Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16423 |
Resumo: | Com todos os desenvolvimentos a nível tecnológico e científico existentes é compreensível que, cada vez mais, se procure uma maneira de encontrar soluções de rentabilização de processos, assim como antever potenciais problemas futuros adjacentes a essa ação. Posto isto, tende-se a evitar uma aposta em algo que não se consegue prever o resultado, em termos de lucro ou objetivo, sem se ter antes um mínimo conhecimento ou certeza que a sua execução é viável e trará benefícios. Como exemplo, a adição de uma nova faixa de rodagem numa rua movimentada no centro de uma cidade, situação em que há alguns anos atrás era impossível de prever-se os seus prós e contras, mas que, hoje em dia, com a ajuda de um programa de simulação é possível antecipar o mencionado ou até cancelar a ideia, por não ir de encontro ao objetivo que se julgava ter inicialmente. Neste tipo de situações, a simulação é uma área muito útil e cada vez mais aplicada nos vários temas a nível global, tendo como apoio um número cada vez maior de programas e aplicações ao dispor do utilizador comum. O objetivo deste trabalho passou por, através do programa Anylogic, obter um sistema de apoio à decisão de uma rede de tráfego urbano automóvel existente num cruzamento de uma área da cidade do Porto – a zona selecionada para o estudo foi a intersecção de Monte dos Burgos na Estrada da Circunvalação. Esta ferramenta permitirá ao utilizador obter diferentes resultados com a alteração de diversos parâmetros, de destacar a velocidade dos agentes, aceleração, número de veículos que circulam na estrada, possibilidade de escolha de rotas a cumprir e tempo dos semáforos, para assim atingir-se o cenário desejado. Por fim, outro aspeto importante de mencionar é a existência de um conjunto de gráficos pertinentes para a análise dos valores obtidos durante o decorrer da simulação. |
id |
RCAP_84b1fb4ac292180b154698d711b05633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do PortoAnylogicRede Tráfego UrbanoSimulaçãoSistema de Apoio à DecisãoUrban Traffic NetworkSimulationDecision Support SystemCom todos os desenvolvimentos a nível tecnológico e científico existentes é compreensível que, cada vez mais, se procure uma maneira de encontrar soluções de rentabilização de processos, assim como antever potenciais problemas futuros adjacentes a essa ação. Posto isto, tende-se a evitar uma aposta em algo que não se consegue prever o resultado, em termos de lucro ou objetivo, sem se ter antes um mínimo conhecimento ou certeza que a sua execução é viável e trará benefícios. Como exemplo, a adição de uma nova faixa de rodagem numa rua movimentada no centro de uma cidade, situação em que há alguns anos atrás era impossível de prever-se os seus prós e contras, mas que, hoje em dia, com a ajuda de um programa de simulação é possível antecipar o mencionado ou até cancelar a ideia, por não ir de encontro ao objetivo que se julgava ter inicialmente. Neste tipo de situações, a simulação é uma área muito útil e cada vez mais aplicada nos vários temas a nível global, tendo como apoio um número cada vez maior de programas e aplicações ao dispor do utilizador comum. O objetivo deste trabalho passou por, através do programa Anylogic, obter um sistema de apoio à decisão de uma rede de tráfego urbano automóvel existente num cruzamento de uma área da cidade do Porto – a zona selecionada para o estudo foi a intersecção de Monte dos Burgos na Estrada da Circunvalação. Esta ferramenta permitirá ao utilizador obter diferentes resultados com a alteração de diversos parâmetros, de destacar a velocidade dos agentes, aceleração, número de veículos que circulam na estrada, possibilidade de escolha de rotas a cumprir e tempo dos semáforos, para assim atingir-se o cenário desejado. Por fim, outro aspeto importante de mencionar é a existência de um conjunto de gráficos pertinentes para a análise dos valores obtidos durante o decorrer da simulação.With all the technological and scientific progress in recent years, it has become necessary to find ways to ensure profitable process solutions and predict potential future problems. That said, companies tend to avoid investing in processes that are unpredictable in terms of their goals and profits, without first having some knowledge or assurance that its execution is feasible and will be beneficial to the company. For instance, a few years ago, it would have been impossible to predict the pros and cons of adding a new road to a busy street in a city center. However, nowadays, with the help of a simulation program, it is possible to anticipate the results and even decide to cancel a project before it even begins, if the simulation is not promising. In this kind of situation, simulations are extremely helpful and are used in a number of different fields and companies globally. Additionally, the number of programs and apps available for the general user has been growing steadily too. The purpose of this thesis, with the help of the Anylogic Program, is to obtain a Decision Support System related to an urban traffic network located in an area of Oporto City. The area picked was the Monte dos Burgos Intersection in Estrada da Circunvalação. This tool allows the user to obtain results by modifying a set of parameters with the purpose of achieving the desired scenario, including the agent’s velocity and acceleration, the number of cars added during the simulation’s time, the possibility to choose different roads and take different routes and the duration of the traffic lights. To conclude, another important aspect highlighted throughout this thesis is the existence of a set of graphics for the analysis of the values obtained during the simulation run process.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPérola, João Pedro Lino2020-11-04T14:08:24Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16423TID:202533352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:05.690517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto |
title |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto |
spellingShingle |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto Pérola, João Pedro Lino Anylogic Rede Tráfego Urbano Simulação Sistema de Apoio à Decisão Urban Traffic Network Simulation Decision Support System |
title_short |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto |
title_full |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto |
title_fullStr |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto |
title_full_unstemmed |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto |
title_sort |
Sistema de apoio à decisão para análise do tráfego automóvel num cruzamento da cidade do Porto |
author |
Pérola, João Pedro Lino |
author_facet |
Pérola, João Pedro Lino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes Pinto Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérola, João Pedro Lino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anylogic Rede Tráfego Urbano Simulação Sistema de Apoio à Decisão Urban Traffic Network Simulation Decision Support System |
topic |
Anylogic Rede Tráfego Urbano Simulação Sistema de Apoio à Decisão Urban Traffic Network Simulation Decision Support System |
description |
Com todos os desenvolvimentos a nível tecnológico e científico existentes é compreensível que, cada vez mais, se procure uma maneira de encontrar soluções de rentabilização de processos, assim como antever potenciais problemas futuros adjacentes a essa ação. Posto isto, tende-se a evitar uma aposta em algo que não se consegue prever o resultado, em termos de lucro ou objetivo, sem se ter antes um mínimo conhecimento ou certeza que a sua execução é viável e trará benefícios. Como exemplo, a adição de uma nova faixa de rodagem numa rua movimentada no centro de uma cidade, situação em que há alguns anos atrás era impossível de prever-se os seus prós e contras, mas que, hoje em dia, com a ajuda de um programa de simulação é possível antecipar o mencionado ou até cancelar a ideia, por não ir de encontro ao objetivo que se julgava ter inicialmente. Neste tipo de situações, a simulação é uma área muito útil e cada vez mais aplicada nos vários temas a nível global, tendo como apoio um número cada vez maior de programas e aplicações ao dispor do utilizador comum. O objetivo deste trabalho passou por, através do programa Anylogic, obter um sistema de apoio à decisão de uma rede de tráfego urbano automóvel existente num cruzamento de uma área da cidade do Porto – a zona selecionada para o estudo foi a intersecção de Monte dos Burgos na Estrada da Circunvalação. Esta ferramenta permitirá ao utilizador obter diferentes resultados com a alteração de diversos parâmetros, de destacar a velocidade dos agentes, aceleração, número de veículos que circulam na estrada, possibilidade de escolha de rotas a cumprir e tempo dos semáforos, para assim atingir-se o cenário desejado. Por fim, outro aspeto importante de mencionar é a existência de um conjunto de gráficos pertinentes para a análise dos valores obtidos durante o decorrer da simulação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-04T14:08:24Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16423 TID:202533352 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16423 |
identifier_str_mv |
TID:202533352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131451956920320 |