Acetato de celulose em património cultural: o grau de substituição como indicador da degradação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/126752 |
Resumo: | O acetato de celulose substitui o celuloide em registos de imagem e som no início do século XX, tendo sido apresentado como um substituto não-inflamável. No entanto, este material é intrinsecamente instável, colocando assim em risco uma parte significativa do nosso património cultural de finais do séc. XIX e séc. XX, onde serve de suporte da(s) camada(s) onde se encontram a imagem e/ou som. Apesar deste risco, os estudos fundamentais realizados na segunda metade do séc. XX, não permitem ainda uma compreensão global dos seus mecanismos de degradação. Com o objetivo de ultrapassar esta lacuna e de propor métodos de acondicionamento inovadores e sustentáveis para derivados da celulose, nasce o projeto Europeu NEMOSINE (https://nemosineproject.eu). Esta dissertação insere-se nesse projeto, propondo-se uma análise aprofundada do material e dos seus mecanismos de degradação. Assim, tendo em conta que o mecanismo de degradação se baseia na hidrólise das cadeias lateral (éster) e principal (éter), mostra-se que é possível seguir a sua cisão através da espectroscopia de infravermelho, pela diminuição das bandas associadas à distensão OH e COC. Provou-se, ainda, que através da sua razão, é possível calcular o grau de substituição do acetato de celulose (GS), que se relaciona com o grau de degradação. Desta forma, propõe-se uma ferramenta para a monitorização da degradação, em amostras de referência e históricas, apoiada numa curva de calibração (GS = 2,03r2 - 4,90r + 2,93; R2 = 0,973); que se inspirou na estratégia desenvolvida por Fei et al.. No futuro, esta ferramenta será fundamental no diagnóstico e monitorização de diversos casos de estudo em museu ou arquivo. Esta ferramenta foi testada no âmbito de um estudo pioneiro, onde foram irradiadas amostras de filmes de acetato de celulose (GS = 2,4 e 3,0) e de filmes históricos do Phonogrammarchiv da Academia de Ciências de Viena (irr ≥ 280 nm, 60ºC). Esta irradiação simula, de forma acelerada, o processo de degradação. Os resultados mostram que a perda de peso nos filmes está relacionada com a cisão da cadeia principal e lateral, apresentando a primeira uma cinética mais rápida. Estes resultados estão de acordo com o mecanismo proposto na literatura. Foi ainda possível corelacionar a cisão da cadeia lateral com propriedades físicas determinantes no desempenho destes filmes. Assim, observou-se uma diminuição da dureza com o grau de substituição. Para além disso, conclui-se que os filmes históricos degradaram mais rapidamente que os de referência. Estes dados apontam para a necessidade do aprofundamento: i) do efeito de aditivos como os plastificantes e, ii) da influência da complexa estratigrafia do filme histórico, que contemple a possibilidade de migração de compostos entre as diversas camadas. Efetuou-se ainda o diagnóstico do estado de conservação do acetato de celulose usado em três esculturas, criada nos anos 60 por José Escada (os relevos Relief orange, La fête e Dans la plage). |
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Com o objetivo de ultrapassar esta lacuna e de propor métodos de acondicionamento inovadores e sustentáveis para derivados da celulose, nasce o projeto Europeu NEMOSINE (https://nemosineproject.eu). Esta dissertação insere-se nesse projeto, propondo-se uma análise aprofundada do material e dos seus mecanismos de degradação. Assim, tendo em conta que o mecanismo de degradação se baseia na hidrólise das cadeias lateral (éster) e principal (éter), mostra-se que é possível seguir a sua cisão através da espectroscopia de infravermelho, pela diminuição das bandas associadas à distensão OH e COC. Provou-se, ainda, que através da sua razão, é possível calcular o grau de substituição do acetato de celulose (GS), que se relaciona com o grau de degradação. Desta forma, propõe-se uma ferramenta para a monitorização da degradação, em amostras de referência e históricas, apoiada numa curva de calibração (GS = 2,03r2 - 4,90r + 2,93; R2 = 0,973); que se inspirou na estratégia desenvolvida por Fei et al.. No futuro, esta ferramenta será fundamental no diagnóstico e monitorização de diversos casos de estudo em museu ou arquivo. Esta ferramenta foi testada no âmbito de um estudo pioneiro, onde foram irradiadas amostras de filmes de acetato de celulose (GS = 2,4 e 3,0) e de filmes históricos do Phonogrammarchiv da Academia de Ciências de Viena (irr ≥ 280 nm, 60ºC). Esta irradiação simula, de forma acelerada, o processo de degradação. Os resultados mostram que a perda de peso nos filmes está relacionada com a cisão da cadeia principal e lateral, apresentando a primeira uma cinética mais rápida. Estes resultados estão de acordo com o mecanismo proposto na literatura. Foi ainda possível corelacionar a cisão da cadeia lateral com propriedades físicas determinantes no desempenho destes filmes. Assim, observou-se uma diminuição da dureza com o grau de substituição. Para além disso, conclui-se que os filmes históricos degradaram mais rapidamente que os de referência. Estes dados apontam para a necessidade do aprofundamento: i) do efeito de aditivos como os plastificantes e, ii) da influência da complexa estratigrafia do filme histórico, que contemple a possibilidade de migração de compostos entre as diversas camadas. Efetuou-se ainda o diagnóstico do estado de conservação do acetato de celulose usado em três esculturas, criada nos anos 60 por José Escada (os relevos Relief orange, La fête e Dans la plage).Cellulose acetate replaces celluloid in image and sound records at the beginning of the 20th century, having been presented as a non-flammable substitute. However, this material is inherently unstable, thus putting at risk a significant part of our cultural heritage from the end of the 19th century and 20th century, where it supports the layer(s) where the image and/or sound are located. Despite this risk, the fundamental studies carried out in the second half of the 20th century, do not yet allow a global understanding of its degradation mechanisms. In order to overcome this gap and to propose innovative and sustainable packaging methods for cellulose derivatives, the European project NEMOSINE (https://nemosineproject.eu) was born. This dissertation is part of this project, proposing an in-depth analysis of the material and its degradation mechanisms. Thus, taking into account that the degradation mechanism is based on the hydrolysis of the side (ester) and main (ether) chains, it is shown that it is possible to follow its scission through infrared spectroscopy, by reducing the bands associated with OH and COC distensions. It was also proved that through its reason it is possible to calculate the degree of substitution of cellulose acetate (DS), which is related to the degree of degradation. Thus, a tool for monitoring degradation is proposed, in reference and historical samples, supported by a calibration curve (DS = 2.03r2 - 4.90r + 2.93; R2 = 0.973); which was inspired by the strategy developed by Fei et al.. In the future, this tool will be fundamental in the diagnosis and monitoring of several case studies in museums or archives. This tool was tested as part of a pioneering study, where samples of cellulose acetate films (DS = 2.4 and 3.0) and historical films from the Phonogrammarchiv of the Vienna Academy of Sciences were irradiated (irr ≥ 280 nm, 60ºC). This irradiation simulates, in an accelerated way, the degradation process. The results show that the weight loss in the films is related to the scission of the main and lateral chains, with the first presenting a faster kinetics. These results are in accordance with the mechanism proposed in the literature. It was also possible to correlate the scission of the side chain with physical properties that determine the performance of these films. Thus, a decrease in hardness can be related with the degree of substitution. In addition, it is concluded that historical films have degraded more rapidly than reference films. These data point to the need to deepen: i) the effect of additives such as plasticizers and, ii) the influence of the complex stratigraphy of historical films, which contemplates the possibility of migration of compounds between the different layers. The diagnosis of the conservation status of the cellulose acetate used in three sculptures created in the 1960s by José Escada (Relief orange, La fête and Dans la plage) was also made.Melo, Maria JoãoNeves, ArturAngelin, EvaRUNNunes, Sofia Alexandra Ribeiro2021-10-27T13:49:18Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/126752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:07:03Zoai:run.unl.pt:10362/126752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:45:57.238173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O acetato de celulose substitui o celuloide em registos de imagem e som no início do século XX, tendo sido apresentado como um substituto não-inflamável. No entanto, este material é intrinsecamente instável, colocando assim em risco uma parte significativa do nosso património cultural de finais do séc. XIX e séc. XX, onde serve de suporte da(s) camada(s) onde se encontram a imagem e/ou som. Apesar deste risco, os estudos fundamentais realizados na segunda metade do séc. XX, não permitem ainda uma compreensão global dos seus mecanismos de degradação. Com o objetivo de ultrapassar esta lacuna e de propor métodos de acondicionamento inovadores e sustentáveis para derivados da celulose, nasce o projeto Europeu NEMOSINE (https://nemosineproject.eu). Esta dissertação insere-se nesse projeto, propondo-se uma análise aprofundada do material e dos seus mecanismos de degradação. Assim, tendo em conta que o mecanismo de degradação se baseia na hidrólise das cadeias lateral (éster) e principal (éter), mostra-se que é possível seguir a sua cisão através da espectroscopia de infravermelho, pela diminuição das bandas associadas à distensão OH e COC. Provou-se, ainda, que através da sua razão, é possível calcular o grau de substituição do acetato de celulose (GS), que se relaciona com o grau de degradação. Desta forma, propõe-se uma ferramenta para a monitorização da degradação, em amostras de referência e históricas, apoiada numa curva de calibração (GS = 2,03r2 - 4,90r + 2,93; R2 = 0,973); que se inspirou na estratégia desenvolvida por Fei et al.. No futuro, esta ferramenta será fundamental no diagnóstico e monitorização de diversos casos de estudo em museu ou arquivo. Esta ferramenta foi testada no âmbito de um estudo pioneiro, onde foram irradiadas amostras de filmes de acetato de celulose (GS = 2,4 e 3,0) e de filmes históricos do Phonogrammarchiv da Academia de Ciências de Viena (irr ≥ 280 nm, 60ºC). Esta irradiação simula, de forma acelerada, o processo de degradação. Os resultados mostram que a perda de peso nos filmes está relacionada com a cisão da cadeia principal e lateral, apresentando a primeira uma cinética mais rápida. Estes resultados estão de acordo com o mecanismo proposto na literatura. Foi ainda possível corelacionar a cisão da cadeia lateral com propriedades físicas determinantes no desempenho destes filmes. Assim, observou-se uma diminuição da dureza com o grau de substituição. Para além disso, conclui-se que os filmes históricos degradaram mais rapidamente que os de referência. Estes dados apontam para a necessidade do aprofundamento: i) do efeito de aditivos como os plastificantes e, ii) da influência da complexa estratigrafia do filme histórico, que contemple a possibilidade de migração de compostos entre as diversas camadas. Efetuou-se ainda o diagnóstico do estado de conservação do acetato de celulose usado em três esculturas, criada nos anos 60 por José Escada (os relevos Relief orange, La fête e Dans la plage). |
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