação Não-Formal
topic Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Educação Não-Formal
description O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, no Iº, IIº, e IIIº ciclos. Ao longo deste trabalho, descreve-se toda a vivência em sala de aula. Apresenta-se um exemplo de planificação referente a cada ciclo de ensino e reflete-se sobre os resultados das mesmas, tendo em conta as orientações educativas para a prática da docência, a promoção das competências exigidas à educação musical, seguindo as orientações curriculares e, muito importante, seguindo as orientações e sugestões do orientador do estágio e dos professores cooperantes. Aborda-se um tema sobre a música em contexto formal e em contexto não formal, justificando a importância de ambos no ensino da música no ensino básico. Faz-se uma caracterização do contexto educativo das escolas onde ocorreram os estágios, nomeadamente a natureza dos espaços político, físico e a natureza dos recursos humanos. Por fim apresenta-se uma conclusão que abordará a importância da música na vida do ser humano e a sua contribuição para a completa integração do aluno no seio da comunidade educativa e da sociedade civil em geral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-12T13:47:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13124
201334593
url http://hdl.handle.net/10400.26/13124
identifier_str_mv 201334593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015068061696