Literacia em Saúde: Os conhecimentos dos prestadores de cuidados em lares de idosos sobre Acidente Vascular Cerebral e o impacto de uma ação de formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5459 |
Resumo: | Introdução: A literacia em saúde está diretamente associada ao conhecimento sobre diferentes patologias, entre as quais, o Acidente Vascular Cerebral, que continua a ser uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal, e a principal causa de sequelas incapacitantes motoras e cognitivas. Os estudos concluem que o conhecimento da população sobre AVC ainda apresenta muitas lacunas, pelo que se torna pertinente realizar uma investigação para estudar os conhecimentos sobre AVC e o impacto de uma ação de formação. Metodologia: A amostra foi constituída por 60 prestadores de cuidados em lares de idosos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, desenvolveu-se uma ação de formação e efetuou-se um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós teste. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos e conhecimentos sobre AVC. No final da formação foi aplicado novamente o questionário relativo aos conhecimentos sobre AVC. No que respeita ao tratamento de dados recorreu-se à utilização dos testes não paramétricos: teste de Mann-Whitney, teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis e ao teste de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos: as caraterísticas sociodemográficas; e se teve ou tem algum familiar ou conhecido com AVC (p>0,05). No que diz respeito à eficácia da ação de formação, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p<0,01) dos conhecimentos sobre AVC em todas as dimensões exceto na dimensão da “prevenção” (p>0,05). Conclusão: Os prestadores de cuidados a idosos apresentam lacunas no conhecimento sobre AVC, contudo as ações de formação confirmam-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos, que poderá contribuir para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos devem ser efetuados. |
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Literacia em Saúde: Os conhecimentos dos prestadores de cuidados em lares de idosos sobre Acidente Vascular Cerebral e o impacto de uma ação de formaçãoLiteracia em saúdeAcidente vascular cerebralConhecimentos sobre AVCAção de formaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeIntrodução: A literacia em saúde está diretamente associada ao conhecimento sobre diferentes patologias, entre as quais, o Acidente Vascular Cerebral, que continua a ser uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal, e a principal causa de sequelas incapacitantes motoras e cognitivas. Os estudos concluem que o conhecimento da população sobre AVC ainda apresenta muitas lacunas, pelo que se torna pertinente realizar uma investigação para estudar os conhecimentos sobre AVC e o impacto de uma ação de formação. Metodologia: A amostra foi constituída por 60 prestadores de cuidados em lares de idosos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, desenvolveu-se uma ação de formação e efetuou-se um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós teste. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos e conhecimentos sobre AVC. No final da formação foi aplicado novamente o questionário relativo aos conhecimentos sobre AVC. No que respeita ao tratamento de dados recorreu-se à utilização dos testes não paramétricos: teste de Mann-Whitney, teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis e ao teste de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos: as caraterísticas sociodemográficas; e se teve ou tem algum familiar ou conhecido com AVC (p>0,05). No que diz respeito à eficácia da ação de formação, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p<0,01) dos conhecimentos sobre AVC em todas as dimensões exceto na dimensão da “prevenção” (p>0,05). Conclusão: Os prestadores de cuidados a idosos apresentam lacunas no conhecimento sobre AVC, contudo as ações de formação confirmam-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos, que poderá contribuir para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos devem ser efetuados.Coelho, José Carlos QuaresmaIC-OnlineCabral, Ana Maria Simões Abreu2021-03-09T14:52:38Z2020-12-112020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5459TID:202667944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:51:16Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:00.403006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: A literacia em saúde está diretamente associada ao conhecimento sobre diferentes patologias, entre as quais, o Acidente Vascular Cerebral, que continua a ser uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal, e a principal causa de sequelas incapacitantes motoras e cognitivas. Os estudos concluem que o conhecimento da população sobre AVC ainda apresenta muitas lacunas, pelo que se torna pertinente realizar uma investigação para estudar os conhecimentos sobre AVC e o impacto de uma ação de formação. Metodologia: A amostra foi constituída por 60 prestadores de cuidados em lares de idosos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, desenvolveu-se uma ação de formação e efetuou-se um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós teste. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos e conhecimentos sobre AVC. No final da formação foi aplicado novamente o questionário relativo aos conhecimentos sobre AVC. No que respeita ao tratamento de dados recorreu-se à utilização dos testes não paramétricos: teste de Mann-Whitney, teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis e ao teste de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos: as caraterísticas sociodemográficas; e se teve ou tem algum familiar ou conhecido com AVC (p>0,05). No que diz respeito à eficácia da ação de formação, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p<0,01) dos conhecimentos sobre AVC em todas as dimensões exceto na dimensão da “prevenção” (p>0,05). Conclusão: Os prestadores de cuidados a idosos apresentam lacunas no conhecimento sobre AVC, contudo as ações de formação confirmam-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos, que poderá contribuir para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos devem ser efetuados. |
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