Literacia em Saúde: Os conhecimentos dos prestadores de cuidados em lares de idosos sobre Acidente Vascular Cerebral e o impacto de uma ação de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Ana Maria Simões Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5459
Resumo: Introdução: A literacia em saúde está diretamente associada ao conhecimento sobre diferentes patologias, entre as quais, o Acidente Vascular Cerebral, que continua a ser uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal, e a principal causa de sequelas incapacitantes motoras e cognitivas. Os estudos concluem que o conhecimento da população sobre AVC ainda apresenta muitas lacunas, pelo que se torna pertinente realizar uma investigação para estudar os conhecimentos sobre AVC e o impacto de uma ação de formação. Metodologia: A amostra foi constituída por 60 prestadores de cuidados em lares de idosos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, desenvolveu-se uma ação de formação e efetuou-se um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós teste. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos e conhecimentos sobre AVC. No final da formação foi aplicado novamente o questionário relativo aos conhecimentos sobre AVC. No que respeita ao tratamento de dados recorreu-se à utilização dos testes não paramétricos: teste de Mann-Whitney, teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis e ao teste de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos: as caraterísticas sociodemográficas; e se teve ou tem algum familiar ou conhecido com AVC (p>0,05). No que diz respeito à eficácia da ação de formação, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p<0,01) dos conhecimentos sobre AVC em todas as dimensões exceto na dimensão da “prevenção” (p>0,05). Conclusão: Os prestadores de cuidados a idosos apresentam lacunas no conhecimento sobre AVC, contudo as ações de formação confirmam-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos, que poderá contribuir para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos devem ser efetuados.
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