Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérola, João Pedro Lino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16423
Resumo: Com todos os desenvolvimentos a nível tecnológico e científico existentes é compreensível que, cada vez mais, se procure uma maneira de encontrar soluções de rentabilização de processos, assim como antever potenciais problemas futuros adjacentes a essa ação. Posto isto, tende-se a evitar uma aposta em algo que não se consegue prever o resultado, em termos de lucro ou objetivo, sem se ter antes um mínimo conhecimento ou certeza que a sua execução é viável e trará benefícios. Como exemplo, a adição de uma nova faixa de rodagem numa rua movimentada no centro de uma cidade, situação em que há alguns anos atrás era impossível de prever-se os seus prós e contras, mas que, hoje em dia, com a ajuda de um programa de simulação é possível antecipar o mencionado ou até cancelar a ideia, por não ir de encontro ao objetivo que se julgava ter inicialmente. Neste tipo de situações, a simulação é uma área muito útil e cada vez mais aplicada nos vários temas a nível global, tendo como apoio um número cada vez maior de programas e aplicações ao dispor do utilizador comum. O objetivo deste trabalho passou por, através do programa Anylogic, obter um sistema de apoio à decisão de uma rede de tráfego urbano automóvel existente num cruzamento de uma área da cidade do Porto – a zona selecionada para o estudo foi a intersecção de Monte dos Burgos na Estrada da Circunvalação. Esta ferramenta permitirá ao utilizador obter diferentes resultados com a alteração de diversos parâmetros, de destacar a velocidade dos agentes, aceleração, número de veículos que circulam na estrada, possibilidade de escolha de rotas a cumprir e tempo dos semáforos, para assim atingir-se o cenário desejado. Por fim, outro aspeto importante de mencionar é a existência de um conjunto de gráficos pertinentes para a análise dos valores obtidos durante o decorrer da simulação.
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